A Kia começou a vender no mês passado no Brasil o Bongo 2026, o utilitário que é um dos mais vendidos do país chega ao país custando entre R$ 174.990 a R$ 184.990. A principal novidade é a ampliação do período de garantia que passa para quatro anos ou 100 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Segundo a fabricante, essas mudanças foram possíveis graças a melhorias técnicas no conjunto mecânico, especialmente no trem de força, que ganhou maior durabilidade e eficiência, antes o período era de três anos.
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Diferença nos preços é devida aos equipamentos
Pelo Bongo K2500 2026 a Kia pede a partir de R$ 174.990, esse é o valor da versão de entrada que vem somente com dois lugares e sem ar condicionado, esta versão é chamada pelo código K.287.
Caso a opção seja pela configuração mais completa K.497, que conta com 3 lugares e ar condicionado o valor do Bongo 2026 sobe para R$ 184.990. Há ainda uma versão intermediária K.487, que vem com três lugares porém sem ar-condicionado, esta sai por R$ 179.990.
Todas as versões do Bongo têm o mesmo motor diesel, tração 4×4, vem sem caçamba e tem rodado simples na traseira (2 pneus no eixo traseiro).
A lista de equipamentos de todas as versões inclui direção hidráulica progressiva, vidros elétricos, computador de bordo com indicador do nível do Arla 32, faróis de neblina, luzes de condução diurna DRL, controle de estabilidade, console central com descansa braço rebatível (versões de 3 lugares), travas elétricas, chave com controle remoto, não há rádio, apenas preparação para som com 2 alto falantes nas portas.
Confira abaixo os preços e versões do Kia Bongo 2026:
- Bongo K.287 (2 lugares) – R$ 174.990
- Bongo K.297 (2 lugares ar condicionado) – R$ 179.990
- Bongo K.487 (3 lugares) – R$ 179.990
- Bongo K.497 (3 lugares ar-condicionado) – R$ 184.990
Lembrando que a Kia ainda vende algumas unidades do Bongo 2025, porém no caso o modelo tem garantia de apenas 3 anos, e há duas versões somente, a K.487 por R$ 171.990 com três lugares e sem ar, e a k.497 por R$ 178.990.
Versão de entrada do Bongo não conta com faróis de neblina e nem DRL nos faróis
Diferenciais do Kia Bong
O Kia Bongo 2026 é uma opção para quem busca um caminhãozinho versátil, que possa rodar tanto no dia a dia nas grandes cidades, quanto pegar estradas ou trechos rural. Seu tamanho reduzido de menos de 5 metros (4,85 m), faz com que o Bongo seja bastante fácil estacionar, além disso como todo VUC, ele pode ser dirigido por qualquer pessoa com carteira do categoria B, oficialmente é considerado um carro de passeio por isso não precisa seguir as restrições para caminhões.
Outro diferencial é a tração 4×4 com reduzida, ela permite ao modelo se aventurar em estradas de terra, além de fornecer mais segurança, o Bongo pode rodar com 4×2 traseira – 4x4H (normal) – 4x4L (reduzida).
Confira as dimensões do Kia Bongo:
- Comprimento: 4,85 m
- Entre eixos: 2,41 m
- Altura: 2.10 m
- Largura: 1,74 m
- Altura do solo: 26 cm
- Tanque de combustível: 60 L
- Tanque Arla 32: 14 L
- Peso: 1664 kg
- Capacidade de carga: 1811 kg
Capacidade de carga e dimensões do Kia Bongo 2026
Capacidade de carga
A capacidade de carga do Kia Bongo também é outro ponto positivo do utilitário da Kia Motors, ele leva até 1.811 kg. Já o PBT fica em 3.475 kg.
Bongo já merecia mudanças
O Kia Bongo atual foi lançado no Brasil em 2010, desde então ele é praticamente o mesmo (a primeira geração chegou ao país em 1994), a geração atual, lançada em 2010 recebeu apenas mudanças sutis principalmente na parte mecânica. Na linha 2025, lançada no ano passado por exemplo, ele recebeu tração 4×4 de série e faróis de neblina. Lembrando que o modelo perdeu as versões cabine dupla e com rodado duplo traseiro.
