24 Horas de Le Mans 2010 – Audi surpreende e consegue os três primeiros lugares

audi r15 tdi le mans 2010

fotos: Le Mans.org

Pela nona vez a Audi venceu as 24 Horas de Le Mans, um das corridas mais famosa e tradicional do mundo. A prova foi vencida pelo trio, Timo Bernhard (Alemanha), Romain Dumas (França) e Mike Rockenfeller (Alemanha). Neste ano a montadora alemã competiu com o Audi R15 TDI Plus, um superesportivo V12 diesel com 600 CV de potência, além da vitória ela também conquistou o segundo e terceiro lugar na corrida e desbancaram os favoritos carros da Peugeot que largaram nas 4 primeiras posições em Le Mans. Confira como foi a corrida.

24 horas de le mans

foto: Peugeot Motorsport

A corrida foi decidida na 16 hora, quando o Peugeot 908 HDi número 2 teve um problema e acabou abandonando, com isso a primeira posição caiu no colo de Robert Dumas que a bordo do R15 TDi, não teve dificuldades para cruzar após 397 voltas e 24 horas de corrida, a linha de chegada na primeira posição.

peugeot 908 hdi 2010 le mans

foto: Le Mans.org

Quem decepcionou foi a Peugeot, equipe que era a favorita a vencer a edição 2010 das 24 Horas de Le Mans. Porém foi um fiasco, dos 4 exemplares do Peugeot 908 HDi que disputaram a prova, 3 abandonaram. O bólido número 2, liderou a prova até a 17 hora mas abandonou com problemas no escapamento que começou a pegar fogo.

A Audi ficou com os 3 primeiros lugar, chegando a uma volta atrás do líder o trio Fassler/Treluyer/Lotterer completaram em segundo, logo a frente do terceiro carro da Audi, guiado Tom Kristensen, Allan McNish e Rinaldo Capello.

oreca peugeot 908 hdi

foto: Le Mans.org

O único Peugeot 908 HDi que restava na pista, era o da equipe Oreca, (foto acima, curiosamente o único carro que não oficial da marca francesa), vinha na 4° posição mas abandonou próximo da 23 horas, mesmo assim conseguiu um bom resultado e terminou na quarta posição. com 369 voltas completadas.

Em quinto lugar chegou um protótipo da HRT da Acura que competiu na categoria LMP2 guiado por Nick Leventis/Danny Watts/Johnny Kane, eles completaram 367 voltas.

saleen s7 24 hours of le mans 2010

foto: Le Mans.org

Já na categoria GT1 o vencedor foi o Saleen número 50 (foto acima), seguido do Corvette número 72 e o Aston Martin número 52.

bmw m3 gt2 24 horas de le mans

foto: BMW Motorsport

O Porsche 911 número 77 foi o vencedor na categoria GT2 com 338 voltas. A Ferrari número 89 ficou no segundo lugar, seguido pelo Porsche 911 número 97. A BMW que competiu com o M3 GT2, não teve muita sorte, o brasileiro Agusto Farfus, que competiu com o carro M3 número 78 chegou na 6° na categoria GT2.

jaime melo 24 horas de le mans 2010 ferrari f430

Outro brasileiro que competiu nas 24 Horas de Le Mans 2010, foi Jaime Melo Jr (foto acima), que estava atrás do seu 3° título na categoria GT2, o brasileiro largou em último (55° lugar no grid) após ser punido na classificação. Jaime Melo fazia uma ótima corrida, estava em primeiro na sua categoria com sua Ferrari F430 da equipe Risi Competicione, pilotada pelo brasileiro em trio com o italiano Gianmaria Bruni e o alemão Pierre Kaffer, porém o carro começou a apresentar problemas no câmbio na 10° hora, no amanhecer do domingo, obrigando eles a abandonar a disputa.

audi r15 tdi le mans 2010

Acima a grande festa para o Audi vencedor da prova, mais uma vez um ótimo público compareceu a Le Mans.

foto: Le Mans.org

Confira a classificação das 24 de Le Mans 2010:

1. Rockenfeller/Bernhard/Dumas (Audi R15 – LMP1) 397 voltas
2. Lotterer/Fassler/Treluyer (Audi R15 – LMP1) 396
3. Kristensen/McNish/Capello (Audi R15 – LMP1) 394
4. Ayari/Andre/Meyrick (Oreca/AIM – LMP1) 369
5. Leventis/Watts/Kane (Acura HPD – LMP2) 367
6. Primat/Mucke/Fernandez (Aston Martin – LMP1) 365
7. Lahaye/Moreau/Charouz (Pescarolo/Judd – LMP2) 361
8. Newton/Erdos/Wallace (Lola B08 – LMP2) 358
9. Nicolet/Yvon/Hein (Pescarolo/Judd – LMP2) 341
10. Ojjeh/Greaves/Chalandon (Ginetta/Zytek – LMP2) 341
11. Lieb/Lietz/Henzler (Porsche 997 – LMGT2) 338
13. Berville/Canal/Gardel (Saleen S7R – LMGT1) 331
19. Muller/Alzen/Farfus (BMW M3 – LMGT2) 320

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *