GAC Aion ES
O GAC Aion ES é um sedã 100% elétrico que se destaca pelo porte avantajado, sendo maior que concorrentes como Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King, com 4,81 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade de 453 litros, oferecendo amplo espaço interno e conforto para os passageiros, especialmente no banco traseiro. Outro ponto interessante do modelo elétrico é seu preço R$ 169.900, apenas R$ 2 mil mais caro em relação ao Corolla GLi a versão básica do Corolla flex e cerca de R$ 10 mil mais acessível em relação ao BYD King plugin híbrido.
Índice desta matéria
O motor elétrico está instalado no eixo dianteiro, entregando 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, com velocidade máxima de 130 km/h. A bateria de fosfato de ferro-lítio tem capacidade de 55,2 kWh, garantindo autonomia de 314 km segundo o Inmetro. A GAG não divulgou os dados de 0 a 100 km/h.
A recarga pode ser feita em tomadas de corrente alternada em cerca de 6h30 para ir de 30% a 80%, ou em carregadores rápidos de corrente contínua em 37 minutos para o mesmo intervalo.
O Aion ES apresenta um acabamento simples e funcional, com faróis e lanternas de LED, rodas aro 17, bancos dianteiros elétricos revestidos em vinil, ar-condicionado dual zone com saídas traseiras, freio de estacionamento por botão, chave presencial com partida por botão no painel, além de central multimídia de 8 polegadas e painel de instrumentos tradicional analógico. Nada de telas grandes ou tecnologias inovadoras, a proposta aqui do Aion ES é ser algo mais simples e acessível.
Em termos de segurança, o modelo também mostra essa proposta de custo / benefício, oferece apenas quatro airbags (2 frontais e 2 laterais dianteiros) não há airbags laterais do tipo cortina, o modelo também não conta com nenhum sistema avançados de assistência ao motorista (ADAS), por isso o preço acessível.
Com preço competitivo de R$ 169.990, o Aion ES é o sedã elétrico mais barato do Brasil atualmente, sendo voltado principalmente para vendas diretas a frotistas, motoristas de aplicativos e locadoras, devido ao seu custo-benefício para uso corporativo e urbano, lembrando que aqui estamos falando de um carro 100% elétrico, o que representa um ganho considerável nos custos de operação de quem roda no dia a dia.
Característica | GAC Aion ES |
---|---|
Motor | Elétrico, 136 cv |
Torque | 22,9 kgfm |
Bateria | 55,2 kWh |
Autonomia (Inmetro) | 314 km |
Comprimento | 4,81 m |
Porta-malas | 453 litros |
Preço | R$ 169.990 |
Apesar de dar alguns deslizes com relação a lista de equipamentos, podemos dizer que o Aion ES tem uma proposta diferente e que tem sim qualidades e mercado para vender bem, este é o maior carro elétrico que você pode comprar por esta faixa de preço, ele custa praticamente o mesmo preço do Toyota Corolla na versão mais básica versão GLi.
Deixando um pouco a categoria de sedans e focando nos rivais elétricos, outro ponto positivo do Aion ES é sua autonomia de 314 km (dados do Inmetro), ele anda mais do que rivais elétricos nesta faixa de preço como BYD Dolphin que roda 291 km e custa R$ 159.900 e GWM Ora 03 que tem autonomia de 232 km e custa os mesmos R$ 169.900 do Aion ES.
Os carros elétricos da GAC no Brasil têm garantia de 8 anos (ou 160.000 km).
Característica | GAC Aion ES | Toyota Corolla (padrão) | BYD King (Híbrido Plug-in) |
---|---|---|---|
Tipo de Propulsão | Elétrico 100% | Flex ou híbrido (motor 2.0 ou 1.8) | Híbrido Plug-in (motor 1.5 + elétrico) |
Potência | 136 cv | Flex – 177 cv / híbrido 126 cv | 209 a 235 cv (combinada) |
Torque | 22,9 kgfm | Aproximadamente 18-21 kgfm | 32,2 a 33,1 kgfm (combinado) |
Autonomia (Elétrica) | 314 km (Inmetro) | Não aplicável | Até 80 km (modo elétrico) |
Autonomia Total | N/A | N/A | Até 1.200 km (com motor a combustão) |
Comprimento | 4,81 m | 4,63 m | 4,78 m |
Largura | 1,88 m | 1,78 m | 1,83 m |
Altura | 1,54 m | 1,43 m | 1,49 m |
Entre-eixos | 2,75 m | 2,70 m | 2,72 m |
Porta-malas | 453 litros | 470 litros | 450 litros |
Aceleração 0-100 km/h | Não informado | 9,2 s (2.0) / 13 segundos 1.8 | 7,3 a 7,9 s |
Velocidade Máxima | 130 km/h | 205 km/h / 170 km/h | 185 km/h |
Principais Equipamentos | Central 8”; 4 airbags; ar dual zone; bancos elétricos | Central multimídia de 9 polegadas; 7 airbags; pacote ADAS com ACC | Tela giratória 12,8”; 6 airbags; câmera 360°; bancos elétricos, não tem pacote ADAS |
Preço Aproximado | R$ 169.990 | A partir de R$ 167.590 a R$ 199.990 | A partir de R$ 179.900 |
Característica | GAC Aion ES | BYD Dolphin GS (2024) | Ora 03 (estimado) |
---|---|---|---|
Tipo de Propulsão | Elétrico 100% | Elétrico 100% | Elétrico 100% |
Potência (cv) | 136 | 95 | 170 cv |
Torque (kgfm) | 22,9 | 18,3 | 25 |
Bateria (kWh) | 55,2 | 44,9 | 43 Skin / 63 GT |
Autonomia (km, Inmetro) | 314 | 291 | 232 Skin / 319 GT |
Velocidade Máxima (km/h) | 130 | 160 | Cerca de 150-160 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | Não informado | 10,9 | 8,2 |
Comprimento (m) | 4,81 | 4,12 | 4,23 |
Largura (m) | 1,88 | 1,77 | 1,82 |
Altura (m) | 1,54 | 1,57 | 1,59 |
Entre-eixos (m) | 2,75 | 2,70 | 2,65 |
Porta-malas (litros) | 453 | 345 | 350 |
Peso (kg) | 1.658 | 1.405 | 1600 |
Principais Equipamentos | Central multimídia 8″; 4 airbags; ar dual zone; bancos elétricos | Central multimídia rotativa 12,8″; 6 airbags; câmera 360º; freio de estacionamento elétrico | Central multimídia touchscreen; assistentes de condução ADAS, teto solar panorâmico de série; airbags múltiplos |
Preço aproximado (R$) | 169.990 | 159.900 | 169.990 |
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.