A linha Volkswagen Polo 2026 já está nas lojas em todo o Brasil, com a chegada do novo SUV Tera (leia sobre ele aqui) a Volkswagen retirou do mercado boa partes das versões do hatch, restando agora apenas quatro configurações, as de entrada Tracker e Robust com motor aspirado e câmbio manual, além da Sense e Highline, ambas com motor turbo e câmbio automático. Os preços do Polo 2026 partem de R$ 95.790 e vão até R$ 131.650. Vamos conhecer em detalhes, será que vale a pena comprar um Polo em 2025?
Índice desta matéria
Preços do VW Polo 2026:
- Polo Track: R$ 95.790
- Polo Robust: R$ 95.790
- Polo Sense 170 TSI AT: R$ 107.990
- Polo Highline 170 TSI AT: R$ 131.650
Motorização
As versões Track e Robust, são equipadas com motor 1.0 MPI aspirado, 3 cilindros, que entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. São versões voltadas para quem busca economia e simplicidade, mas sem abrir mão de itens essenciais de segurança e conforto. Lembrando que hoje estas duas configurações são as mais procuradas, representaram mais de 70% das vendas do Polo em 2024.
– Sense e Highline: Ambas versões trazem o motor 1.0 turbo 170 TSI, que alcança até 116 cv, acoplado ao câmbio automático de seis marchas, oferecendo desempenho superior e mais tecnologia embarcada.
Versões e equipamentos do Volkswagen Polo 2026: Detalhes de cada opção
Com relação aos equipamentos é bom dizermos que há uma diferença grande entre as listas de itens das versões aspiradas Track e Robust para as mais caras TSi, principalmente com relação a opção Highline. Podemos dizer que são carros de categoria diferentes.
Polo Track 1.0 MPI – R$ 95.790
-
Motor 1.0 aspirado, 84 cv, torque de 10,3 kgfm, câmbio manual de 5 marchas
-
Equipamentos: 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio Media Plus II com USB e Bluetooth, rodas de aço 15″ com calotas na cor preta, volante multifuncional, bancos em tecido, assistente de partidas em rampas, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS), banco do motorista com ajuste de altura,
-
Visual simples, com maçanetas e retrovisores em pretos sem pintura, foco em custo-benefício e frotistas.
Polo Robust 1.0 MPI – R$ 95.790
-
Mesma mecânica do Track: motor 1.0 aspirado, 84 cv, câmbio manual
-
Diferenciais: suspensão elevada, voltado para uso rural e frotistas, vendido por venda direta (PJ, produtores rurais)
-
Acessórios exclusivos: capas de banco em vinil, revestimento de assoalho em borracha, protetor de grade frontal, tapete de borracha no porta-malas e engate para reboque (em kit específico)
-
Visual robusto, sem rádio ou volante multifuncional, sem opcionais de personalização.
Polo Sense 1.0 170 TSI – R$ 107.990
-
Motor 1.0 turbo, 116 cv, torque de 16,8 kgfm, câmbio automático de 6 marchas
-
Equipamentos: O Polo Sense tem todos os itens da Track mais: Painel digital de 8″, multimídia VW Play de 10″, faróis Full LED, rodas de aço 15″ com calotas na cor cinza, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, bancos em tecido com revestimento diferenciado, vidros elétricos nas quatro portas, volante multi-funcional com borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, volante com ajuste de altura, piloto automático e sistema Start Stop.
-
Visual mais moderno, frente inspirada no modelo europeu, mais tecnologia e conforto.
Polo Highline 1.0 170 TSI – R$ 131.650
-
Motor 1.0 turbo, 116 cv, câmbio automático de 6 marchas (mesmo do Sense)
-
Equipamentos: Itens da Sense mais: painel digital de 10,25″, bancos de couro sintético, ar-condicionado automático digital automático Climatronic com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve 16″ diamantadas, carregador por indução para celulares, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sensor de chuva e de acendimento dos faróis, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de som com seis alto falantes e volante revestido em couro.
-
Versão topo de linha, com acabamento superior interno e externo.
Consumo do Volkswagen Polo 2026 por versão:
Veja como cada versão do Polo 2026 se comporta em consumo, segundo dados do Inmetro:
Versão | Motor | Cidade (Gasolina) | Cidade (Etanol) | Estrada (Gasolina) | Estrada (Etanol) |
---|---|---|---|---|---|
Track 1.0 MPI MT | 1.0 aspirado | 13,5 km/l | 9,3 km/l | 15,7 km/l | 10,8 km/l |
Robust 1.0 MPI MT | 1.0 aspirado | 13,5 km/l | 9,3 km/l | 15,7 km/l | 10,8 km/l |
Sense 1.0 TSI AT | 1.0 turbo | 13,1 km/l | 9,0 km/l | 16,1 km/l | 11,1 km/l |
Highline 1.0 TSI AT | 1.0 turbo | 13,1 km/l | 9,0 km/l | 16,1 km/l | 11,1 km/l |
Esses números mostram que todas as versões são econômicas, com destaque para as configurações turbo (Sense e Highline) que em consumo rodoviário com gasolina conseguem superar os 16 km/l, isso apesar de serem mais potentes e terem câmbio automático. O motivo é o motor turbo TSi ser mais tecnológico, possui entre outras modernidades injeção direta de combustível, o que poupa combustível em relação ao MPi que é propulsor mais antigo.
Vale a pena comprar um Polo mesmo com a chegada do Tera?
A partir do mês que vem a Volkswagen começará a vender no Brasil seu mais novo SUV compacto o Tera, o modelo é feito sobre a mesma base do Polo, porém tem carroceria maior e mais alta, além de interior mais refinado, tanto é que esta redução nas versões do Polo em 2025 foi devido a chegada do Tera.
