vw tera 2026
O carro mais aguardado do ano está preste a chegar às ruas, a Volkswagen vai começar a vender na primeira semana de junho o VW Tera. Com design moderno o modelo promete agitar não só o mercado de SUVs compactos mas também todo o mercado automotivo brasileiro, o modelo une estilo moderno, carroceria de porte robusto, interior bem acabado e bem equipado. Nesse domingo dia 25 de maio ocorreu seu lançamento oficial, confira preços, versões e equipamentos em detalhe.
Índice desta matéria
Versão | Preço Inicial |
---|---|
Tera MPI MT | R$ 99.990* /R$ 103.990 |
Tera TSI MT | R$ 116.990 |
Tera Comfort TSI AT | R$ 126.990 |
Tera High TSI AT | R$ 139.990 |
Tera High + Outfit The Town | R$ 142.290 |
*preço valido apenas para os primeiros 999 exemplares
Nos anos 90 ou 2000 o mercado automotivo era dominado pelo hatchs e sedans, porém essa época definitivamente ficou no ano passado e hoje quem manda no mercado são os SUVs, de cada 10 carros vendidos no Brasil 5 são SUVs, segundo a Fenabrave hoje em 2025 os SUVs já representam 53% de todo o mercado. Sabendo disso, as montadoras estão cada vez mais se virando para lançarem modelos desse tipo há um preço mais acessível.
A Volkswagen é um exemplo disso, apesar do valor inicial de R$ 99.900 ser promocional, o Tera chega praticamente com os mesmos preços do Polo, tendo qualidades muito mais destacadas que o hatch, com isso ele tem tudo para se tornar o mais vendido do Brasil, inclusive alcançando popularidade como o Gol e Fusca tiveram no passado por aqui.
Isso porque o modelo traz um pacote ideal pensado para o consumidor atual, tem visual esportivo e moderno, carroceria com boas dimensões, interior bem equipado e com tecnologias inéditas na categoria como o pacote ADAS de série em todas as versões, combinado com uma mecânica confiável e sem surpresas, tudo isso por um preço bastante competitivo.
O VW Tera estará disponível em quatro versões de acabamento (MPI, TSI, Comfort e High). A versão de entrada do VW Tera 2026 chamada de MPI tem preço de R$ 99.990, porém esse valor é valido apenas para as 999 primeiras unidades vendidas, depois aumentará para R$ 103.990, ela é a única disponível com motor 1.0 MPI aspirado de três cilindros com 84 cv e 10,3 kgfm, enquanto as demais são impulsionadas pelo motor 1.0 turbo (170 TSI) 3 cilindros com injeção direta, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm.
A versão intermediária TSI traz o mesmo conjunto de equipamentos da versão de entrada porém com motor turbo, seu preço é de R$ 116.990, o cambio assim como na versão de entrada é manual de cinco velocidades.
Quem tem preferencia por cambio automático terá que optar pela variante Comfort que custa R$ 126.990 ou pela top de linha High que sairá por R$ 139.990. Há ainda o pacote opcional Outfit The Town que eleva o preço total para R$ 142.290 ela faz referencia ao festival de musica que acontece em São Paulo e tem alguns detalhes visuais exclusivos.
Com motor 1.0 aspirado e etanol no tanque o Tera precisa de 13.8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e tem velocidade máxima de apenas 162 km/h, números nada animadores, porém a proposta aqui é o custo benefício.
Já a versão TSI com câmbio manual tem desempenho muito mais interessante, a prova de 0 a 100 km/h é feita 10.1 segundos, enquanto a velocidade máxima fica acima dos 180 km/h, é a mais rápida das versões.
Com motor turbo e cambio automático o VW Tera 2026 vai de 0 a 100 km/h em 11.7 segundos e atinge velocidade máxima de 184 km/h, desempenho apenas razoável e inferior aos rivais, lembrando que o Fiat Pulse com motor turbo tem 130 cv e o Renault Kardian possui 125 cv, como são mais potentes ambos têm melhores desempenhos.
Se o desempenho não empolga, o consumo sim é bem interessante, infelizmente a Volkswagen divulgou apenas os dados com relação a versão turbo automática, mas os números agradam, o SUV faz com gasolina 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, enquanto com etanol fica em 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. As versões manuais devem ser ainda mais econômicas.
Com relação ao seu tamanho ele fica dentro do padrão da categoria, podemos dizer que há pontos positivos e negativos. O VW Tera mede 4,15 m de comprimento, 1.77 m de largura, 1.48 m de altura e tem distância entre eixos de 2,56 m, o porta malas oficialmente é divulgado tendo 350 litros.
Por fora o Volkswagen Tera é maior em relação ao Pulse e Kardian, sua carroceria realmente tem um porte mais musculoso e imponente em relação aos rivais, porém como o novo SUV usa exatamente a mesma base do Polo seu interior não é tão amplo quanto parece ser por fora.
A distância entre eixos fica no meio termo entre os rivais, é 3 cm maior em relação ao Pulse e 4 cm menor que o Kardian. Já a altura é um ponto negativo do VW Tera, ele tem somente 1.48 m de altura, é quase 10 cm mais baixo em relação ao Pulse e 4 cm mais baixo que o Kardian, o que diminui a sensação de amplitude no interior do Volkswagen, principalmente para ocupantes mais altos, o que é uma das características mais procuradas quando falamos em SUV.
Outro ponto polêmico é com relação ao porta malas, apesar de ter a maior carroceria entre os rivais o Tera tem porta malas de 350 litros, é inferior ao do Pulse que tem 370 litros e também ao do Kardian que tem 410 litros. Compare a tabela abaixo:
Modelo | Comprimento (cm) | Largura (cm) | Altura (cm) | Entre-eixos (cm) | Porta-malas (litros) |
---|---|---|---|---|---|
VW Tera | 415 | 177,7 | 147,8–150,4 | 256,6 | 350 |
Fiat Pulse | 410 | 177,4 | 157,7 | 253,2 | 370 |
Renault Kardian | 412 | 174 | 155 | 260,5 | 410 (teórico) |
Um dos pontos positivos do Volkswagen Tera é sua boa lista de equipamentos, todas as versões sairão de fábricas já equipadas com recursos como frenagem frontal automática com detecção de colisão em todas as versões, monitoramento de cansaço do motorista, painel digital de 8 polegadas, sistema multimídia com tela de 10 polegadas, piloto automático, isso de série desde a versão mais básica, itens inexistentes nos rivais que alias são mais caros.
Todos os itens do MPI mais:
Todos os itens do TSI MT
Todos os itens do Comfort
Pacotes Opcionais:
Outfit The Town (R$ 2.300): detalhes estéticos exclusivos na versão High
ADAS (R$ 2.839): assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, assistente traseiro de saída de vaga, park assist e travel assist
Quando a VW anunciou que estava desenvolvendo um SUV compacto muita gente afirmou que o novo modelo poderia ser batizado de Gol, isso dá uma ideia de como esse carro era importante para a VW, a ideia é que ele brigue ao lado do T-Cross pelo posto de mais vendido do país, além do Brasil ele será vendido em mais de 20 países das Américas. Ou seja o Tera é o Gol do novos tempos.
Além da Volkswagen Chevrolet e Hyundai também vão entrar na onda dos SUVs compactos, segundo algumas reportagem está desenvolvendo um novo SUV compacto baseado no Onix, que deve ser lançado em algum momento no próximo ano, já a Hyundai deve lançar até 2027 um novo SUV compacto que será baseado no Novo Hyundai HB20 e deve aposentar a versão sedan do modelo.
Fonte: VWNews
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