O Ford Focus dos anos 2007 e 2008 segue como uma das opções mais interessantes entre os sedãs e hatches médios usados no Brasil. Mesmo com quase duas décadas de estrada, o modelo ainda conquista fãs por seu conjunto equilibrado de conforto, dirigibilidade e custo-benefício. Nesse post vamos conferir se vale investir em um desses agora em 2025, o Focus 2007 / 2008 é hoje oferecido nas revendas com preços que variam de R$ 22.000 a R$ 30.000, entregando muito mais em relação a outros modelos básicos populares por esta faixa.
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Ford Focus no Brasil motorização
O Ford Focus foi lançado no Brasil no ano 2000 com versões hatch e sedan, sendo que seu lançamento havia acontecido na Europa em 1998. Durante os anos de 2000 até 2004 o Focus brasileiro tinha motor 1.8 16v Zetec de 115 cv e 2.0 16v Zetec de 126 cv.
Sendo que em 2004 o modelo foi levemente reestilizado, ganhou um novo para-choque frontal e um novo desenho interno dos faróis, além disso, o Focus passou a ter o novo motor 1.6 Zetec Rocam na versão hatch substituindo o antigo 1.8. Este 1.6 era o mesmo utilizado na época pelo Fiesta e Ecosport, portanto é um bloco bastante confiável e sem sustos com relação a sua manutenção.
Sendo que em 2005 chegava ao mercado o motor 2.0 16v Duratec com potentes 140 cv na versão automática e 147 cv na versão manual.
Em 2007 o Focus finalmente ganhou motor flex, inicialmente apenas na versão 1.6 16v que rendia 113 cv e 15,4 kgfm com etanol ou 105 cv e 14,6 kgfm com gasolina. O bloco 2.0 Duratec nesta primeira geração seguiu sendo apenas a gasolina, só virou flex em 2010 na segunda geração.
Com relação ao câmbio a grande maioria das versões do Focus nesta época eram manual de 5 marchas, opcionalmente para as versões GLX e Ghia havia uma caixa automática de apenas 4 marchas.
Lembrando que em dezembro de 2008, já como modelo 2009 chegava ao Brasil a segunda geração do Ford Focus, trazendo tudo novo, porém nesta matéria iremos abordar apenas o modelo de primeira geração.
Principais equipamentos de série do Ford Focus 2007 2008
A linha Ford Focus era conhecida pelo bom nível de equipamentos, especialmente nas versões mais completas. Os itens variam conforme a versão, os modelos 2007 e 2008 tinham três configurações: GL, GLX e Ghia. Sendo que a GL era a mais básica e talvez hoje seja a menos interessante para se comprar, ela pode ser reconhecida nas lojas por ter rodas em aço com calotas, além de ter interior mais simples, por exemplo nesta configuração os vidros traseiros não são elétricos e também não há ajustes elétricos nos retrovisores, outra ausência é o sistema de som e os airbags. Confira a lista abaixo:
Focus GL 2007 e 2008:
- Ar-condicionado
- Direção hidráulica
- Computador de bordo
- Abertura interna do porta malas e tanque de combustível
- Vidros elétricos dianteiros
- Travas elétricas
- Banco do motorista com ajuste de altura
Focus GLX 2007 e 2008:
Todos os itens da GL mais:
- Duplo airbag
- Freios ABS
- Rodas de liga leve
- Vidros elétricos nas quatro portas
- Retrovisores elétricos
- Rádio com CD player com controle satélite no volante
- Painel com revestimento na cor prata na parte central
- Teto solar (opcional )
- Alarme
- Câmbio automático (opcional)
- Faróis de neblina (opcional)
Focus Ghia 2007 2008
Todos os itens da GLX mais:
- Ar condicionado automático digital
- Teto solar
- Bancos em couro
- Volante multifuncional
- Câmbio automático (opcional)
- Painel com acabamento black piano (Ghia)
- Detalhe cromado na tampa traseira
- Emblema GHIA na coluna das janelas traseiras
- Regulagem de altura do farol
- Banco traseiro com descansa braço central
Esses equipamentos faziam do Focus um dos modelos mais completos e sofisticados do segmento médio em 2008, especialmente na versão Ghia.
Dimensões do Ford Focus 2002 até 2008:
Outro ponto positivo do Ford Focus de primeira geração é seu espaço interno, tanto o hatch quanto o sedan tem boas dimensões, a distância entre eixos de 2,61 m é ampla, ele é maior do que hatchs atuais como VW Polo e Chevrolet Onix, lembrando que na época o Focus tinha proposta de carro premium, ele era rival do VW Golf e Chevrolet Astra.
Focus Hatch
- Comprimento:4,15
- Largura: 1.70 m
- Altura:1.430 m
- Entre eixos: 2,61 m
- Porta malas 328 litros
Focus Sedan:
- Comprimento 4,36 cm;
- Largura: 1.70 m
- Altura:1.43 m
- Entre eixos: 2,61 m
- Porta malas 470 litros
Ford Focus 2004 2008
Pontos Positivos
Conforto e Acabamento: O Focus é reconhecido pelo rodar macio e pelo bom isolamento acústico. Os bancos são confortáveis, com versões topo de linha (Ghia) trazendo teto solar e acabamento em couro, além de ar-condicionado digital, o painel também tem desenho bonito e ainda chama atenção.
Dirigibilidade e Suspensão: Um dos grandes destaques do Focus é a dirigibilidade. A suspensão independente nas quatro rodas proporciona estabilidade exemplar em curvas e conforto em pisos irregulares, tornando-o muito agradável de dirigir.
Espaço Interno e porta-malas: O espaço interno é generoso, tanto para passageiros quanto para bagagem (porta-malas de até 480 litros no sedã), sendo uma boa opção para famílias e viagens, enquanto o hatch também tem um bom espaço para a categoria com 328 litros.
Custo-Benefício: No mercado de usados, o Focus 2007 2008 apresenta preços acessíveis, variando geralmente entre R$ 25.000 a R$ 30.000, dependendo do estado de conservação, versão e quilometragem.
Desempenho e consumo: As versões 2.0 oferecem bom desempenho, com aceleração e retomadas superiores à média da categoria.
O consumo: Para a época e pelo porte do carro o consumo é considerado razoável: médias de 7,5 km/l na cidade e até 12 km/l na estrada para o 2.0, e cerca de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada para o 1,6.
Motor Zetec: O motor 1.6 Zetec Rocam, mesmo hoje em dia, ainda tem uma boa fama, ele usa corrente de comando ao invés de correia, o que é uma preocupação a menos para o dono, além disso por ser um motor popular na linha Ford há diversas peças em comuns com modelos mais populares como Ecosport e Fiesta.
Pontos Negativos
Manutenção: O custo de manutenção é mais elevado que o de compactos populares. Itens como suspensão e peças específicas de acabamento como faróis e para-choques podem ser mais caros e não tão fáceis de serem achadas.
Consumo: Embora razoável para a categoria, o consumo pode ser considerado alto para quem está acostumado com carros menores ou motores mais modernos, especialmente para quem está acostumado com carro 1.0.
Câmbio automático: O Ford Focus 2007 / 2008 em suas versões automáticas usa uma caixa de apenas 4 velocidades, que além de ter um projeto antigo, mais suscetível a dar principalmente se tratando hoje de um carro com quase 20 anos, também compromete o desempenho e o consumo, então opte pelas versões manuais é um problema a menos para se preocupar.
Revenda: O Focus sofre com desvalorização e tem baixo valor de revenda, o que pode ser um ponto negativo para quem pensa em trocar de carro em pouco tempo, apesar de ter qualidades, o fato de na época ter vendido pouco e de alguns principalmente com as gerações mais modernas com câmbio Powershift, acabou prejudicando a imagem do Focus no Brasil injustamente.
Sistema de abertura do capô: O projeto do Focus de primeira geração tem alguns pontos curiosos e polêmicos, como o peculiar sistema de abertura do capô com chave – na época a Ford gostava de ser diferente, há uma fechadura escondida atras do logo dianteiro, nela vai a chave do carro, algo nada pratico e mais um ponto para dar problema.
Rede de assistência: Com o encerramento da produção nacional da Ford em 2020, a rede de concessionárias diminuiu no Brasil, o que pode dificultar a obtenção de peças originais e serviços em algumas regiões.
Galeria Ford Focus 2004 até 2008
Galeria de fotos: Ford Focus 2004 a 2008
Preço do Focus Focus 2007 2008
Hatch
- Entre R$ 22.000 até R$ 28.000
Sedan
- Entre R$ 25.000 até R$ 32.000
*Valores consultados em junho de 2025
Conclusão
O Ford Focus 2007/2008 é um carro que entrega muito pelo valor investido: conforto, estabilidade, espaço e prazer ao dirigir. É indicado para quem busca um usado médio com bom custo-benefício e não se importa com a desvalorização ou custos de manutenção um pouco acima da média. O segredo para uma boa compra está em escolher um exemplar bem conservado e com manutenção em dia, de preferência com histórico de revisões.
Hoje infelizmente por R$ 25.000 R$ 30.000 você tem como opção apenas modelos básicos e bastante ultrapassados como Chevrolet Celta, Fiat Uno e VW Gol, o Ford Focus de 2007 2008 segue sendo uma excelente dica de usado em 2025, isso claro, escolhendo um exemplar com estado de conservação em dia.