BMW M3 GTS – O M3 nunca esteve tão rápido

bmw m3 gts

Clique na imagem para ampliar – Alta Resolução

BMW, Mercedes e Audi, três das maiores e mais renomadas montadoras do mundo, concorrem juntas em praticamente todos os segmentos que atuam, de hatch, a sedans de luxo, passando pelo SUVs. E quando se trata de esportivos, a história se repete, a Audi tem como seu carro mais rápido o Audi R8 V10, já a Mercedes tem o veloz SLS AMG e a BMW agora está muito bem representada pelo M3 GTS, ele é simplesmente o modelo de série mais rápido já feito pela montadora de Munique.

m3 gts motor / bmw m3 gts engine

Desenvolvida pela divisão esportiva da BMW, a Motorsport, o M3 GTS é praticamente um bólido de corrida homologado para andar nas ruas. O superesportivo é equipado com um motor V8 anabolizado, com sua cilindrada aumentada de 4.0 para 4.4 L, o que resultou em uma elevação da potência de 414 para 450 CV, este motor é acoplado a uma caixa de câmbio de 7 velocidades, DGS (com dupla embreagem), graças as borboletas posicionadas atrás do volante as trocas de marchas são feitas em milésimos de segundo e a rotação do motor não cai durante as mudanças, o que na pratica representa um ganho considerável em aceleração e retomadas de velocidade.

bmw m3 gts interior

O aumento de potência venho acompanhado de uma considerável redução no peso total do M3, o que ajudou a melhorar ainda mais o desempenho. O teto do coupe é de fibra de carbono, os bancos luxuosos do modelo convencional foram substituídos por assentos esportivos ao estilo dos carros de competição, feitos pela marca italiana Recaro,visando ainda diminuir o peso, o banco traseiro foi retirado.

m3 gts interior bancos

O BMW também perdeu alguns equipamentos de conforto como ar-condicionado, sistema de som com CD/Player, caixas de som e até mesmo os fios foram removidos, além do sistema multi-mídia GPS entre outros recursos tecnológicos, que também não existem mais nesta versão do M3, as janelas laterais e traseira não são de vidro e sim de uma material plástico policarbonato, mais leve que o vidro, os revestimentos das portas agora estão mais finos. Toda essa obsessão da Motorsport, reduziu o peso total do carro em quase 200 quilos, o GTS pesa agora apenas 1,490 quilos, ele é cerca de 100 kg mais pesado que a Ferrari 458 Italia.

O interior ganhou barras de aço tubular que formam uma espécie de santo-ântonio dentro do carro, ao estilo dos bólidos de competição.

Segundo dados oficiais divulgados pela BMW o M3 GTS vai de 0 a 100km/h em apenas 4.5 segundos, sua velocidade máxima é de 305 km/h.

bmw m3 gts 2010

Clique na imagem para ampliar – Alta Resolução

No exterior, ele de distingue do M3 Coupe normal, pelo visual mais agressivo e melhorado. O carro foi equipado com um pacote aerodinâmico constituído de spoiler dianteiro, aerofólio traseiro em fibra de carbono, ambos possuem regulagem, tendo ajuste de inclinação de acordo com a velocidade que você pretende atingir, por exemplo se for em uma estrada com retas, o downforce pode ser reduzido e o carro andará mais rápido, já se o trecho for mais travado com curvas, o motorista pode aumentar a carga aerodinâmica e colar mais o carro ao chão.

Outro diferencial são as rodas de liga leve forjadas de 19 polegadas, calçadas por pneus esportivos. A suspensão e os amortecedores foram reajustados, discos e pastilhas de freios são próprio para competição, mais eficientes, trazem seis pinças na dianteira e quatro na traseira.

bmw m3 gts 2011

O M3 GTS é o mais novo integrante do clubes dos carro sonhos feitos pela Motorsport, que além do BMW M3, conta com o BMW X5M e X6M (ambos equipados com um motor V8 de 550 CV, são os SUVs mais potente do mundo) e ganhará em 2011 a companhia do novo BMW M5, que será ainda mais potente e rápido do que o seu antecessor.

m3 gts 2010 2011

Ter um BMW M3 GTS na garagem não será para qualquer um, não pelo preço cobrado, mas porque sua produção será artesanal, ou seja poucos unidades serão feitas por ano, no total serão produzidas apenas 135 exemplares desta versão, e as vendas começam em maio de 2011 e o preço é de 150 mil euros, sem os impostos de importação daria algo em torno de R$ 250 mil, bastante atrativo, mas como aqui o BMW M3 normal não sai por menos de R$ 420 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *