A Haojue está trazendo mais um modelo ao Brasil, trata-se da DL160 uma moto aventureira urbana com motor de 160 cc e um pacote muito interessante, com visual bonito, suspensão elevada, além de ser bem equipada, vindo de série já com freio ABS de duplo canal, outro atrativo é o preço de R$ 21.470, cerca de R$ 350 mais barato em relação a Honda Bros e R$ 770 menor em relação a Yamaha Crosser 150.
Índice desta matéria
O design da Haojue DL160 agrada, ela foi inspirada nas motos aventureiras de alta cilindrada, os faróis são em LED e tem desenho em dois andares, as setas também são em LED, ainda na frontal o modelo tem para-brisa elevado, que visa proteger o piloto de pedras principalmente na estrada, além de tornar o modelo um pouco mais aerodinâmico.
Nas laterais o tanque tem desenho esportivo e robusto, sua capacidade de 13 litros é superior as rivais Honda Bros e Yamaha Crosser ambas têm 12 litros. O modelo da Haojue tem sub para-lamas na roda dianteira e também na traseira, o que ajuda a evitar respingos, este detalhe existe também na Yamaha porém não no modelo da Honda. Outro diferencial é o cavalete central, que além de permitir estacionar a moto em vagas apertadas também ajuda bastante na hora de fazer manutenções em casa.
O banco é bipartido e oferece um bom nível de conforto tanto para o piloto quanto para o garupa. O escapamento está posicionado em uma altura intermediária, enquanto nas motos rivais ele é mais elevado, ficando praticamente encostado ao banco. Embora o escapamento alto proporcione maior resistência em trilhas off-road – protegendo ao atravessar trechos alagados -, ele também facilita queimaduras e causa maior desconforto ao passageiro devido ao calor
Na traseira a rabeta tem visual esportivo e é alongada, a lanterna e setas também são em LED.
O painel da Haojue DL160 é digital e tem um estilo muito interessante com aparência clássica com um mostrador único circular, que abriga um moderno display do tipo Blackout, conta com velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, nível de combustível, hodômetros total e parcial, além de relógio.
Outro ponto positivo é a tomada UBS no guidão, que permite carregar o celular durante a pilotagem.
A Haojue DL160 2026 vem equipada de série com freio ABS de duplo canal, ou seja, há um ABS com controle próprio para cada uma das rodas, o que fornece muito mais segurança nas frenagens, só para compararmos, as rivais Honda Bros e Yamaha Crosser possuem ABS mais simples de apenas um único canal, ou seja, que atua apenas na roda dianteira.
Na dianteira a Baujue DL16 usa disco de 276 mm de diâmetro mordida por uma pinça de 2 pistões, enquanto na traseira há um disco de 220 mm com pinça de pistão único.
Com relação a motorização a Haojue DL160 tem propulsor de 160 cilindradas, 4 tempos, OHC, refrigerado a ar, monocilíndrico a gasolina, este bloco desenvolve 14.9 cv de potência e 1,4 kgfm de torque, o modelo tem basicamente o mesmo nível de potência da Honda Bros que tem 14,3 cv e o mesmo torque também, enquanto a Yamaha Crosser é mais fraca, tem motor de apenas 149 cilindradas e 11,4 cv e 1,3 kgfm de torque.
Apesar do visual com perfil aventureiro e suspensão elevada a Haujue DL160 tem uma proposta mais urbana, ela vem com pneus para uso on-road Pirelli Sport Demon, medidas 100/80 MC/52s na dianteira e 130/70 M/C 62s na traseira. É o mesmo modelo de pneu usado na Yamaha Fazer 250.
As rodas são aro 17 em liga leve, porém vale lembrar que as rivais tem rodas raiadas, que são mais resistentes para off-road.
Na dianteira a suspensão é do tipo telescópica, com mola helicoidal e amortecimento hidráulico com pré-carga da mola, já na traseira há um conjunto do tipo oscilante, mono amortecimento com mola única central.
São quatro opções de cores: Azul, Preto, Vermelho e Preto Fosco.
A seguir, um comparativo detalhado das três motos, destacando pontos técnicos, desempenho, conforto, segurança e preço:
Característica | Haojue DL160 | Honda Bros 160 | Yamaha Crosser S 2025 |
---|---|---|---|
162 cc | 162,7 cc | 149 cc | |
14,96 hp (≈14,7 cv) a 8.000 rpm | 14,2 cv (gasolina) / 14,3 cv (etanol) a 8.000 rpm | 11,7 cv (etanol) / 11,4 cv (gasolina) | |
14 Nm a 6.500 rpm | 14,1 Nm (gasolina) / 14,2 Nm (etanol) a 5.500 rpm | 1,3 kgfm (≈12,7 Nm) a 6.000 rpm | |
148 kg | 125 kg (seco) | 137 kg | |
13 L | 12 L | 12 L (3 L reserva) | |
795 mm | 836 mm | 850 mm | |
Disco (ABS duplo canal Bosch) | Disco (ABS dianteiro, tambor traseiro) | Disco (ABS dianteiro) | |
Garfo invertido | Garfo telescópico | Garfo telescópico (180 mm curso) | |
Monoshock | Mono Shock | Monocross com link (61 mm curso) | |
5 marchas | 5 marchas | 5 marchas | |
Injeção eletrônica | Injeção eletrônica (PGM FI) | Injeção eletrônica (Blueflex) | |
R$ 21.490 | R$ 21.820 | R$ 22.590 |
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.