peugeot 2008 crashtest
Um assunto que viralizou bastante na internet essa semana foi sobre o Peugeot 2008, o SUV acabou se saindo muito mal nos testes de colisão do Latin NCAP, (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe), que é uma espécie de órgão independente que avalia a segurança dos carros vendidos na região. O SUV da Peugeot fabricado na Argentina obteve apenas 1 estrela das 5 possíveis. O que chamou atenção já que se trata de um carro muito novo, o resultado foi considerado alarmante por especialistas do setor.
O Latin NCAP destacou que a principal deficiência do Peugeot 2008 está na proteção ao motorista em colisões frontais, especialmente na região do tórax, que apresentou níveis de proteção considerados fracos. A estrutura do habitáculo foi classificada como instável e incapaz de suportar cargas maiores em acidentes mais severos. Além disso, a proteção para as pernas do condutor foi apenas adequada, com risco de impacto com partes perigosas do painel.
No impacto lateral, a proteção foi considerada boa para cabeça, abdômen, tórax e pelve. Porém, o SUV perdeu pontos importantes por não oferecer airbags laterais de cortina como item de série nas versões mais acessíveis, impossibilitando a realização do teste de impacto lateral contra poste — um dos mais rigorosos do protocolo (lembrando que o Peugeot 208 em sua versão de entrada Active tem apenas 4 airbags).
O desempenho na proteção de crianças também ficou aquém do esperado. O Latin NCAP apontou resultados ruins para o tórax de crianças de um ano e meio e para a cabeça de crianças de três anos. Outro ponto negativo foi a ausência de interruptor para desativação do airbag do passageiro nas versões básicas, o que impede a instalação segura de cadeirinhas infantis voltadas para trás.
Na proteção a pedestres, o Peugeot 2008 apresentou avaliação geral boa, mas com áreas críticas próximas ao para-brisa e aos pilares A, onde o risco de lesões é maior. O modelo também foi penalizado pela ausência de frenagem autônoma de emergência (AEB) como item de série, disponível apenas na versão mais cara GT.
Proteção de ocupantes adultos: 42%
Proteção de ocupantes infantis: 59%
Proteção a pedestres: 54%
Assistência à segurança: 56%
Em nota a Stellantis (grupo que faz parte a Peugeot) afirma que o modelo atende toda a regulamentação vigente e afirmou que a oferta de equipamentos varia conforme a versão do veiculo. O fato é que esse teste pegou bem mal para a imagem do Peugeot 2008, que já não está bem no mercado.
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