Quando falamos em um carro GTi logo vem a cabeça os modelos da Volkswagen, porém a Peugeot há 40 anos já usava essa sigla para identificar seus carros esportivos. Em 1984 a marca francesa laçava o 205 GTi, uma versão apimentada do hatch 205, de lá pra cá diversos modelos da marca como 306, 206, 207 e 208 tiveram suas versões GTi, agora a Peugeot está trazendo de volta o GTI porém em uma interessante versão 100% elétrica do 208 equipada com 280 cv de potência e que será simplesmente a versão mais veloz e potente já feita do modelo.
O Novo Peugeot e-208 GTi 2026 chegará para ser o hatch mais veloz da categoria e também a versão mais veloz já feita do 208, graças a seu potente motor de 280 cv e 345 Nm de torque, ele dispara de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos. Porém como na maioria dos carros elétricos a velocidade máxima é limitada para poupas as baterias, o e-208 é limitado aos 180 km/h.
Índice desta matéria
Além do motor mais forte há um esportivo raiz
O Peugeot e-208 GTI conta com suspensão retrabalhada, rebaixada em 30mm e a largura do eixo dianteiro foi alargada em 56 mm enquanto a traseira em 27 mm, o carro ganhou ainda barras estabilizadoras na traseira, justamente para melhorar o desempenho do hot hatch em curvas. O modelo traz um exclusivo diferencial traseiro com escorregamento limitado. Lembrando que estas mudanças foram feitas pela divisão esportiva PEUGEOT Sport, o mesmo grupo de engenheiros responsáveis pelo carro de competição da marca nas 24 horas de Le Mans.
As rodas também chamam atenção, elas são aro 18 e foram inspiradas no 205 GTi 1.9 da década de 1980, elas têm em destaque a inscrição GTI para você não esquecer que a Peugeot também faz GTI !. Os pneus também são de alta performance, Michelin Pilot Sport Cup 2 215/40-18.
Visualmente as mudanças foram sutis, os faróis Full LED ganharam uma faixa interna em vermelho, a grade frontal também ganhou um desenho diferente com detalhes em vermelho, assim como os apliques nas caixas de rodas e os retrovisores.
Interior
Por dentro o e-208 GTI 2026 tem também alguns diferenciais, os bancos são esportivos e contam com revestimento com uma mistura de Alcantara e couro perfurado, o assolho é revestido em um tecido vermelho, o volante também tem revestimento premium em Alcantara, os cintos de segurança são em vermelho e os pedais são em alumínio.
A Peugeot também refez o visual das telas do painel digital e da central multimídia, para trazer mais esportividade ao 208.
Sistema elétrico
Com relação ao sistema elétrico o e-208 GTi usa bateria de 54 kWh, apesar do motor potente ele pode rodar até 350 km com uma carga completa de acordo com o padrão de mediação WLTP.
Segundo a Peugeot para recarregar em casa com um carregador de 7,4 kW AC são necessárias 4 horas e 40 minutos, porém usando um carregador de alta potência de 100 KW DC é possível passar de 20 para 80% da carga em menos de 30 minutos.
Quando chega?
A Peuegot não informa qual será o preço nem quando o e-208 chegará as lojas, tudo indica que o modelo deve estrear nos próximos meses. Não há informações sobre uma possível vinda ao Brasil. Lembrando que desde 2024 a Peugeot deixou de vender o e-208 no Brasil, a versão elétrica do 208.