kwid 2026
A Renault apresentou hoje o Kwid 2026, ao contrário do que era esperado o modelo não teve grandes mudanças, basicamente seguiu o mesmo carro lançado em 2022, recebendo apenas leves retoques no acabamento. A reestilização mais profunda empregada no Dacia Spring 2025 – o irmão do Kwid vendido na Europa e que inclusive já roda em testes no Brasil (leia sobre aqui) deve ficar mesmo para o ano que vem ou, talvez chegue ao Brasil apenas na versão elétrica E-Tech.
Índice desta matéria
Visualmente o Kwid 2026 não mudou, o que mudou foi apenas o acabamento (detalhes de pintura) nas versões mais caras, mas nada radical. O modelo ganhou uma nova versão chamada Iconic, basicamente ela traz o mesmo conjunto da versão intermediária Intense, porém com um acabamento visual mais premium e a versão Outsider também recebeu mudanças.
O Kwid Iconic tem retrovisores com acabamento em preto brilhante com detalhes na cor amarelo Citron. Há ainda exclusivas rodas aro 14 em preto brilhante, sendo esta a única a versão a ter rodas em liga leve.
Ainda na Iconic há um acabamento com novos adesivos na parte inferior das portas e detalhes como o logo “ICONIC ” na cor Citron na grade frontal, além disso esta nova versão vem exclusivamente com teto pintado em preto brilhante. O interior tem o mesmo padrão de acabamento da versão Intense, com bancos com costuras em azul e maçanetas cromadas.
A versão top de linha Outsider (foto acima) traz também estas mesmas novidades da nova versão Iconic, ou seja, detalhes na cor amarelo Citron na grade dianteira e retrovisores. Tendo como diferencial o rack no teto, além do acabamento diferenciado nos para-choques dianteiro e traseiro com detalhes prateados. O acabamento dos bancos são exclusivos nesta versão têm costuras na cor verde e possuem tecido de melhor qualidade na cor cinza.
É importante comentar que o teto do Kwid Outsider não é pintado em preto brilhante e as rodas são em aço aro 14 com calotas “Flex Whell bi-ton” que imitam rodas diamantadas porém são em plástico, as rodas em liga leve como as da versão Iconic custam salgados R$ 1.800 adicionais na Outsider.
Outra perda da versão Outsider 2026 são os apliques de proteção emborrachados que ficavam na parte inferior das portas, agora o modelo virá apenas com adesivos decorativos no lugar. Por isso o Kwid Iconic e o Oustider têm uma diferença de preço pequena, apenas R$ 120.
A versões mais populares e baratas do Kwid 2026 infelizmente mudaram pouco, agora passam a vir de série com alto falantes traseiros, posicionados na coluna “C”, outra novidade é que a Renault retirou a tomada 12v, que hoje raramente é usada, em seu lugar colocou mais uma tomada USB do tipo “C” para carregamento de smartphones.
Para completar o “pacote” de mudanças no Kwid 2026 toda a linha ganhou uma nova opção de cor, o cinza Cassiopée mostrado no modelo das fotos, porém que ela custará R$ 1.500 adicionais.
A má noticia é que os preços do Kwid 2026 subiram em todas as versões, o que não é novidade se tratando de Brasil. Enquanto a linha Kwid 2025/2025 partia de R$ 77.270 na versão Zen, o modelo 2025/2026 nesta mesma configuração sairá por R$ 78.410, um aumento de R$ 1.140. Enquanto na top de linha Kwid Outsider o aumento foi ainda maior, o modelo encareceu quase R$ 1.900, passou a custar R$ 85.140.
O que mais assusta é saber que a versão Outsider completa com pintura metálica e rodas em liga leve (como mostrado no carro nas fotos acima) o preço do Kwid salta para R$ 88.440, ou seja, já estamos pagando quase R$ 90 mil em um Kwid.
Com isso os preços mais caros o Renault Kwid deixou oficialmente de ser o carro mais barato do Brasil, o rival Fiat Mobi hoje parte de R$ 77.990, ou seja, é R$ 410 mais barato.
Na parte mecânica também não há novidades, o Kwid 2026 segue com o já conhecido bloco 1.0 SCe três cilindros, 12 válvulas, com duplo comando de válvulas e bloco em alumínio, este propulsor rende 68 cv com gasolina ou 71 cv com etanol, para um torque de 9,4 kgfm com gasolina ou 10 kgfm com etanol, o grande destaque é seu baixo consumo de combustível.
O Kwid se destaca por ser um dos carros a combustão mais econômicos do Brasil, ele é o mais econômico na categoria de acordo com dados do PBEV do Inmetro, o sub compacto da Renault faz impressionantes 14,6 km/l na cidade, alcançando até 15,5 km/l na estrada. Já com etanol o consumo não é tão bom assim, fica em 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, mesmo assim o Kwid de acordo com o padrão de medição do Inmetro é mais econômico que o rival Fiat Mobi, compare abaixo:
Cidade: Etanol 10,4 km/l / Gasolina 14,6 km/l
Estrada: Etanol 14,6 km/l / Gasolina 15,5 km/l
Cidade: Etanol 9,8 km/l / Gasolina 14 km/l
Estrada: Etanol 10,6 km/l / Gasolina 15,1 km/l
Por ser tão econômico o Kwid paga o preço no seu desempenho, os números não são nada empolgantes, ele acelera de 0 a 100 km/h em 14 segundos com gasolina ou 13,5 segundos com etanol.
Apesar de ser um sub compacto, o Renault Kwid tem boas dimensões para a categoria, sendo maior que seu principal rival o Fiat Mobi, são 3.73 m de comprimento e distancia entre eixos de 2,42 metros, a largura fica em 1,58 m e a altura (sem contar as barras no teto) é de 1,48 m.
Só para comparamos, o Fiat Mobi tem somente 3,59 m de comprimento e 2,30 m de entre eixos, ele é 14 cm menor em relação ao Kwid e tem distância entre eixos 12 cm menor. Na pratica, esta diferença no tamanho é diretamente sentida no espaço para as pernas no banco traseiro e no porta malas. O porta malas do Kwid tem 290 litros, contra apenas 200 litros do rival Mobi, é uma baita diferença funcional.
Outra vantagem o Renault Kwid é sua boa altura em relação ao solo de 18,5 cm, além dos bons ângulos de entrada e de saída: 24,1 graus e 41,7 graus respectivamente, isso da valentia ao modelo passar por trechos acidentados, pequenos alagamentos, além de encarar com facilidade calçadas e rampas sem raspar.
Não que o Kwid seja um SUV como a Renault tentou emplacar quando lançou o modelo no país, porém, comparado aos carros “normais” o Kwid realmente é mais alto, o Fiat Argo por exemplo tem 15 cm de distância livre do solo, sendo cerca de 3 cm mais baixo que o Kwid.
Por fim, podemos destacar os equipamentos de segurança do Renault Kwid, o modelo é o único da categoria a vir de série com 4 airbags, o rival Fiat Mobi tem apenas dois airbags (os airbags frontais obrigatórios).
Todas as versões têm de “graça” apenas a pintura preto sólido (Preto Nacré), sendo que opcionalmente há o branco sólido (Branco Glacier) por R$ 700 reais, além das pinturas metálicas: vermelho Fogo, cinza Cassiopeé e o prata Étoile todas ofertadas por R$ 1.500 adicionais.
Principais itens de série:
• 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
• Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
• Assistente de partida em rampa (HSA)
• Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes
• Sistema Start & Stop
• Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
• Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
• Painel de instrumentos com mostradores em LED
• Indicador de temperatura externa
• Computador de bordo
• Tacômetro
• Direção elétrica
• Ar-condicionado
• Quatro alto-falantes
• 2 saídas USB na frente
• Rodas com calotas Dark Antracite 14”
• Travas elétricas das portas
• Vidros dianteiros elétricos
Principais itens de série: todos da versão Zen mais
• Maçanetas externas na cor da carroceria
• Retrovisores em preto brilhante
• Retrovisores elétricos
• Chave tipo canivete
• Câmera de ré
• Media Evolution com tela de 8″ com Espelhamento de smartphone Android Auto® e Apple CarPlay®, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia
• Comando satélite de áudio
• Lanternas com assinatura em LED
Principais itens de série: todos da versão Intense mais
• Badge na grade dianteira com a legenda “ICONIC” na cor Citron
• Friso nos retrovisores externos na cor Citron
• Rodas de liga-leve 14” escurecidas
• Novos adesivos para as portas dianteiras e traseiras
• Pintura biton
Principais itens de série: todos da versão Iconic mais
Barras de teto com detalhes na cor Citron
• Molduras de proteção lateral com novos adesivos
• Skis traseiros / Skis frontais com detalhes na cor Citron
• Bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron
• Rodas com calotas Flexwheel 14” bíto
Opcional: Rodas em liga leve aro 14 escurecidas – R$ 1.800
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.