Nova Honda CB 500 Hornet
Após mais de uma década fora do mercado brasileiro, a Honda Hornet está de volta em 2025, agora em uma versão intermediária: a CB 500 Hornet. O lançamento oficial está marcado para junho, com preço sugerido de R$ 43.040 e presença confirmada no Festival Interlagos, em São Paulo, onde o público poderá conhecer de perto a novidade. Podemos dizer que a Nova Hornet 500 tem erros e acertos.
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A nova Honda Hornet 500 (esse é o nome que aparece no site da Honda não CB 500 Hornet) traz um motor bicilíndrico de 471 cc, com refrigeração líquida, capaz de entregar 49,6 cv de potência e 4,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Essa configuração garante aceleração suave, bom desempenho tanto no uso urbano quanto em viagens curtas, e mantém a tradição esportiva da linha Hornet, porém…
Apesar da nova Hornet 2025 ter uma potência relativamente interessante e esportiva, realmente não tem como comparar com a antiga e potente CB 600 Hornet, modelo que foi vendido no país de 2004 até 2014, teve três gerações e marcou época. Só para você entender, a terceira e ultima geração da Honda Hornet lançada em 2011 (CB 600F) tinha um potente motor 4 cilindros, 16v, 599 cilindradas que rendia impressionantes 102 cv de potência e 6,5 kgfm de torque. Era praticamente um motor de um automóvel médio em uma motocicleta, mais que o dobro da potência desta novo modelo, era um desempenho bastante brutal e que dificilmente vai voltar.
O visual da CB 500 Hornet 2025 aposta em linhas retas e marcantes, com a inspiração streetfighter de suas “irmãs” CB 750 Hornet e CB 1000 Hornet não vendidas no Brasil, voltado para um público jovem e urbano.
O farol em LED e o painel digital TFT de 5 polegadas trazem modernidade ao modelo. O painel alias, além de exibir informações essenciais, oferece conectividade via Honda RoadSync, permitindo integração com smartphones para navegação GPS, controle de mídia e notificações, estas informações do smartphone são exibidas diretamente no painel.
Entre os destaques técnicos, a CB 500 Hornet conta com iluminação full-LED, freios dianteiros duplos de 296 mm com pinças radiais Nissin, suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41 mm.
Destaque também para o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), que monitora a rotação das rodas através de sensores de velocidade, além de embreagem do tipo deslizante, que torna o manete mais leve e impede que a roda traseira trave nas reduzidas mais bruscas, garantindo assim segurança e estabilidade em diferentes condições de pilotagem inclusive para pilotos menos experientes, . O modelo também tem ABS de duplo canal.
A CB 500 Hornet chega para substituir a CB 500F, que não vinha nada bem no mercado, agora renovada e com o prestigio do nome Hornet ela chega para enfrentar rivais como a Yamaha MT-03 e Kawasaki Z500 no segmento das nakeds intermediárias. Apesar de não ser a lendária CB 600F Hornet, que marcou época entre 2004 e 2014, o novo modelo resgata o nome icônico e aposta em tecnologia e design para conquistar o público brasileiro, o único problema é o preço.
Enquanto a antiga CB500 F custava já R$ 40.000, o que já não era nada barato, a CB500 Hornet sairá por R$ 43.040, um aumento de cerca de R$ 3 mil que a afasta bastante da rival Yamaha MT-03, que apesar de ter apenas 320 cilindradas não fica muito longe em potência e desempenho, tem 42 cv contra 49 cv da Hornet e custa bem mais interessantes R$ 33.990, quase R$ 10.000 mais barato que a Honda.
Há também a Kawasaki Z500, a naked que tem motor de 451 cc e 51 cv de potência, (2 cv mais potente que a Hornet) sai por R$ 35.470, cerca de R$ 8 mil inferior a Honda. O preço da Nova Hornet 500 pode sim ser um problema para o modelo vender bem.
O modelo estará disponível nas concessionárias de todo o Brasil a partir de junho, em três opções de cores: vermelha, preta e branca.
A Hornet 500 atrai os holofotes não apenas pelo desempenho ou design, mas principalmente pelo peso do nome que carrega. Com a nova CB 500 Hornet, a Honda busca unir tradição e inovação, mirando tanto nos fãs nostálgicos quanto em uma nova geração de motociclistas urbanos, porém apesar de tudo isso e das qualidades da motocicleta o preço consideravelmente mais caro em relação as rivais deve ser um problema para a nova Hornet, assim como a falta de um motor mais potente, principalmente para os fãs do antigo modelo.
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida |
Cilindrada | 471 cc |
Potência máxima | 49,6 cv a 8.500 rpm |
Torque máximo | 4,5 kgfm a 7.000 rpm |
Transmissão | Manual, 6 marchas |
Embreagem | Assistida e deslizante |
Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Diâmetro x Curso | 67 mm x 66,8 mm |
Capacidade do tanque | 17,1 litros |
Consumo médio | Cerca de 20 km/l |
Chassi | Quadro tipo diamante em aço |
Suspensão dianteira | Garfo invertido Showa SFF-BP USD de 41 mm, curso de 130 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor monoshock Pro-Link, curso de 150 mm |
Freios dianteiros | Dois discos de 296 mm com pinças radiais Nissin de 4 pistões |
Freio traseiro | Disco de 240 mm com pinça de 1 pistão |
Pneus | Dianteiro 120/70ZR-17; Traseiro 160/60ZR-17 |
Peso em ordem de marcha | Aproximadamente 175 kg |
Painel de instrumentos | TFT colorido de 5 polegadas com conectividade Honda RoadSync |
Iluminação | Farol e lanterna full-LED |
Controle de tração | HSTC (Honda Selectable Torque Control) de série |
Comprimento x Largura x Altura | 2081 x 798 x 1056 mm |
Distância entre eixos | 1409 mm |
Altura do banco | 789 mm |
Altura em relação ao solo | 144 mm |
Nível de ruído | 73,5 dB (urbano), 76,8 dB (aceleração total) |
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