Brabham BT62, um supercarro para as pistas com 700 cv

brabham bt62

O icônico nome Brabham está de volta, com a Brabham Automotive, que apresentou esta semana o interessante super carro BT62, feito exclusivamente para as pistas de corrida, o bólido impressiona por suas linhas agressivas e aerodinâmicas, uma construção bastante tecnológica com uso maciço de fibra de carbono e kevlar, e claro chama atenção também pelo seu motor de 700 cavalos.

brabham bt62

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Este é o primeiro carro da recém fundada Brabham Automotive, empresa fundada agora em 2018, e que tem sua sede no Reino Unido. Porém ao contrário de muitas outras fabricantes que surgem para se aventurar no mundo dos superesportivos, e nunca chegam a produzir de fato um carro de verdade, a Brabham é diferente, o modelo BT62 já está praticamente pronto, atualmente o carro está em fase final nos testes de pista, e a previsão é que as primeiras unidades comecem a serem produzidas já este ano.

brabham bt62

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

A carroceria e chassi do Brabham BT62 são totalmente feitos em fibra de carbono, com partes em Kevlar, mesmo material usado em coletes a prova de balas.

O desenho do BT62 é bastante agressivo, o pessoal da Brabham conseguiu sucesso na difícil missão de juntar aerodinâmica funcional com um design bonito, o carro foi totalmente esculpido no túnel de vento, note a enorme tomada de ar central na dianteira com um spoiler gigante ajustável, e o aerofólio traseiro também regulável, similar ao usado nos carros de competição GT. Até mesmo o sistema de escapamento foi pensado para melhorar a aerodinâmica, devido ao enorme difusor na traseira, as saídas de escape ficam posicionadas mais acima, quase na altura das lanternas. De acordo com a fabricante, as soluções aerodinâmicas do carro são capazes de produzir um downforce de mais de 1200kg, ou seja, grudando o carro no chão.

brabham bt62 traseira

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

O primeiro carro da Brabham Automotive chama a atenção também pelo seu baixo peso, ele tem peso seco (sem contar combustível, fluídos e o peso do piloto) de 972 kg, peso similar a um modelo compacto com motor 1.0. Pena a fabricante ainda não ter divulgado os dados de performance do BT62.

brabham bt62

Em tempos em que as montadoras apostam em motores compactos e ajudados por turbos a Brabham desenvolveu um motor “oldschool”, ou seja, um bloco grande sem auxilio de turbo. O motor é do tipo central, fica posicionado logo atrás dos bancos, trata-se de um potente V8 de 5.4 litros aspirado, que produz impressionantes 710 cavalos de potência e 66.6 kgfm de torque, a tração é traseira e o câmbio manual sequencial, ao estilo de competição com seis marchas.

brabham bt62

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Ainda falando na parte mecânica, o Brabham BT62 conta com suspensão do tipo double-whisbone, com barras de rolagem ajustáveis, amortecedores de corrida da marca Ohlins também ajustáveis em quatro modos. Os freios são de cerâmica e carbono, mordidos por pinças de seis pistões, o conjunto é assinado pela marca Brembo. Por fim, as rodas são aro 18 com para-fuso único no cubo central, igual as usadas nos carros de corrida, já os pneus são do tipo slicks da marca Michelin, mais largos no eixo traseiro.

brabham bt62 interior
Acima o interior do Brabham BT62

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Por dentro o Brabham BT62, apesar de ser um carro homologado para andar apenas nas pistas de corrida, traz um interior bem acabado, toda a cabine é revestida de couro aveludado Alcantara, há muita fibra de carbono aparente nas portas e no painel. No lugar do painel de instrumentos, há uma tela colorida configurável de 12 polegadas, além de um diferente painel de controles com botões na parte central do painel, que abriga comandos mais variados como acionamento dos faróis, limpadores de para-brisa e  as setas, além de ligar e desligar alguns dos auxílios eletrônicos como controles de estabilidade e de tração, tudo praticamente que o piloto pode acionar no carro fica reunido nestes botões.

brabham bt62

Há ainda outros detalhes legais como os bancos que são do tipo concha, usado em competições e homologados pela FIA, com cintos de segurança de seis pontos, os pedais que possuem ajuste de distância, há ainda volante tipo manche de avião, e extintor de incêndio com acionamento automático.

brabham bt62

Como dissemos o Brabham BT62 será exclusivo para as pistas de corrida, ou seja, não é homologado para rodas nas ruas, serão produzidos apenas 70 unidades do super carro, cada uma delas com preço começando em 1 milhão de libras, algo próximo aos R$ 4.8 milhões de reais.

brabham bt62
O Brabham BT620 atualmente está em fase final de testes de pista

Destas 70 unidades que serão produzidas, as primeiras 35 terão a pintura verde com detalhes dourado mostrados no carro das fotos, esta pintura é uma homenagem as 35 vitórias que a equipe Brabham conseguiu em sua história na Fórmula 1, já as demais 35 que serão vendidas posteriormente poderão ser mais customizáveis pelo seus compradores.

brabham bt62

brabham bt62

A história da equipe Brabham na Fórmula 1:

brabham bt54 nelson piquet
A equipe Brabham conseguiu 4 títulos na F1, sendo dois deles com o brasileiro Nelson Piquet, acima na Brabham BT54

A Brabham foi uma das equipes mais vitoriosas da história da Fórmula 1, foi fundada pelo próprio piloto Jack Brabham em 1962 e correu na categoria máxima do automobilismo até 1992 competindo em 394 GPs, alcançando 35 vitórias, 39  poles e 4 títulos mundiais de piloto, dois com Nelson Pique em 1981 e 1983, um com Denny Hulme em 1967 e outro como seu próprio fundado Jack Brabhmam no ano de 1966. A equipe venceu também o mundial de construtores nestas temporadas de 1967 e 1966.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *