BMW G 650 GS Sertão – Nova off-road alemã chega por aqui custando R$ 32.800

bmw g 650 gs sertao

Quase seis meses após ter sido apresentada mundialmente no Salão Duas Rodas, a BMW Motorrad começou a vender em suas revendas no Brasil a G 650 GS Sertão. Com preço de R$ 32,800, a nova versão da Big Trail de entrada da marca alemã, traz como destaque o seu apelo mais off-road com detalhes exclusivos. Apesar do nome brasileiro “Sertão” esta nova versão da GS 650 foi lançada em janeiro na Europa, e já está sendo vendida em países como Espanha, Alemanha e Holanda.

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Com sobrenome brasileiro, a Sertão nasceu com a proposta de ser uma versão mais fora de estrada da G 650 GS. Enquanto que a versão convencional da big-trail é uma moto feita para rodar na cidade, no dia a dia e que também pode encarar a terra, a Sertão é uma autêntica off road, uma moto desenvolvida especialmente para rodar na terra e que também se sai bem na estradas asfaltadas.

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Para ficar mais adequada para rodar na terra, a GS Sertão traz um série de modificações. Entre os destaque estão as novas rodas raiadas, que são de 21 polegadas na dianteira (ao invés de aro 19) e 17 na traseira, as suspensões dianteira e traseira ganharam um curso mais longo, o que deixou a moto bem mais alta. Ainda como novidade há protetores de mão no guidão, para-brisa mais alto e um protetor em alumínio para o motor.

bmw g 650 gs sertao 2013

Outro destaque da BMW Sertão são os freios ABS, que certamente garante mais segurança ao piloto. Ao rodar no off road,  o equipamento pode ser desligado com um toque de botão. Outro item que merece ser citado é as manoplas com sistemas de aquecimento.

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Assim como a G 650 GS normal (que foi a primeira moto da BMW montada no Brasil), a Sertão é produzida em Manaus na fábrica da Dafra. A moto é montada no regime CKD, ou seja ela vem totalmente desmontada em caixas da Alemanha e é montada no Brasil. O modelo não recebeu modificações no motor, a GS 650  Sertão é equipada com um bloco monocilíndrico, 4 tempos com refrigeração líquida, de 652 cc e que desenvolve uma potência de 50 cavalos e um torque de cerca de 6.1 kgfm. Segundos dados de fábrica, a moto acelera de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos e velocidade máxima de 170 km/h.

bmw sertao

Assim como a versão convencional da G 650 GS, uma particularidade e que o seu moderno e exótico painel, que acredite se quiser ainda não traz marcador de combustível, esta é uma falha grave para uma moto trail, que foi feita para se andar longe de um posto de combustível. A GS 650 normal também não conta com marcador de combustível. Embora tenha um tanque pequeno, de apenas 14L, a nova moto da BMW promete ter um consumo bem baixo. Segundo dados de fábrica ele faz em torno de 26.3 km por litro (a 90 km/h) e 19.2 km/l (a 120km/h).

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Até o fim do ano a BMW espera vender mais de 500 exemplares da Sertão, uma boa marca, porém que representa menos de um terço das vendas da G 650 GS convencional. Sucesso de vendas, o modelo de entrada da marca foi responsável por quase 50% das vendas da BMW no Brasil no ano passado, que foram de 5.442 unidades, um aumento de 52% em relação a 2010.

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O segmento de motos trail off-road no Brasil, ganha mais uma opção interessante com a chegada da G 650 GS Sertão, a nova moto da BMW Motorad irá fazer frente a conhecida Yamaha XT 660Z Ténéré que atualmente sai por R$ 31.110, há ainda outras opções mais voltadas para a cidade como a moderna Kawasaki Versys que custa R$ 29.990 e ainda traz motor mais forte 2 cilindros e 60 cv de potência, e a recém lançada Honda Transalp que custa R$ 31.800 e conta com motor de 700 cilindradas e motor 2 cilindros com 60 cv.

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