A Porsche mais uma vez surpreende o mundo automotivo ao transformar um dos seus mais avançados protótipos de corrida em um carro de rua. O Porsche 963 RSP, apresentado em junho de 2025, é uma obra-prima que celebra os 50 anos do lendário Porsche 917, repetindo a ousadia de levar a experiência das pistas para as vias públicas, porém será apenas esta única unidade produzida e ela já tem dono, o senhor Roger S. Penske, dono da famosa equipe Penske.
Índice desta matéria
Homenagem histórica
O 963 RSP é mais do que um hipercarro: é um tributo direto ao Porsche 917 do Conde Rossi, famoso por sua participação nas 24 Horas de Le Mans de 1969 até 1971 e pela icônica pintura prata Martini Silver. O novo modelo 963 repete a fórmula do passado, mas com tecnologia e design do século XXI.
A carroceria, assinada por Gran Larson, da Porsche Manufaktur, foi completamente adaptada, recebendo peças exclusivas para cobrir aberturas aerodinâmicas e garantir a ventilação necessária, o carro ganhou setas no faróis e nas lanternas, além de suportes especiais para placas de identificação na carroceria, necessárias para o carro poder rodar nas ruas. Sim ! Oficialmente este hypercar de Le Mans é um carro normal que pode ser usado para ir ao mercado.
Do autódromo para o asfalto urbano
A base estrutural do 963 RSP é o monocoque de fibra de carbono fornecido pela Multimatic, idêntico ao do modelo de corrida que disputa o Mundial de Endurance (WEC). A carroceria é feito de um composto que combina kevlar e fibra de carbono, com uma pintura prateada de três camadas que remete diretamente ao 917 de 1969, substituindo o revestimento envelopado do carro de pista.
No interior, o acabamento foi elevado ao padrão de um hipercarro de rua, com couro e Alcantara bege, também inspirados no 917. O cockpit mantém o assento único em fibra de carbono, volante e painel típicos de competição, mas ganha detalhes de conforto como porta-copos e área para notebook do piloto, responsável por ligar o carro e monitorar sistemas.
Coração híbrido e desempenho civilizado
O Porsche 963 RSP de rua é equipado com um sistema híbrido de 800V, composto por uma bateria de íons de lítio de 1,35 kWh e o motor V8 4.6 biturbo, o mesmo do 918 Spyder, porém ajustado para entregar 689 cv de potência. O sistema elétrico adiciona entre 40 e 68 cv, permitindo que o giro máximo do motor atinja 8.000 rpm. Para uso nas ruas, o gerenciamento eletrônico (MGU) foi remapeado, tornando o carro mais dócil em baixas velocidades e capaz de operar com gasolina comum — um dos maiores desafios do projeto.
A suspensão foi elevada e amaciada para maior conforto, e os faróis adaptados para uso civil, incluindo setas, ausentes na versão de pista.
Exclusividade e legado
O 963 RSP é um exemplar único, pertencente a Roger Searle Penske, fundador da equipe Porsche Penske Motorsport. O projeto foi realizado em sigilo absoluto, envolvendo equipes da Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America.
Após seu passeio inaugural nas estradas de Le Mans, ao lado do 917 original, o 963 RSP será exibido ao público nas 24 Horas de Le Mans que acontece neste final de semana dia 14 de junho de 2025, no Museu da Porsche em Stuttgart e no Festival de Velocidade de Goodwood, sempre reforçando o elo entre passado e futuro da marca.
> “Essa foi uma experiência que ficará comigo por toda a vida. Dirigir por uma estrada pública com um 917 ao meu lado – parecia irreal. O carro se comportou perfeitamente – parecia um pouco mais amigável e tolerante do que o 963 normal – e parecia super especial e muito mais confortável, especialmente porque eu não precisava de todo o meu equipamento de segurança.”
> — Timo Bernhard, piloto e embaixador da Porsche
O Porsche 963 RSP representa o ápice da engenharia e da tradição esportiva da marca, mostrando que, para a Porsche, o limite entre as pistas e as ruas é apenas uma questão de vontade — e de história, algo que parece que está se perdendo no automobilismo atual, tão cheio de tecnologia e pouca paixão.