BMW mostra o novo X5 2019, ele traz tudo novo

novo bmw x5 2019

Lançado há quase 20 anos atrás, o BMW X5, foi um dos pioneiros em sua categoria, foi o primeiro SUV da BMW, e o primeiro modelo da bem sucedida família “X”, o X5 é um sucesso em vendas, em suas três gerações lançadas até agora, já foram comercializadas mais de 2.2 milhões de unidades.

A BMW acaba de revelar a quarta geração do BMW X5, o modelo na linha 2019 traz tudo novo, conta com um visual chamativo, interior ainda mais luxuoso e tecnológico e espaçoso, o SUV alemão ficou mais comprido, alto e largo.

O BMW X5 2019 será chamado internamente de G05, ele é feito sobre uma nova plataforma, uma variação da base usada pela Série 7 e pelo Série 5, a suspensão traseira é nova do tipo fivelink, o modelo pode vir com suspensão a ar, que pode ser rebaixada até 40 mm, além do eixo traseiro com rodas que também esterçam dependendo da condição.

bmw x5 2019

Visual…

Nesta nova geração o BMW X5 manteve as proporções já conhecidas, porém as formas do carro foram reesculpidas, visando deixar o modelo com uma aparência mais robusta e intimidadora, na dianteira o que mais chama a atenção, é a tradicional grade frontal da BMW, que ficou gigante agora na linha 2019, um tanto exagerada na proporção e deve chamar atenção logo de cara, os faróis ficaram menores e mais finos, para-choque, capô e os arcos das rodas também foram redesenhados.

bmw x5 2019traseira

Na traseira é onde estão às mudanças mais radicais, as lanternas estão mais compridas e afinadas, mudando completamente em relação a geração anterior, elas invadem as laterais e a tampa do porta malas, contam com luzes LEDs e efeito 3D. Ainda como novidade a tampa do porta-malas ganhou um estilo mais limpo, e o para-choque assumiu um perfil esportivo, com ponteiras de escapamento maior e cromadas.

Entre as características o novo BMW X5 poderá vir com rodas de 18 a 22 polegadas, ele trará de série faróis full LEDs, porém opcionalmente o X5 2019 poderá vir com faróis com luzes de laser, com LED Adaptativos, uma tecnologia bastante moderna, capaz de ajustar facho dos faróis de acordo com a luminosidade do ambiente, sem ofuscar os outros motoristas, o farol de laser do X5 alto tem capacidade para iluminar até 500 metros.

bmw x5 2019

O maior X5 de todos os tempos…

A cada geração lançada o BMW X5 vem crescendo, enquanto a primeira geração chamada na Alemanha de E53, produzida de 1999 a 2006, media 4.85 metros de comprimento, a nova e quarta geração lançada agora em 2018, já chega aos 4.92 metros, um aumento de 7 cm, enquanto a largura também cresceu 7 cm durante estes 20 anos, quando foi lançado ele tinha 1.93 metros de largura, agora possui exatos 2 metros.

Em comparação com a terceira e atual geração do X5, chamada F15, lançada em 2013, a quarta geração (modelo 2019) é 3.6 cm mais comprida, 6.6 cm mais larga e 1.9 cm mais alta, seu entre-eixos cresceu em 4.2 cm. O X5 2019 tem 4.92 m de comprimento, 2 m de largura, 1.74 m de altura e tem entre-eixos de 2.97 m. De acordo com a BMW este aumento expressivo nas medidas do carro, deve proporcionar mais conforto e espaço para os passageiros, principalmente no banco traseiro, lembrando que opcionalmente o novo BMW X5 2019 pode vir com a terceira fileira de bancos, totalizando sete lugares.

bmw x5 2019 interior
Interior…

Por dentro o novo BMW X5 2019, traz um painel redesenhado com elementos que lembram a antiga geração, porém o nível do acabamento e a tecnologia embarcada são de qualidade superior, há muito couro nobre, alumínio e madeira nos revestimentos do painel e das portas, todos os comandos do painel são novos, há um novo console central que agora abriga grande parte dos controles do X5, e pela primeira vez o SUV da BMW passa a vir com painel 100% digital, com tela de 12.3 polegadas, configurável. Há ainda uma moderna iluminação em LED da cabine, com cores configuráveis, e que mudam sua tonalidade, podendo emitir sinais de luzes pulsantes de acordo com algumas situações pré-definidas.

bmw x5 2019 interior painel
A iluminação em LED na cabine do novo X5 é um dos destaques