Os preços do VW Tera ainda não foram anunciados, mas é esperado que o modelo custe a partir dos R$ 105.000, em sua versão MPi, com exatamente o mesmo motor aspirado do Polo Track. Inegavelmente o SUV, apesar de ter proposta diferente, deve roubar compradores do Polo.
Mas afinal, o Polo ainda vai valer a pena mesmo com a chegada do Tera? As versões de entrada Track e Robust sim ! Afinal, apesar de custarem R$ 95.790, o que não é nada barato, o modelo de entrada da Volkswagen tem ainda um bom custo benefício e deve continuar vendendo bem.
Porém, o mesmo não deve acontecer com as versões Sense e Highline. A não ser que você faça questão de ter um Polo na garagem, no caso destas versões vale mais esperar e investir no Tera, afinal, o novo SUV chegará com um projeto mais moderno e mais espaçoso, o que deve pesar positivamente na hora da revenda.
Um exemplo disso é o fato do Polo Highline mesmo custando R$ 131.000 não ter nenhum dispositivo do pacote ADAS, enquanto o Tera já terá estes equipamentos, deve ser um modelo que agregará maior valor.
Comparativo entre o VW Polo Track 2026 e seus rivais
Abaixo você confere um comparativo rápido entre a versão Track, a mais vendida e popular do Polo e seus adversários:
Modelo | Preço aproximado (R$) | Motor (cv) | Torque (kgfm) | Consumo Urbano (km/l) | Consumo Rodoviário (km/l) | Airbags | Porta-malas (L) | Destaques/Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
VW Polo Track | 95.790 | 84 | 10,3 | 13,5 (G) / 9,3 (E) | 15,7 (G) / 10,8 (E) | 4 | 300 | Plataforma moderna, bom espaço interno, seguro, econômico, porém o preço é mais alto |
Fiat Argo 1.0 | 90.990 | 77 | 10,8 | 12,5 (G) | 14,9 (G) | 2 | 300 | Mais barato, menos potente, menos airbags |
Hyundai HB20 Sense Plus | 95.790 | 80 | 10,2 | 13,3 (G) | 14,8 (G) | 6 | 300 | Seis airbags, piloto automático, acabamento superior e multimídia |
Chevrolet Onix 1.0 | 94.900 | 82 | 10,6 | 13,9 (G) | 16,7 (G) | 6 | 275 | Seis airbags, consumo destaque, já tem multimídia, porta-malas menor |
Peugeot 208 Active 1.0 | 79.990 | 75 | 10,5 | 14,7 (G) | 15,9 (G) | 4 | 265 | Preço competitivo, acabamento moderno, motor Fire, porem há um preconceito com a marca |
Citroën C3 Live 1.0 | 73.490 | 75 | 10,7 | 13,4 (G) | 14,1 (G) | 2 | 315 | Mais barato, porta-malas maior, menos airbags, acabamento interno simples demais |
:
-
(G) Gasolina, (E) Etanol.
-
Consumos dados do Inmetro
-
Todos com câmbio manual.
Pontos positivos do VW Polo Track
- Mecânica confiável, econômico e com custo de reparo baixo, este motor 1.0 MPi é usado na Volkswagen desde o lançamento do Up no Brasil em 2014, ou seja, já está mais do que aprovado pelo mercado e não tem surpresas com relação a sua manutenção ou problemas crônicos.
- Econômico: Hoje o Polo Track é um dos modelos mais econômicos do Brasil, chega a fazer próximo de 16 km/l.
- Volkswagen: O fato de ser um carro “Volkswagen” agrega bastante a imagem do modelo, principalmente com relação a desvalorização e pós-venda, algo que não acontece com marcas como Citroën e Peugeot que tendem a sofrer mais com a desvalorização.
- Bom espaço interno: Outro ponto positivo do Polo Track é seu espaço interno, o modelo que é feito sobre a modular plataforma MQB da Volks, a mesma utilizada pela marca na Europa, tem boas dimensões para a categoria, mede 4,07 m e tem distância entre eixos de 2,56 m, supera rivais como Hyundai HB20, Fiat Argo, Peugeot 208 e Chevrolet Onix.
Pontos negativos do VW Polo Track
- Preço mais elevado: O VW Polo Track apesar de ter apelo de carro custo benefício é mais caro que os rivais como Citroën C3, Peugeot 208 e Fiat Argo, hoje estes são os mais baratos da categoria custando respectivamente R$ 72.990, R$ 79.990 e R$ 90.990, sendo que o Track hoje sai por R$ 95.760, praticamente o mesmo valor pedido pelo Chevrolet Onix e Hyundai HB20, modelos mais bem equipados que o Volkswagen.
- Pouco equipado: Apesar de ser mais caro que os rivais a lista de equipamentos do Polo Track é inferior, lembrando que o modelo tem apenas 4 airbags, enquanto rivais como o HB20 e Onix já tem seis bolsas, além disso, os rivais nesta faixa de preço já dispõe de recursos como central multimídia e piloto automático, inexistentes no Polo Track.
Cores do Polo 2026
Com exceção da Sense, todas as versões do Polo tem sem custo adicional apenas a pintura Preto Ninja, sendo que a sólida Branco Cristal custa R$ 900, as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius custam R$ 1650 adicionais.
Um caso a parte é a versão Sense que possui ainda a pintura Vermelho Sunset, além das demais sem custo adicional.
A Highline também possui a opção da Vermelho Sunset, porém por R$ 1.650 adicionais.