A Jeep revelou oficialmente a nova geração do Compass 2026, marcando uma transformação significativa em design, tecnologia e motorização. O SUV médio passa a ser construído sobre a moderna plataforma STLA Medium, a mesma utilizada em modelos recentes do grupo Stellantis, como o Peugeot 3008, proporcionando maior espaço interno, maior porta-malas e suporte total à eletrificação.
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O Jeep Compass 2026 estreia uma gama completa de novos motores: híbridos plug-in (PHEV) e uma inédita versão 100% elétrica, além de opções a combustão (gasolina ou diesel) para alguns mercados fora da Europa.
De início agora em 2025 haverão duas versões totalmente elétricas, a mais barata poderá alcançar até 213 cv de potência vindo com apenas um motor dianteiro, tração 4×2 dianteira e bateria de 74 kWh, já a segunda terá 235 cv de potência, virá com bateria maior com 96 kWh e terá tração integral 4×4.
Posteriormente, provavelmente em 2026, o novo Jeep Compass deve receber uma versão elétrica com uma arquitetura com dois motores elétricos (um dianteiro e outro traseiro) que será exclusiva para a marca, totalizando impressionante 375 cv de potência, tendo também tração 4×4.
A Jeep não especificou a autonomia de cada versão, eles afirmam apenas que a autonomia das versões elétricas irá variar entre 500 km até 650 km.
Esta nova plataforma elétrica da Stellantis suporta sistemas de 400V e corrente direta de carga DC, permitindo recarga rápida de 20% a 80% em cerca de 27 minutos.
Com relação as versões híbridas, haverá uma configuração mais barata com motor a gasolina combinado com um sistema híbrido leve de 48v com 145 cv de potência. Enquanto as versões intermediárias virão com um conjunto híbrido do tipo plugin (carregável na tomada) com 195 cv de potência e que deve ser capaz de rodar por cerca de 85 km no modo puramente elétrico, sem precisar usar gasolina.
No Brasil a Jeep deve manter o atual bloco 1.3 turbo flex usado no Compass atual, porém em algumas versões ele se tornará híbrido com o auxílio de um conjunto elétrico do tipo plugin (recarregável na tomada) que está sendo desenvolvido exclusivamente para o nosso mercado, enquanto a versão elétrica deve ser restrita apenas a configuração top de linha que deve vir importada inicialmente ao nosso país.
Com relação ao motor diesel, a principio esta nova geração não terá. Lembrando que desde o início de 2025 a Jeep parou de produzir no Brasil o Compass diesel, o motivo principal foi a falta de procura por parte do publico. Lembrando que as versões diesel no país custavam cerca de R$ 30.000 a mais em relação as flex, uma diferença bastante considerável. A Jeep colocou no lugar do bloco diesel o 2.0 Hurricane a gasolina de 272 cv com tração 4×4 e que tem um apelo comercial maior em favor do desempenho.
Lembrando que na Europa o motivo do final do diesel é outro, a legislação e o governo, a partir de 2030 diversos países estão colocando restrições pesadas a veículos novos com motores diesel.
O visual evolui sem romper com a identidade já tradicional da Jeep, os faróis do novo Compass 2026 são mais estreitos e tem estilo mais quadrado, a grade de sete fendas está menor e em algumas versões será iluminada por LED e terá um sistema ativo de abertura e fechamento de acordo com a velocidade e a necessidade (Active Grill Shutter), os faróis nas versões mais caras serão do tipo adaptativos Matrix LED, capazes de se ajustarem de acordo com a luminosidade do ambiente.
O para-choque terá entradas de ar mais finas e um perfil mais reto e aventureiro. O estilo do Novo Compass lembra outros modelos da Jeep como o famoso Cherokee o o Wagonner vendido nos EUA.
Nas laterais do novo Compass 2026 a carroceria ficou mais robusta e musculosa, as caixas de rodas ficaram maiores, têm maior projeção para fora e um design mais quadrado. Nesta edição de lançamento que será ofertada na Europa o modelo virá com rodas aro 20.
O teto está mais alto e perdeu aquele caimento mais acentuado na traseira, as colunas foram afinadas e estão menos visíveis, o que deixa o SUV com um aspecto mais limpo e moderno, por fim, agora a terceira janela lateral está muito maior e ficará praticamente camuflada na coluna “C”.
Na traseira as lanternas são muito interessantes, tem efeito 3D de profundidade e são interligadas por barra de LED, inclusive o logo da “JEEP” também acenderá junto com as luzes.
O Novo Compass 2026 ficou mais aventureiro não só no visual, mas também em suas capacidades, altura em relação ao solo foi mantida em 20 cm, porém os novos para-choques são mais altos em relação aos atuais, o que aumentou os ângulos de entrada e de saída (agora são de 20 e 26 graus respectivamente) ou 27 e 31 graus nas versões 4×4, ou seja, agora o SUV poderá subir ou descer de obstáculos com maior facilidade sem raspar ou até encarar trilhas com maior valentia. A Jeep afirma que o novo Compass 2026 poderá enfrentar trechos alagados de até 47 cm de profundidade.
O Compass 2026 ficou maior, apesar e ainda não haver confirmação por parte da Jeep, é esperado que as medidas sejam as seguintes: 4,55 m de comprimento (13 cm a mais que o modelo atual nas lojas), 1,89 m de largura (8 cm a mais) e 2,74 m de entre-eixos (11 cm a mais), garantindo mais espaço para passageiros e bagagem. Ou seja, esta nova geração deve resolver duas das principais críticas de donos, o espaço interno menor comparado a outros SUVs. Não custa lembrar que a geração atual do Jeep Compass já é bastante antiga, foi lançada em 2016, portanto quase 10 anos atrás, época em que os SUVs desta categoria eram menores.
O porta malas deste nova geração do Jeep Compass cresceu e agora acomoda bons 550 litros, sendo que o modelo nas lojas atualmente tem 475 litros. Já com relação ao espaço interno no banco traseiro, segundo a Jeep, esta nova geração oferecerá 5,5 cm a mais de vão livre para as pernas no banco traseiro.
Internamente a cabine do novo Compass 2026 subiu de nível, principalmente com relação a tecnologia embarcada, destaque para a tela multimídia horizontal de grandes dimensões – na versão mais cara ela tem 16 polegadas, o painel digital também é novo e configurável tem 10 polegadas.
Outro ponto interessante é o console central elevado, no lugar da alavanca de câmbio o novo Compass virá com um seletor giratório de marchas. A Jeep também criou novos nichos e porta objetos na cabine do SUV para acomodar pequenos objetos.
Chama atenção também o acabamento premium com painel e portas forrados em couro, iluminação ambiente em LED com cores configuráveis, além de recursos como teto solar duplo e head-up display que projeta informações no para-brisa acima do volante.
Outra evolução no Novo Compass é com relação aos itens de segurança, o modelo passa a ser considerado um carro autônomo Level 2, além de itens já conhecidos como piloto automático ACC com stop and go, frenagem frontal automática e auxílio para manter o carro na faixa, o SUV recebeu inovações como sistema semiautomático para mudar de faixa, basta o motorista acionar a seta que o carro muda de faixa de forma automática, há ainda câmeras e sensores 360 graus.
O Novo Compass 2026 será produzido inicialmente na Itália, com as primeiras unidades sendo entregues no último quarto de 2025. A chegada ao Brasil deve ocorrer apenas entre o fim de 2026 e o início de 2027, com versões híbridas flex nacionais, um conjunto chamado pela Stellantis de Bio-Hybrid. A Stellantis já anunciou um investimento de R$ 13 bilhões para modernizar sua fábrica em Goiana (PE), para além de produzir esta nova geração do Compass, também passar a montar os novos motores eletrificados.
O modelo norte-americano teve produção adiada devido a questões tarifárias, mas também terá versões eletrificadas.
Atualmente a linha Compass 2025 nas lojas parte de R$ 189.990 e vai até R$ 291.990, os preços desta nova geração devem subir, porém acreditamos que ficarão no mesmo patamar do modelo atual e também da categoria, as versões híbridas plugin devem custar em torno dos R$ 250.000, isso claro falando de valores estimados baseados no mercado atual.
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