Toyota GR LH2 Racing Concept – Protótipo movido a hidrogênio é mostrado em Le Mans

Toyota GR LH2 Racing Concept

A TOYOTA GAZOO Racing revelou o GR LH2 Racing Concept, um carro de teste movido a hidrogênio líquido (LH2), desenvolvido para avançar a tecnologia do hidrogênio no automobilismo. O modelo fez sua estreia pública no famoso Circuit de la Sarthe, onde está sendo exibido na H2 Village, um evento próprio para carros com combustíveis sustentáveis, organizada pelo Automobile Club de l’Ouest, durante as 24 Horas de Le Mans 2025, em sua 93ª edição.

Toyota GR LH2 Racing Concept
Toyota GR LH2 Racing Concept

Como parte de seus esforços para criar carros cada vez melhores a partir do automobilismo e contribuir para uma sociedade neutra em carbono, a Toyota tem desenvolvido suas tecnologias em ambientes desafiadores, como a série Super Taikyu, categoria de turismo bastante popular no Japão. Além disso, a empresa tem acelerado a expansão da produção, transporte e uso do hidrogênio em parceria com diferentes setores.

Toyota GR LH2 Racing Concept
Toyota GR LH2 Racing Concept

Toyota aposta no hidrogênio como alternativa a gasolina

Lembrando que hoje a Toyota já vende em alguns países o Mirai, um sedan totalmente movido a hidrogênio e que já está em sua terceira geração, sendo que a montadora japonesa foi uma das primeiras no mundo a produzir em série um carro a hidrogênio, o Toyota Mirai foi lançado em 2016.

Toyota Mirai
Toyota Mirai – Lançado originalmente em 2016 foi um dos primeiros carros de série no mundo movido a hidrogênio

A Toyota assumiu o desafio do desenvolvimento de motores a hidrogênio no automobilismo, as competições estão sendo o palco para o aprimoramento desta tecnologia. Inicialmente com eles começaram com a participação da Rookie Racing na série japonesa Super Taikyu, utilizando um Corolla com motor a hidrogênio. Em 2021, o carro funcionava com hidrogênio gasoso, e em 2023 foi introduzido um modelo movido a hidrogênio líquido. O potencial dos motores a hidrogênio no rally foi demonstrado em 2022, quando o GR Yaris H2 realizou voltas de demonstração no Ypres Rally, etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

Em 2023, o Corolla com motor a hidrogênio completou uma volta de demonstração no Circuit de la Sarthe, enquanto o conceito GR H2 Racing Concept foi apresentado como uma prévia de uma possível categoria futura de carros a hidrogênio em Le Mans.

Desde então, o desenvolvimento da tecnologia se intensificou, alcançando um novo marco com a apresentação do GR LH2 Racing Concept, movido a hidrogênio líquido.

Toyota GR LH2 Racing Concept
Toyota GR LH2 Racing Concept

Baseado no Hypercar GR010 HYBRID, que atualmente compete no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e correrá nas 24 Horas de Le Mans 2025, o novo conceito a hidrogênio passará por testes em pista para apoiar o desenvolvimento contínuo da tecnologia e da infraestrutura de hidrogênio, além de fortalecer parcerias para ampliar as possibilidades do hidrogênio no automobilismo.

Toyota GR010 HYBRID Le Mans 2025
Toyota GR010 HYBRID Le Mans 2025

Toyota nas 24 Horas Le Mans 2025

A apresentação do inovador GR LH2 Racing Concept completa uma celebração do passado, presente e futuro da Toyota, marcando os 40 anos da primeira participação da marca em Le Mans, com a introdução de uma combinação única de pinturas.

Toyota TS020 GT One 1998
Toyota TS020 GT One 1998

O #7 GR010 HYBRID, pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, traz uma pintura em vermelho e branco em homenagem ao icônico TS020 que competiu em Le Mans de 1998, o famoso Toyota GT One (foto acima) que fez sucesso inclusive no game Gran Turismo.

Toyota GR010 HYBRID 2025
Toyota GR010 HYBRID 2025

Já o #8 GR010 HYBRID, conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, representa a determinação atual da equipe em vencer, com uma pintura preta fosca centrada no logo GR, que expressa o espírito “Odeio perder” e o conceito “Protótipo” de criar carros cada vez melhores, nascidos do automobilismo, em constante evolução.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas