Renault

Renault 5 E-Tech: O Ícone dos anos 70 renascido em versão 100% elétrica

O lendário Renault 5 está de volta, agora totalmente elétrico e pronto para conquistar uma nova geração de motoristas. Apresentado oficialmente no começo de 2025 e já eleito “Carro do Ano 2025” pelo júri europeu do COTY, o Renault 5 E-Tech combina nostalgia, tecnologia de ponta e compromisso com a mobilidade sustentável, porém este modelo representa um grande teste para a fabricante francesa, afinal o consumidor europeu ainda não se convenceu em ter um modelo 100% elétrico na garagem, além disso, o preço do Renault 5 pode ser um problema, ele custa na Europa a partir de 25 mil euros, cerca de R$ 160 mil.

Design e plataforma

Inspirado no clássico dos anos 1970, o novo Renault 5 E-Tech mantém o visual carismático e as linhas marcantes do original, com um design quase que retrô, porém com soluções modernas como o conjunto de luzes totalmente em LED de ultima geração. Construído sobre a inédita plataforma AmpR Small, dedicada a veículos elétricos compactos, o hatch de cinco portas mede menos de 4 metros de comprimento (3,92 m) e pesa menos de 1.500 kg. Só para efeito de comparação o Renault 5 é quase 10 cm menor em relação ao Clio.

A plataforma oferece piso plano, entre-eixos de 2,54 m, espaço interno otimizado e porta-malas de 326 litros – números generosos para o segmento.

Motorização, autonomia e recarga

O Renault 5 E-Tech chega com duas opções de bateria: 40 kWh e 52 kWh. Dependendo da versão, o motor dianteiro entrega 95 cv, 122 cv ou 150 cv de potência, com torque de até 245 Nm. A autonomia varia entre 312 km e 410 km no ciclo WLTP, colocando o modelo entre os mais eficientes da categoria.

Com relação ao desempenho, o modelo também agrada, a versão de 122 cv vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos.

A recarga também é destaque: em carregadores AC de 11 kW caseiros o tempo de 10% a 100% é de cerca de 4h30. Já em estações rápidas DC de 100 kW, é possível recarregar de 15% a 80% em apenas 30 minutos. O modelo ainda oferece tecnologia V2L (vehicle-to-load), permitindo alimentar aparelhos eletrônicos diretamente do carro, e V2G (vehicle-to-grid), que pode devolver energia à rede elétrica em mercados compatíveis.

Interior de carro premium

A cabine do novo Renault 5 agrada, ela tem um acabamento premium com detalhes de modelos de luxo, como tecido revestindo o painel, podendo ser em uma espécie de linho ou couro, os bancos e portas também têm revestimentos em tecido nobre em dois tons. Além do bom acabamento o modelo da Renault também é bem equipado. Um detalhe curioso é alavanca de câmbio localizada atrás do volante.

Tecnologia e segurança

O Renault 5 E-Tech traz o sistema multimídia OpenR Link com Google integrado, mais de 50 aplicativos e integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e assistente por voz, são duas telas de 10 polegadas, uma para a central multimídia e outra para o painel de instrumentos.

Há ainda recursos como bancos elétricos dianteiros com aquecimento, carregador sem fio para smartphones, sensores de estacionamento, ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento por botão, partida por botão, faróis Full LED e rodas aro 18.

Entre os assistentes de condução, destacam-se o piloto adaptativo inteligente, o Active Driver Assist (nível 2 de direção semiautônoma), frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e recursos inovadores para facilitar o trabalho dos serviços de resgate em caso de acidente.

Produção francesa e compromisso ambiental

O novo Renault 5 E-Tech está sendo produzido na França, incluindo a montagem das baterias e motores, com início das entregas previsto para a metade de 2025. A marca afirma que, até 2030, a pegada de carbono dos módulos de bateria será 35% menor em relação ao Renault Zoe, reforçando o compromisso ambiental do projeto.

Preços e mercado

Com preço inicial anunciado a partir de 25.990 euros na Europa (o equivalente a R$ 164.900) chegando até 33.490 euros (R$ 212.300) na opção mais potente, o Renault 5 E-Tech enfrentará um dos grandes problemas dos elétricos produzidos na Europa os preços elevados.

Apesar de ser um valor interessante para um modelo elétrico, ele custa muito mais do que carros similares a combustão. Só para comparamos o Renault Clio, que é um modelo maior, parte de 16.900 euros (R$ 107.300), ou seja, é 50% mais barato que o novo elétrico.

O Renault 5 E-Tech 2026 chegará para rivalizar com modelos como BYD Dolphin e MINI Cooper Electric, apostado na tradição, tecnologia e design para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Renault 5 E Tech virá ao Brasil ?

As chances do novo Renault 5 E Tech vir ao Brasil são pequenas. Principalmente pelo preço, caso viesse custaria acima dos R$ 200 mil. Você acha que teria mercado ?

Equipe Encontracarros

Publicado por:
Equipe Encontracarros

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.