A linha Volkswagen Polo 2026 já está nas lojas em todo o Brasil, com a chegada do novo SUV Tera (leia sobre ele aqui) a Volkswagen retirou do mercado boa partes das versões do hatch, restando agora apenas quatro configurações, as de entrada Tracker e Robust com motor aspirado e câmbio manual, além da Sense e Highline, ambas com motor turbo e câmbio automático. Os preços do Polo 2026 partem de R$ 95.790 e vão até R$ 131.650. Vamos conhecer em detalhes, será que vale a pena comprar um Polo em 2025?
Índice desta matéria
As versões Track e Robust, são equipadas com motor 1.0 MPI aspirado, 3 cilindros, que entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. São versões voltadas para quem busca economia e simplicidade, mas sem abrir mão de itens essenciais de segurança e conforto. Lembrando que hoje estas duas configurações são as mais procuradas, representaram mais de 70% das vendas do Polo em 2024.
– Sense e Highline: Ambas versões trazem o motor 1.0 turbo 170 TSI, que alcança até 116 cv, acoplado ao câmbio automático de seis marchas, oferecendo desempenho superior e mais tecnologia embarcada.
Com relação aos equipamentos é bom dizermos que há uma diferença grande entre as listas de itens das versões aspiradas Track e Robust para as mais caras TSi, principalmente com relação a opção Highline. Podemos dizer que são carros de categoria diferentes.
Polo Track 1.0 MPI – R$ 95.790
Motor 1.0 aspirado, 84 cv, torque de 10,3 kgfm, câmbio manual de 5 marchas
Equipamentos: 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio Media Plus II com USB e Bluetooth, rodas de aço 15″ com calotas na cor preta, volante multifuncional, bancos em tecido, assistente de partidas em rampas, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS), banco do motorista com ajuste de altura,
Visual simples, com maçanetas e retrovisores em pretos sem pintura, foco em custo-benefício e frotistas.
Polo Robust 1.0 MPI – R$ 95.790
Mesma mecânica do Track: motor 1.0 aspirado, 84 cv, câmbio manual
Diferenciais: suspensão elevada, voltado para uso rural e frotistas, vendido por venda direta (PJ, produtores rurais)
Acessórios exclusivos: capas de banco em vinil, revestimento de assoalho em borracha, protetor de grade frontal, tapete de borracha no porta-malas e engate para reboque (em kit específico)
Visual robusto, sem rádio ou volante multifuncional, sem opcionais de personalização.
Polo Sense 1.0 170 TSI – R$ 107.990
Motor 1.0 turbo, 116 cv, torque de 16,8 kgfm, câmbio automático de 6 marchas
Equipamentos: O Polo Sense tem todos os itens da Track mais: Painel digital de 8″, multimídia VW Play de 10″, faróis Full LED, rodas de aço 15″ com calotas na cor cinza, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, bancos em tecido com revestimento diferenciado, vidros elétricos nas quatro portas, volante multi-funcional com borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, volante com ajuste de altura, piloto automático e sistema Start Stop.
Visual mais moderno, frente inspirada no modelo europeu, mais tecnologia e conforto.
Polo Highline 1.0 170 TSI – R$ 131.650
Motor 1.0 turbo, 116 cv, câmbio automático de 6 marchas (mesmo do Sense)
Equipamentos: Itens da Sense mais: painel digital de 10,25″, bancos de couro sintético, ar-condicionado automático digital automático Climatronic com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve 16″ diamantadas, carregador por indução para celulares, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sensor de chuva e de acendimento dos faróis, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de som com seis alto falantes e volante revestido em couro.
Versão topo de linha, com acabamento superior interno e externo.
Veja como cada versão do Polo 2026 se comporta em consumo, segundo dados do Inmetro:
Versão | Motor | Cidade (Gasolina) | Cidade (Etanol) | Estrada (Gasolina) | Estrada (Etanol) |
---|---|---|---|---|---|
Track 1.0 MPI MT | 1.0 aspirado | 13,5 km/l | 9,3 km/l | 15,7 km/l | 10,8 km/l |
Robust 1.0 MPI MT | 1.0 aspirado | 13,5 km/l | 9,3 km/l | 15,7 km/l | 10,8 km/l |
Sense 1.0 TSI AT | 1.0 turbo | 13,1 km/l | 9,0 km/l | 16,1 km/l | 11,1 km/l |
Highline 1.0 TSI AT | 1.0 turbo | 13,1 km/l | 9,0 km/l | 16,1 km/l | 11,1 km/l |
Esses números mostram que todas as versões são econômicas, com destaque para as configurações turbo (Sense e Highline) que em consumo rodoviário com gasolina conseguem superar os 16 km/l, isso apesar de serem mais potentes e terem câmbio automático. O motivo é o motor turbo TSi ser mais tecnológico, possui entre outras modernidades injeção direta de combustível, o que poupa combustível em relação ao MPi que é propulsor mais antigo.
A partir do mês que vem a Volkswagen começará a vender no Brasil seu mais novo SUV compacto o Tera, o modelo é feito sobre a mesma base do Polo, porém tem carroceria maior e mais alta, além de interior mais refinado, tanto é que esta redução nas versões do Polo em 2025 foi devido a chegada do Tera.
Os preços do VW Tera ainda não foram anunciados, mas é esperado que o modelo custe a partir dos R$ 105.000, em sua versão MPi, com exatamente o mesmo motor aspirado do Polo Track. Inegavelmente o SUV, apesar de ter proposta diferente, deve roubar compradores do Polo.
Mas afinal, o Polo ainda vai valer a pena mesmo com a chegada do Tera? As versões de entrada Track e Robust sim ! Afinal, apesar de custarem R$ 95.790, o que não é nada barato, o modelo de entrada da Volkswagen tem ainda um bom custo benefício e deve continuar vendendo bem.
Porém, o mesmo não deve acontecer com as versões Sense e Highline. A não ser que você faça questão de ter um Polo na garagem, no caso destas versões vale mais esperar e investir no Tera, afinal, o novo SUV chegará com um projeto mais moderno e mais espaçoso, o que deve pesar positivamente na hora da revenda.
Um exemplo disso é o fato do Polo Highline mesmo custando R$ 131.000 não ter nenhum dispositivo do pacote ADAS, enquanto o Tera já terá estes equipamentos, deve ser um modelo que agregará maior valor.
Abaixo você confere um comparativo rápido entre a versão Track, a mais vendida e popular do Polo e seus adversários:
Modelo | Preço aproximado (R$) | Motor (cv) | Torque (kgfm) | Consumo Urbano (km/l) | Consumo Rodoviário (km/l) | Airbags | Porta-malas (L) | Destaques/Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
VW Polo Track | 95.790 | 84 | 10,3 | 13,5 (G) / 9,3 (E) | 15,7 (G) / 10,8 (E) | 4 | 300 | Plataforma moderna, bom espaço interno, seguro, econômico, porém o preço é mais alto |
Fiat Argo 1.0 | 90.990 | 77 | 10,8 | 12,5 (G) | 14,9 (G) | 2 | 300 | Mais barato, menos potente, menos airbags |
Hyundai HB20 Sense Plus | 95.790 | 80 | 10,2 | 13,3 (G) | 14,8 (G) | 6 | 300 | Seis airbags, piloto automático, acabamento superior e multimídia |
Chevrolet Onix 1.0 | 94.900 | 82 | 10,6 | 13,9 (G) | 16,7 (G) | 6 | 275 | Seis airbags, consumo destaque, já tem multimídia, porta-malas menor |
Peugeot 208 Active 1.0 | 79.990 | 75 | 10,5 | 14,7 (G) | 15,9 (G) | 4 | 265 | Preço competitivo, acabamento moderno, motor Fire, porem há um preconceito com a marca |
Citroën C3 Live 1.0 | 73.490 | 75 | 10,7 | 13,4 (G) | 14,1 (G) | 2 | 315 | Mais barato, porta-malas maior, menos airbags, acabamento interno simples demais |
:
(G) Gasolina, (E) Etanol.
Consumos dados do Inmetro
Todos com câmbio manual.
Com exceção da Sense, todas as versões do Polo tem sem custo adicional apenas a pintura Preto Ninja, sendo que a sólida Branco Cristal custa R$ 900, as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius custam R$ 1650 adicionais.
Um caso a parte é a versão Sense que possui ainda a pintura Vermelho Sunset, além das demais sem custo adicional.
A Highline também possui a opção da Vermelho Sunset, porém por R$ 1.650 adicionais.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.