DS3 Crossback é mostrado na Europa, modelo aposta em visual ousado e interior requintado

ds3 crossback 2019

A DS, divisão de luxo da Citroën acaba de mostrar na Europa o DS3 Crossback, um SUV compacto de 4.12 m de comprimento, com carroceria de linhas bastante futuristas e chamativas, muito bem equipado e com interior luxuoso. A novidade começa a ser vendida ainda este ano na Europa e deve chegar ao Brasil em 2019.

ds ds3 crossback
Design diferente e futurista…

À primeira vista o DS3 Crossback parece um carro conceito, um modelo que entrará em produção dentro de uns cinco anos, porém não é, o carro mostrado nas fotos aqui, já é a versão de produção, que será lançado de forma oficial no Salão de Paris e começa a chegar as lojas européias ainda este ano.

ds ds3 crossback

Clique na imagem para ampliar

O design do DS3 está à frente do seu tempo, foi feito para quem quer chamar atenção nas ruas, é uma releitura ainda mais ousada do atual padrão de estilo dos carros da marca DS.
Na dianteira a grade gigante e com acabamento cromado é um dos destaques, assim como os faróis, arrojados, e que contam com sistema de iluminação de ultima geração “Matrix de LED”, o mesmo sistema usado por carros top de linha de marcas como Audi e Mercedes, todo o conjunto é óptico é por LED, inclusive o farol alto que se ajusta de forma automática para não ofuscar os outros motoristas.

O para-choque do DS3 Crossback conta com luzes LED diurnas posicionadas na vertical, conferindo um estilo bastante diferente ao DS3 nas ruas mesmo durante o dia, o capô traz vincos volumosos e evidentes.

ds ds3 crossback farol matrix de led

ds ds3 crossback maçanetas

Visto de lado o DS3 Crossback empresta elementos do antigo DS3, como o desenho das colunas que parecem ser invisíveis, a carroceria conta com vincos evidentes que passam a impressão do carro ser maior do que realmente é. O desenho do teto também chama atenção, parecendo estar flutuando sobre a carroceria.
Outro detalhe legal são as maçanetas das portas DS3 Crossback, elas ficam embutidas na carroceria, e quando o motorista com a chave no bolso se aproxima a um raio de 1.5 metros do carro, elas se projetam para fora e as portas são destravadas de forma automática. Da mesma forma quando o veículo está em movimento ou o motorista se afasta do carro estacionado, as maçanetas se escondem novamente de forma automática.
ds ds3 crossback 2019 traseira

Clique na imagem para ampliar

Já na traseira, destaque para as lanternas que tem desenho arrojado, e com luzes LED, elas são ligadas por um friso cromado que corta a traseira de um lado ao outro, o para-choque traseiro possui falsas saídas de ar em suas extremidades.

Outro destaque de estilo do DS3 Crossback é a possibilidade que o comprador terá de personalizar seu carro, o modelo terá 10 opções de pintura para a carroceria, e teto pode ter pintura em cor diferente do restante do carro, haverá também nada menos do que 10 opções de rodas.

ds ds3 crossback interior painel

Clique na imagem para ampliar

Interior luxuoso também é atração…

Assim como nos outros carros da DS, a cabine do DS3 Crossback, surpreende pelo alto padrão no acabamento e pelo estilo ousado e diferente, o painel tem estilo minimalista e com poucos botões, note as saída de ar centrais em formato de losango, e os botões mais acima também agrupados como se fosse um losango, outros diferenciais são as saídas de ar laterais do painel, que ficam posicionadas nas portas, já o console central tem botões inspirados nos comandos de avião.
O acabamento da cabine também chama a atenção, há diversas partes como o painel e portas forrados em couro aveludado Alcantara, assim como o teto e os bancos, este tipo de material é característico apenas de superesportivos e carros de nível superior.

ds ds3 crossback interior
A cabine do DS3 Crossback tem acabamento luxuoso e é muito estilosa

Clique na imagem para ampliar

Destaque ainda para a tecnologia embarcada no DS3 Crossback, o painel possui sistema multi-mídia com tela larga de 10.3 polegadas, além de painel digital, e HUD display, que projeta informações essenciais no para-brisa, logo acima do volante.

ds ds3 crossback

As versões mais caras do DS3 Crossback, ainda terão recursos como sistema de som FOCAL com 12 alto falantes e 515 watts de potência, além da possibilidade de destravar as portas, ligar o carro e acessar algumas funções do veículo via aplicativo no celular, chamado MyDS app.

Segurança e tecnologia…

O DS3 Crossback virá com recursos de segurança como piloto automático inteligente, que além de manter a velocidade programada, também mantém o carro dentro da faixa de rolagem e uma distância segura do veículo à frente em velocidades de até 180 km/h.
Há ainda DS Park Pilot, sistema que estaciona o DS3 de forma automática sem a necessidade do motorista tocar no volante ou nos pedais, ao ligar o sistema e escolher o tipo de vaga, e andar em velocidades de até 30 km/h, o carro automaticamente começa a buscar uma vaga para estacionar e faz a baliza de forma autônoma.

ds ds3 crossback

Clique na imagem para ampliar

Motores gasolina, diesel e elétrico….

O DS3 terá motores a gasolina, diesel ou totalmente elétrico – este último somente a partir da metade de 2019. De início o novo SUV chega ao mercado equipado com o novo motor a gasolina PureTech turbo com 155 cv, acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades, além de duas opções deste mesmo motor Puretech, porém mais mansas com 100 e 130 cv. A DS também oferecerá na Europa uma versão de entrada equipada com motor diesel, 1.5 BlueHDI com 100 cv.

DS3 Crossback E-Tense…

A versão elétrica chamada de E-Tense, chega ao mercado na metade de 2019, equipada com motor 100% elétrico dotado de 136 cv de potência, alimentado por 50 kwh de baterias de íons de lítio, que ficam posicionadas sobre o assoalho do carro.

Porém o DS3 Crossback E-Tense, elétrico, ainda sofrerá dos males já conhecidos dos carros elétricos atuais, como quilometragem limitada, sendo capaz de rodar por cerca de 300 km com uma carga no modo normal, ou em um modo econômico, na estrada, ele podendo alcançar até os 450 km de autonomia. E a longa espera para a recarga completa das baterias, são necessárias cinco horas para o carregamento total em uma tomada caseira de 220 v, ou 90 minutos em uma estação pública de carga rápida com 100 kw de capacidade.

ds ds3 crossback

Clique na imagem para ampliar

No Brasil…

A marca DS passa por uma reestruturação, tanto é que a montadora já confirmou o final da produção do DS3 e do DS5, modelos que foram lançados ainda pela Citroën, agora a DS focará em um novo nicho de mercado, apostando principalmente no segmento de SUVs e Crossovers, o primeiro fruto desta nova fase para a DS foi o lançamento do DS7 Crossback, o modelo apresentado no final de 2017 na Europa, e que deve desembarcar no Brasil em 2019.

Já o DS3 Crossback deve se tornar o carro chefe da marca, o modelo mais vendido, que deve colocar a DS pra valer no mercado, isto também reforça a possibilidade de que o DS3 Crossback seja vendido no mercado brasileiro já em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *