Audi A7 Sportback – Design, luxo e um pouco de esportividade

audi a7

Criado em 2004 com o lançamentos do Mercedes CLS, o segmentos dos coupes de quatro portas é atualmente um dos mais promissores do mundo automotivo. Para uma montadora que até 2015 quer se tornar a maior do mundo, ter uma presença forte nessa faixa de mercado é algo essencial, sabendo disso a Audi apresentou nesta semana o seu segundo representante nesse segmento, o Audi A7 Sportback.

Depois do Audi A1, o A7 é o lançamento mais importante da Audi no ano, o modelo conta com um design marcante, um interior luxuoso com recursos tecnológicos inovadores e uma série de outro atrativos.

novo audi a7

Por fora o Audi A7 chama a atenção pelo visual moderno e agressivo. porém que lembra quase que totalmente os outros modelos da marca, como o Audi A5 e o novo A8, visto isto o coupe tenta buscar uma identidade própria, oferecendo mais luxo e espaço interno mais amplo graças ao seu tamanho, o A7 é um carro que certamente irá chama a atenção por onde quer passe.

Ainda falando no design, as formas adotadas na traseira são um tanto polêmica, e particularmente sem muito brilho, as lanternas conferem uma expressão meio triste, e assim como em um autêntico carro coupe, o teto se molda perfeitamente a traseira.

novo a7

No velho continente o coupe de quatro portas, terá quatro opções de motores, sendo dois a diesel e dois a gasolina. A versão de entrada chama a atenção pelo baixo consumo de combustível, equipado com um propulsor 3.0 L TDI (turbodiesel) com injeção direta de combustível esta tem um impressionante consumo médio de 18.86 km/l e emite apenas 139 gramas de C0² por km rodado, praticamente o mesmo que emite um carro 1.0 L em parte isso se deve ao fato de que o carro ser equipado com um sistema de Start/Stop que desliga o motor automaticamente quando o carro para em um semáforo por exemplo, voltando a ligar automaticamente quando o pedal do acelerador é pressionado.

Levando se em conta que se trata de um carro que mede cinco metros e com motor a diesel, essa versão tem um desempenho bastante satisfatório, indo de 0 a 100 km/h em 8.3 segundos e pode antingir 235 km/h.

Já a segunda versão diesel do A7, conta com um motor 3.0 L TDi com 245 CV e torque de 36.8 kgfm. Destaque para o consumo e para o desempenho impressionante, de acordo com a Audi essa opção faz em média 16.6 km/l vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos e pode atingir 250 km/h.

novo audi a7

No caso das versões a gasolina, a menos potente e mais barata do A7, é impulsionada por um motor 2.8 TSI (injeção direta de combustível) com 204 CV, a performance é semelhante a da primeira versão TDI, 0 a 100 km/h em 8.3 segundos e máxima de 234 km/h. Já o consumo médio é de 12 km/l.

audi a7 sportback

Para quem não se impressionou com o desempenho de nenhuma dessas versões, a opção ideal é a versão top de linha que conta com um motor, 3.0 L TSI com 300 CV. Bem, nada fora do comum, que faça do A7 um legitimo coupe esportivo, mas garante uma emoção razoável sendo capaz de atingir os 100 km/h em 5.6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada aos 250 km/h. Apesar do desempenho de um autêntico carro esportivo, a versão mais potente do A7 tem um consumo combinado (estrada cidade) de 12.19 km por litro. Bem não que o consumo seja importante em um coupe de luxo deste porte, mas é uma ótima propaganda para o novo modelo da Audi, mostrando uma preocupação da marca em fazer carros mais “ecológicos”.

O câmbio é automatizado de sete velocidades, que permite trocas de marchas de forma manual sequencial.

Uma versão ainda mais veloz, RS7, com motor de mais de 400 cv,  deve ser lançada em breve, ai sim o A7 irá poder concorrer de verdade com o Porsche Panamera que na sua versão mais apimentada (Turbo) traz 500 cv de potência. Por enquanto ele enfrentará o Mercedes CLS.

interior painel audi a7

Claro o grande ponto forte do Audi A7 além do seu design é o interior. O acabamento não fica devendo em nada para o A8, sedan top de linha da marca alemã, entre os materiais utilizados estão couro NAPA, alumínio e madeira nobre. O A7 traz ainda um série de recursos tecnológicos inovadores, destaque para a tela LCD touchscreen de 6.5 polegadas posicionado no painel central, que além de servir como GPS ela exibe os comandos de um sistema chamado de MMI (Multi Media Interface), que é capaz de planejar o trajeto de uma viagem, também permite acessar a internet e consultar imagens e informações do Google Earth e Google Maps. Há ainda a opção de conectar o sistema a um laptop, ou através do touchpad o motorista pode ainda com o dedo escrever o seu destino ou números de um telefone. Por fim este inteligente computador de bordo, ainda fornece informações sobre o carro, permitindo ao motorista ajustar desde a temperatura do ar-condicionado, alterar o rádio, ou navegar pelas faixas de um CD, até mesmo ter acesso ao sistema de entretenimento com TV e DVD. Tudo integrado em um só sistema.

interior traseira audi a7 sportback

O A7 conta com um sistema de visão noturna que através de infravermelho permite detectar pessoas no caminho e emitir um aviso. Outro sistema interessante é o High End, que acima de 30 km/h, avisa repentinamente quando o carro muda de faixa e exibe sinais no vidro dianteiro. Para quem quer apreciar ainda mais tecnologia, a Audi oferece como opcional, o display Head up, que projeta diversas informações do carro (como velocidade, sistema de navegação, audio) no para brisa, é como se as informações estivessem flutuando a uma distância de 2.5 metros do para-brisa do carro.

audi a7 traseira

Também merece destaques os demais equipamentos de série, o A7 traz ar condicionado automático com zonas diferentes de temperatura individual, air bags frontais e laterais para o motorista e passageiro, airbags tipo cortina, piloto automático, sistema de som Bose e volante multifuncional. Como opcionais são oferecidos, ar condicionado com quatro zonas, portas com fechamento automático, sistema de estacionamento automático (que manobra o carro sozinho) e alguns acessório esportivos, que fazem parte do pacote S, como bancos do tipo concha..

As rodas de série são aro 18 ou 19. E o S7 Sportback traz ainda um aerofólio embutido na traseira, que sobe quando o carro ultrapassa os 120 km/h.

audi a7

Na Europa, o A7 Sportback chega as ruas ainda neste ano, com preço a partir de 51,650 euros. Já no Brasil o novo coupe deve desembarga no inicio de 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *