vw virtus 2026
Começou a ser vendido no mês passado o VW Virtus 2026, o sedan que é um dos principais modelos da Volkswagen no país chega à sua linha 2026 trazendo poucas alterações, a principal delas é a adição de novos equipamentos de série a partir da versão Comfortline, com um pacote ADAS mais completo. O VW Virtus 2026 está disponível em cinco versões, com preços que vão de R$ 108.990 até a bagatela de R$ 165.990. São três opções de motores 1.0 turbo de 116 cv, 1.0 turbo de 126 cv e 1.4 turbo de 150 cv, além de opção de câmbio manual ou automático. Vamos conhecer em detalhes o Virtus, suas versões, equipamentos, motores e consumo.
Índice desta matéria
A linha 2026 do Virtus traz o mesmo visual, a última reestilização do Virtus foi em 2022 desde lá o sedan segue o mesmo, para o próximo ano é esperado um novo facelift, porém uma geração totalmente nova deve surgir apenas em 2028, o Virtus ainda continua vendendo bem, mesmo sendo um projeto já antigo (ele foi lançado em 2018) e uma geração totalmente acabaria com o seu principal ponto forte, o preço mais em conta do que o pedido por um sedan médio como um Corolla ou um Nissan Sentra.
Devido ao seu espaço interno o carro é um dos preferidos dos taxistas e motoristas de aplicativos, lembrando que hoje o Virtus é o maior sedan da categoria, ele mede 4,48 m e tem distância entre eixos de 2,65 m, chama atenção também o seu amplo porta malas com 521 litros. Comparado com rivais como Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Honda City, compare na tabela abaixo as dimensões do Virtus com os rivais:
Modelo | Comprimento (mm) | Largura (mm) | Altura (mm) | Entre-eixos (mm) | Porta-malas (L) |
---|---|---|---|---|---|
VW Virtus | 4.561 | 1.752 | 1.477 | 2.651 | 521 |
Honda City | 4.549 | 1.748 | 1.489 | 2.600 | 506 |
Chevrolet Onix Plus | 4.470 | 1.730 | 1.470 | 2.600 | 469 |
Hyundai HB20S | 4.325 | 1.72 | 1.470 | 2.530 | 475 |
Fiat Cronos | 4.364 | 1.726 | 1.508 | 2.520 | 525 |
A novidades da linha do Virtus fica mesmo para a adição de novos equipamentos de série, o pacote ADAS de segurança e auxílio a condução ganhou agora um novo recurso o assistente ativo de permanência em faixa (Lane Assist) que passa a ser de série nas configurações Highline e Exclusive, além disso a versão top de linha Exclusive conta agora com novas rodas de liga leve de 18 polegadas diamantadas e acabamento interno mais premium com detalhes em couro aveludado Alcantara.
Em termos de motores o sedan da Volkswagen esta disponível em 3 versões opções:
Além de espaçoso o VW Virtus 2026 também é bastante econômico, a versão Sense 170 TSi por exemplo faz oficialmente na cidade 12,5 km/l ou até 15,4 km/l com gasolina, uma excelente marca, porém segundo testes práticos realizados pela revista Quatro Rodas o consumo é ainda melhor, chegou a fazer 14 km/l na cidade e impressionantes 19,5 km/l na estrada com gasolina. Confira abaixo os dados:
Versão | Motor | Câmbio | Consumo Cidade (km/l) | Consumo Estrada (km/l) | Combustível |
---|---|---|---|---|---|
1.0 170 TSI Sense | 1.0 Turbo | Manual | 8,9 (E) / 12,5 (G) | 10,8 (E) / 15,4 (G) | Etanol / Gasolina |
1.0 200 TSI Comfortline/Highline | 1.0 Turbo | Automático | 7,8 (E) / 11,2 (G) | 10,2 (E) / 14,6 (G) | Etanol / Gasolina |
1.4 250 TSI Exclusive | 1.4 Turbo | Automático | 8,0 (E) / 11,9 (G) | 10,0 (E) / 14,7 (G) | Etanol / Gasolina |
1.0 170 TSI Sense (Testes) | 1.0 Turbo | Manual | — / 14,7 (G) | — / 19,5 (G) | Gasolina (testes) |
1.0 200 TSI Comfortline (Testes) | 1.0 Turbo | Automático | 8,3 (E) / 12,1 (G) | 10,2 (E) / 14,7 (G) | Etanol / Gasolina |
A seguir você confere os preços e conjunto de equipamentos de cada versão do VW Virtus 2026:
Todos os itens do Sense +
Todos os itens da 170 TSI MT +
Todos os itens do 170 TSI AT +
Todos os itens do Comfortline +
Todos os itens do Highline +
Desde a versão de entrada Sense, o Volkswagen Virtus tem um total de 5 opções de cores para a carroceria, são elas:
Enfim o VW Virtus é um carro muito bem equipado, econômico e espaçoso, não ano passado ele ganhou a versão Sense, que com um agressivo preço abaixo dos R$ 110.000 deixou o sedan ainda mais competitivo diante dos seus rivais mais populares, apesar de ainda ser um dos mais caros da categoria, o modelo compensa este investimento extra tendo o maior espaço interno, além de uma boa lista de equipamentos, ele é bem mais equipado que os adversários, já tendo desde a versão mais básica itens como faróis Full LED e painel digital, enquanto a partir da versão a partir da versão 170 TSI AT (a mais barata com câmbio automático) o modelo já dispõe de recursos ainda raros na categoria como piloto automático ACC e frenagem frontal automática de emergência.
No próximo ano ele deve passar por um facelift porém uma geração totalmente está prevista apenas no longo prazo.
Espaço interno: O Virtus oferece excelente espaço, especialmente no banco traseiro, garantindo conforto para todos os ocupantes, inclusive para quem tem mais de 1,80m de altura.
Porta-malas: Com 521 litros, é um dos maiores da categoria, permitindo transportar bagagens volumosas com facilidade.
Dirigibilidade: A direção é leve e precisa, a suspensão é equilibrada e o carro transmite sensação de segurança em curvas e em alta velocidade.
Motores eficientes: Os motores TSI (1.0 e 1.4) entregam bom desempenho com baixo consumo de combustível, sendo ágeis tanto na cidade quanto na estrada.
Segurança: Todas as versões mais recentes contam com seis airbags, controles de tração e estabilidade, além de bons resultados em testes de colisão, sendo que a partir das versões intermediárias já há o pacote ADAS com ACC e frenagem frontal automática.
Tecnologia: Painel digital de 8 polegadas, central multimídia moderna de 10 polegadas com WiFi estão presentes nas versões intermediárias e topo de linha.
Visual moderno: O design é atual e atrativo, com linhas elegantes e que agradam a maioria dos consumidores.
Acabamento interno: Os plásticos dominam o interior, principalmente nas versões de entrada, transmitindo sensação de simplicidade e pouca sofisticação.
Falta de porta objetos: O modelo oferece poucos espaços práticos para guardar pequenos objetos, como celulares e carteiras.
Túnel central traseiro: O túnel elevado no assoalho dificulta o conforto para quem senta no meio do banco traseiro.
Conforto para passageiros: Apesar do bom espaço, o Virtus não é o sedã mais confortável para quem viaja no banco traseiro, principalmente em trajetos longos devido ao formato do banco e posição
Preço: As versões mais equipadas têm preço elevado para o segmento, aproximando-se de modelos de categorias superiores, o Toyota Corolla GLi 2026 parte de R$ 164.590, portanto é mais barato que o Virtus
Ausência de alguns itens: Faltam itens como saídas USB e tomadas 12V para os passageiros traseiros nas versões de entrada, o fato da versão de entrada Sense, mesmo custando R$ 109.000, não ter sistema multimídia também é um pecado, o equipamento presente de série nos rivais que são mais baratos.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.