Em relação a rivais o Bongo tem um projeto mais antigo, o VW Delivery Express foi lançado em 2018, já a atual geração do Iveco Daily chegou aqui no Brasil em 2020, porém claro, são modelos bem mais caros, que custam praticamente o dobro do modelo da Kia, o Daily parte de R$ 290.000.
Motor
Sob o capô o Kia Bongo 2026 traz o conhecido motor 2.5 turbo diesel 4 cilindros, 16v, intercooler, capaz de entregar 130,5 cv de potência e torque de 26 kgf.m a 1.250 rpm. Esse bloco trabalha pareado a uma caixa manual de seis velocidades. Seu tanque de combustível tem 60 litros.
Lembrando que desde 2023 o Kia Bongo passou a usar o sistema de recirculação de gases com o aditivo Arla 32 (Adblue), há um tanque separado para este aditivo com capacidade para 14 litros.
Velocidade máxima e consumo do Kia Bongo 2026
A velocidade máxima do Kia Bongo 2026 fica em 150 km/h, enquanto o consumo na cidade fica entre 8 e 9.8 km/l na cidade e entre 11 e 11.8 km/l na estrada. É claro que esse números variam bastante de acordo com o estilo do implemento utilizado (baú, carroceria e etc.), pilotagem do condutor e claro o peso da carga transportada.
Ponto positivos e negativos do Kia Bongo 2026
Pontos Positivos
- Versatilidade e tamanho: Menos de 5 metros de comprimento e capacidade de carga de até 1.811 kg, o que o torna ideal para o uso urbano e rural, cabendo em vagas comuns e facilitando manobras.
- Desempenho e motorização: Motor turbodiesel com torque elevado (26 kgfm a 1.250 rpm) e boa resposta, tornando-o ágil mesmo quando carregado.
- Conforto e dirigibilidade: Suspensão macia para o motorista, boa visibilidade, estabilidade mesmo vazio, baixo ruído interno e facilidade para manobrar.
- Custo-benefício: Preço mais competitivo que picapes médias e concorrentes diretos, com manutenção relativamente simples e econômica.
- CNH B: Pode ser conduzido com carteira de motorista tipo B, facilitando o acesso para autônomos e pequenos empresários.
- Durabilidade: Relatos de proprietários destacam longa vida útil e poucos problemas mecânicos graves, mesmo após anos de uso intenso.
Pontos Negativos
- Suspensão e conforto para passageiros: Suspensão pode ser dura, principalmente nas versões com caçamba de ferro, causando desconforto em trechos irregulares ou quando vazio, e a cabine pode “pular” bastante.
- Estabilidade em curvas: Devido à largura reduzida, apresenta menor estabilidade em curvas, especialmente com carroceria alta ou carregada.
- Falta de itens de conforto: Algumas versões não possuem ar-condicionado e direção elétrica, sendo equipadas apenas com direção hidráulica, que pode ser pesada em manobras urbanas principalmente com o veículo carregado.
- Revisões e manutenção: Revisões de garantia podem ser caras, lembrando que para manter a garantia de fábrica é necessário manter as revisões a cada 15 mil km.
- Design simples: Acabamento interno simples, com poucas partes macias e predominância de plásticos, embora bem encaixados.
- Esses pontos fazem do Kia Bongo um veículo muito valorizado para trabalho, mas com limitações em conforto e itens de conveniência, especialmente para quem talvez busque o utilitário para viagens mais longas ou uso além do trabalho.
Irmão gêmeo do Hyundai HR
O Bongo é irmão gêmeo do Hyundai HR, ele é produzido em Montevidéu no Uruguai é de lá vem importado para o nosso país. Desde o começo do ano emplacou cerca de 1.000 unidades de acordo com o ranking da FENABRAVE, contra 1.500 do irmão da Hyundai que é produzido em Anápolis Goiás.
Além do HR, o Bongo também rivaliza no mercado com VW Delivery Express, Iveco Daily, Renault Master, Effa V21, Mercedes Sprinter, além de Ford Transit.