A lista de equipamentos também foi aprimorada, entre as novidades estão um sistema de ar-condicionado mais poderoso, com 4 zonas individuais de temperatura, e com sistema de tratamento do ar capaz de emitir até oito fragrâncias de ar, ou seja, o motorista pode configurar o cheiro do ar condicionado, há ainda teto panorâmico em vidro, 30% maior que o antigo modelo, sistema de som Bowers & Wilkins, com 20 alto falantes e 1500 watts de potência, o X5 2019 ainda pode ser equipado com sistema multi-mídia traseiro com duas telas FullHD, com 10.2 polegadas.

bmw x5 2019 interior console central
Acima o requintado e moderno console central do novo BMW X5 2019

O pacote de opcionais ainda inclui itens como porta copos dianteiros térmicos, que podem manter as bebidas frias ou quentes, banco traseiro também com ajustes elétricos e reclináveis, além da terceira fileira de bancos, que faz do X5 capaz de levar até 7 pessoas.

Mecânica…

Quando for lançado em novembro de 2018, o novo BMW X5 2019 terá duas opções de motores a gasolina e duas a diesel. Sendo que a gasolina a opção de entrada será a xDrive40i, equipada com motor seis cilindros em linha, 3.0, turbo, com injeção direta, que produz 340 cv de potência e 45 kgfm de torque, entre 1500 a 5200 rpm. Com este motor o novo X5 2019 vai de 0 a 100km/h em 5.5 segundos, tendo média de consumo de combustível de 11 km/l.

Já a opção mais forte a gasolina, será a xDrive50i, equipada com um renovado V8, bi-turbo de 4.4 litros, capaz de desenvolver 462 cv de força, e um torque de 65 kgfm, entre 1500 a 4750 rpm. Com este V8 o X5 2019 vai de 0 a 100km/h em 4.7 segundos e consumo médio de 8.6 km/l.

novo bmw x5 2019

Motor diesel de 400 cv…

Porém o maior destaque dos novos motores do X5 são os blocos movidos a diesel, o novo X5 2019, em sua versão mais forte a diesel a X M50d, trará um motor seis cilindros em linha, 3.0 litros, bi-turbo, capaz de desenvolver 400 cavalos de potência e 76 kgfm de torque. Este motor diesel traz diversas soluções inovadoras para consumir e poluir menos, como sistema de recirculação de gases do escape, sistema de injeção de combustível de alta pressão, e sistema de turbos multi-estágios, com dois modos de alta pressão e dois modos de baixa pressão, com isso o X5 M50d vai de 0 a 100km/h em 5.2 segundos e tem consumo combinado de figurando entre 13.8 km/l a 14.7 km/l.

Haverá por fim uma versão a diesel mais mansa, a xDrive30d, com este mesmo 3.0, seis cilindros em linha, porém apenas com um turbo simples e com injeção do tipo commom rail, este motor desenvolve 265 cv de potência e 62 kgfm de torque. Apesar de ser menos potente o X5 xDrive30d tem bom desempenho 0 a 100km/h em 6.5 segundos e consumo combinado de até 16.7 km/l.

Todas as versões do novo BMW X5 2019, sairão de fábrica com transmissão automática de oito velocidades Steptronic, com novos controles eletrônicos e relação de marchas mais curtas, todas as versões também virão com tração 4×4 xDrive, que distribui a tração de acordo com a necessidade de forma eletrônica.

bmw x5 2019

Segurança ativa e condução semi- autônoma…

Todas as versões do BMW X5 2019 virão com equipadas com piloto automático com função frenagem automática, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e freio automático na cidade, que alerta e freia o carro de forma automática assim que é detectado um ciclista por exemplo a frente do X5. Dependendo da versão, o X5 2019 poderá vir com piloto automático adaptativo ACC com função Stop/Go, capaz de frear o carro totalmente e voltar a acelerá-lo de forma automática, recurso bastante útil no anda e para do transito urbano já que o carro segue o veículo à frente, o carro ainda é capaz de obedecer os limites de velocidade da via e ler algumas placas de trânsito.

Ainda em termos de segurança, opcionalmente o novo BMW X5 poderá vir com o pacote Driving Assistant Professional, que inclui Traffic Jean assist, um sistema que faz o X5 literalmente seguir o carro da frente no transito, andando e parando, além de se manter na faixa de rolagem, Lane Change Assistant, que auxilia ao motorista na hora de mudar de faixa alertando se há outro veículo ao redor ou se aproximando, e se há espaço para fazer a manobra, o sistema é capaz inclusive de fazer manobras evasivas de forma automática, caso um pedestre ou veículo apareça no caminho do X5. Há ainda no pacote o Crossing traffic warning, que agrega monitoramento do trafego cruzado na traseira entre outras funções.

Nas lojas em …

A nova geração do BMW X5 começa a ser vendida na Europa e nos EUA, em novembro de 2018. Provavelmente ele chegue ao Brasil no primeiro trimestre de 2019.

Conheça abaixo todas as gerações do BMW X5 de 1999 a 2018:

bmw x5 1999 a 2006

BMW X5 (E53) 1999 a 2006

A primeira geração do BMW X5 foi lançada no final de 1999, fez bastante sucesso logo de cara, mostrando que a aventura da BMW no mundo dos SUVs 4×4 era acertada. Esta primeira geração do X5 foi produzida de 1999 até 2006 e tinha motores 3.0 seis cilindros de 231 cv, 4.4 V8 de 286 cv modelo 2000 a 2003 e 320 cv modelo 2004 a 2006, ambos a gasolina, além do 3.0, seis cilindros diesel com 184 cv nos modelos de 2000 a 2003 e 218 cv de 2004 a 2006, o câmbio era de cinco marchas manual, ou automático de seis marchas, e a tração sempre 4×4.

Um detalhe curioso é que em 2004, a BMW lançou uma versão esportiva da X5, chamada 4.8is, ela tinha visual exclusivo, com para-choques esportivos e pintados inteiramente na cor da carroceria, rodas maiores, além do exclusivo motor mais potente com 4.8 litros, V8 com 355 cv. Ela foi lançada para rivalizar com a Porsche Cayenne Turbo.

bmw x5 2007 a 2013

BMW X5 (E70) 2006 a 2013

Lançado na Europa em novembro de 2006 já como modelo 2007. O X5 E70, a segunda geração do SUV passou a compartilhar a mesma plataforma do X6, recém lançado na época. Ficou no mercado de 2006 até junho de 2013. No visual o X5 de 2007 ganhou formas mais aerodinâmicas e esportivas em relação à primeira geração, além de pela primeira vez contar com a versão esportiva X5 M com mais de 550 cv, (lançada em 2010).

O X5 (E70) seguia tendo opções de motores a gasolina ou diesel, eram os 3.0 seis cilindros em linha com 265 cv, no modelo 2007 a 2010 ou 306 cv no modelo de 2011 a 2013, além do 4.4 V8 com 355 cv de 2007 a 2010, ou 408 cv nos modelos de 2011 a 2013, ou ainda 555 cv, na versão esportiva M, de 2010 a 2013.

Tendo câmbio automático de seis ou oito velocidades.

bmw x5 2013 a 2018

BMW X5 (F15) 2013 a 2018

Lançado no mercado mundial em 2013 no Salão de Frankfurt, a terceira e atual geração do BMW X5, chegou trazendo tudo novo, seu design ficou mais sóbrio e elegante e menos esportivo. A terceira geração do BMW X5 chegou com carroceria mais comprida, larga e baixa, porém a distância entre-eixos permaneceu a mesma das gerações anteriores, 2.93 m.

Outra novidade foi a chegada das novas opções de motores, como a versão 2.0 quatro cilindros híbrida auxiliado por um motor elétrico na versão xDrive40e, além de um motor 2.0 a diesel, quatro cilindros com 218 cv e 45 kgfm de torque, pela primeira vez também o BMW X5 teve uma versão com tração 4×2 diesel, chamada sDrive25d.

Os demais motores permaneceram com as mesmas características, a versão de entrada a gasolina, era a xDrive35i com tradicional 3.0, seis cilindros, turbo agora com 306 cv e 40kgfm de torque, já a versão mais famosa era a xDrive50i equipada com um 4.4 V8 de 450 cv e 65 kgfm. Enquanto que as versões a diesel do X5 de 2013 a 2018 eram as seguintes: o 2.0 turbo de 218cv na configuração xDrive25d, e o 3.0, seis cilindros turbo com 260cv e 56kgfm de torque na versão xDrive30d, o 2.0 seis cilindros, bi-turbo com 313 cv de potência e 63 kgfm de torque presente na configuração xDrive40d, e o 3.0 seis cilindros, tripo-turbo, com 381 cv de potência e 74 kgfm de torque, presente na versão M50d.

BMW X5 (G05) 2019 – …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *