Fiat Titano Ranch 2026
A Fiat Titano 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes novidades que reforçam sua competitividade no segmento de picapes médias, e que talvez agora faça a picape da Fiat começar a vender melhor. Lançada originalmente em 2024, a linha 2026 da Titano traz mudanças significativas principalmente no conjunto mecânico, com um novo e mais potente motor diesel, além de melhorias em equipamentos e segurança, como a adoção do pacote ADAS na versão top de linha, porém como ninguém da almoço grátis, ainda mais no Brasil, os preços da picape Titano subiram, agora parte de R$ 233.900 e vai até R$ 285.990, houve um aumento de R$ 14.000 na versão mais barata e R$ 26.000 na mais cara.
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A principal inovação da Fiat Titano 2026 é a adoção do motor 2.2 turbo diesel Multijet, já utilizado em modelos como a Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage. Esse propulsor entrega 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, representando um aumento de 20 cv e cerca de 5 kgfm em relação à motorização anterior. Com essa atualização, a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos, uma melhora considerável frente aos 12,4 segundos da versão anterior, que era bastante criticada pelo desempenho.
Além do motor mais potente, a Titano 2026 ganhou uma nova transmissão de oito velocidades nas versões automáticas, substituindo a antiga caixa de seis marchas. A versão de entrada (Endurance) mantém o câmbio manual de seis marchas. Lembrando que todas as versões da picape têm tração 4×4.
Essa nova combinação mecânica também trouxe ganhos em eficiência: o consumo médio é de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, o que representa uma economia de cerca de 16% em relação ao modelo anterior.
A suspensão da Fiat Titano 2026 foi recalibrada para proporcionar maior conforto em terrenos irregulares, e a direção passou a ser elétrica ao invés de hidráulica, facilitando as manobras já que ficou consideravelmente mais leve.
Há um novo sistema de tração integral permanente (AWD), que permite agora alternância automática entre tração traseira (4×2) e integral (4×4) de acordo com a necessidade, aumentando a segurança e o controle em todas as condições, como em pisos molhados ou curvas.
O modelo conta ainda com freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de descida em rampas (Hill Descent Control), controle de tração, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e sistema Trailer Swing Control para transporte de carretas e reboques, entre outros recursos.
O interior da Titano também ganhou novos elementos que lhe remetem mais sofisticação, a começar pelo novo console central, que ganhou nova alavanca de câmbio mais moderna, tipo manche, e o novo freio de mão eletrônico (por botão), que além de trazer mais praticidade no dia a dia, também otimiza o espaço entre os bancos do motorista e passageiro, reforçando o foco em tecnologia e praticidade.
Com relação aos equipamentos também houve melhorias, porém infelizmente as melhores delas restritas apenas para a versão mais cara Ranch.
A versão topo de linha Ranch ganhou um pacote avançado de assistência ao condutor (ADAS), incluindo frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo ACC e alerta de saída de faixa. A cabine recebeu melhorias como quadro de instrumentos digital colorido configurável de 7 polegadas na versão Ranch (as demais versões mantêm um display com 4,2 polegadas somente), a central multimídia de 10 polegadas conta com interface off-road e conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio, tendo ainda câmera 360 graus para off-road.
Outra melhoria é que agora todas as versões sairão de fábrica com protetor de caçamba de série.
A produção da Fiat Titano 2026 foi transferida do Uruguai para Córdoba, na Argentina, onde a Stellantis está desenvolvendo um hub regional especializado em picapes. O motor 2.2 Multijet será inicialmente importado da Itália, mas a fabricação local está prevista para começar em 2027.
– Endurance MT: R$ 233.990
– Volcano AT: R$ 263.990
– Ranch AT: R$ 285.990
Apesar de ter ficando a até R$ 26.000 mais cara, a Fiat Titano é hoje a picape mais barata da categoria. Lembrando que suas rivais mais famosas todas já superam os R$ 300 mil.
Um dos pontos fortes da Fiat Titano são suas dimensões generosas e boas características para off-road, como a distância do solo de 235 mm e ângulos de entrada e saída de 29° e 27°, respectivamente, a picape é ideal para terrenos difíceis e transporte de cargas pesadas. Imponente, a Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.897 mm de altura (com barras longitudinais no teto) e 3.180 mm de distância entre eixos.
A picape da Fiat tem medidas maiores do que rivais como Chevrolet S10 e Toyota Hilux, principalmente com relação ao espaço interno no banco traseiro, só para comparamos, a distância entre eixos da Titano é cerca de 10 cm maior do que na Toyota e 9 cm maior em relação a rival da Chevrolet.
Todas as versões têm capacidade de carga de 1.020 kg e capacidade de reboque de até 3.500 kg, com destaque para a robustez e versatilidade da picape. Ficando no mesmo patamar das rivais.
Com estas alterações a Fiat Titano agora tem mais qualidades para viver dias melhores no mercado brasileiro, não custa lembrar que hoje a picape tem um volume de vendas abaixo do que era esperado, de acordo com dados da Fenabrave, a Titano é hoje uma das picapes menos vendidas do Brasil, ficando bem distante dos modelos mais populares como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Enquanto a Titano de janeiro até abril de 2025 vendeu 3.159 unidades, a Toyota Hilux emplacou 14.150 unidades, a Ford Ranger cerca de 10 mil exemplares e a GM S10 cerca de 8.400.
Apesar disso, graças a várias ações da Fiat, como oferecer até R$ 55 mil de desconto no valor da versão de entrada, as vendas da picape estão aumentando, em março ela havia emplacado somente cerca de 600 unidades, enquanto em abril com as promoções subiu para 1.069 exemplares.
Graças a estas ações a Titano já aparece a frente da Mitsubishi L200 (3.092) e VW Amarok (1.970 unidades) em vendas na categoria. Porém resta saber agora como será a receptividade do mercado com estas mudanças, sem descontos e com preços mais elevados.
Especificação | Fiat Titano 2026 | Chevrolet S10 Diesel | Toyota Hilux Diesel | Ford Ranger Diesel |
---|---|---|---|---|
Motor | 2.2 Multijet turbodiesel | 2.8 Turbo Diesel | 2.8 Turbo Diesel | 2.0 Turbo Diesel / 3.0 V6 Turbo Diesel |
Potência (cv) | 200 cv a 3.750 rpm | 200 cv a 3.600 rpm | 204 cv a 3.400 rpm | 170 cv a 3.750 rpm / 250 cv 3.250 rpm |
Torque (Nm) | 450 Nm a 1.500 rpm | 500 Nm a 2.000 rpm | 500 Nm a 1.600-2.800 rpm | 405 Nm a 2000 rpm /600 Nm a 1750 rpm |
Transmissão | Manual 6 marchas / Automática 8 marchas | Manual 6 marchas / Automática 6 marchas | Manual 6 marchas / Automática 6 marchas | Manual 6 marchas / Automática 10 marchas |
Tração | 4WD (manual) / AWD (automática) | 4×4 (manual) | 4×4 (manual) | 4×4 / 4×4 AWD (automática) |
Aceleração 0-100 km/h | 9,9 s (automática) / 12,1 s (manual) | Aproximadamente 11 s | Aproximadamente 11 s | 11,6 s / 9.2 s |
Velocidade máxima | 180 km/h | Cerca de 180 km/h | Cerca de 180 km/h | 180 km/h / 192 km/h |
Consumo médio (km/l)
PBEV, Inmetro |
9,9 (urbano) / 10,8 (estrada) | 8.9 (urbano) / 12 (estrada) | 9,3 (urbano) / 10 (estrada) | 2.0 = 9,9 (urbano) / 11,2 (estrada)
3.0 V6 = 8,9 (urbano) / 10,2 (estrada) |
Capacidade de carga | 1.020 kg | Cerca de 1.000 kg | Cerca de 1.000 kg | 1031 kg / 1054 kg |
Capacidade de reboque | 3.500 kg | 3.500 kg | 3.500 kg | 3.500 kg |
Peso em ordem de marcha | 2.090 a 2.150 kg | Aproximadamente 2.100 kg | Aproximadamente 2.100 kg | 2.069 kg /2266 kg |
Suspensão | Recalibrada para conforto e estabilidade | Independente na dianteira, eixo rígido atrás | Independente na dianteira, eixo rígido atrás | Independente na dianteira, eixo rígido atrás |
Direção | Elétrica | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Sistemas de segurança | ADAS (frenagem automática, piloto automático adaptativo, monitoramento de ponto cego – versão Ranch) + ESP, controle de tração, assistente de descida, TPMS, ABS com EBD, seis airbags | Pacote de segurança com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags múltiplos
ADAS mais simples não tem piloto automático ACC |
Pacote de segurança com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags múltiplos
ADAS completo a partir da versão SRX |
Pacote avançado com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, múltiplos airbags
ADAS completo apenas na versão mais cara |
Tecnologia interna | Central multimídia 10” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio; painel digital 7” (versão Ranch); freio de mão eletrônico | Central multimídia com 11 conectividade; painel digital de 8 polegadas | Central multimídia com 9 polegadas conectividade; não há painel digital. | Central multimídia com 12 polegadas, conectividade; painel digital 10 ou 12 polegadas |
Preços (em maio 2025) | R$ 233.990 a R$ 285.990 | R$ 272.890 a R$ 334.190 | R$ 271.190 a R$ 353.290 | R$ 238.900 a R$ 366.000 |
Especificação | Fiat Titano 2026 |
---|---|
Motor | 2.2 Multijet turbodiesel |
Potência máxima | 200 cv a 3.750 rpm |
Torque máximo | 450 Nm (45,9 kgfm) a 1.500 rpm |
Transmissão | Manual 6 marchas (versão Endurance) / Automática 8 marchas (Volcano e Ranch) |
Tração | 4WD (Endurance) / AWD (Volcano e Ranch) |
Aceleração 0-100 km/h | 12,1 s (Endurance MT) / 9,9 s (Volcano e Ranch AT) |
Velocidade máxima | 180 km/h |
Consumo urbano | 9,9 km/l (varia conforme versão) |
Consumo estrada | 10,8 km/l |
Peso em ordem de marcha | 2.090 kg (Endurance) / 2.120 a 2.150 kg (Volcano e Ranch) |
Capacidade de carga | 1.020 kg |
Capacidade de reboque com freio | 3.500 kg |
Rodas / Pneus | Aço 17” / 265/65 R17 (Endurance) Liga leve 17” ou 18” / 265/65 R17 ou 265/60 R18 (Volcano e Ranch) |
Tanque de combustível | 80 litros |
Altura mínima do solo | 235 mm |
Ângulos de entrada / saída | 29° / 27° |
Volume útil da caçamba | 1.210 litros |
Freios | Disco nas quatro rodas |
Suspensão | Calibrada para mais conforto e estabilidade |
Direção | Elétrica |
Sistemas de segurança e assistência | ADAS (frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa) – pacote disponível na versão Ranch Controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração, assistente de descida (HDC), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), freios ABS com EBD, Trailer Swing Control |
Novos equipamentos internos | Tela digital de 7” no quadro de instrumentos (versão Ranch). Central multimídia 10” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Câmera 360° (versão Ranch). Freio de mão eletrônico. |
Local de fabricação | Córdoba, Argentina |
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