Embora seja muito menos conhecida do que marcas tradicionais como Volkswagen, Iveco e Hyundai, a montadora Effa vem tendo um bom volume de vendas de utilitários no Brasil. Mérito dos preços acessíveis dos seus carros, enquanto modelos como o Iveco Daily e VW Delivery Express custam hoje na faixa dos R$ 290.000, o Hyundai HR hoje sai por R$ 180.000 e a Fiat Fiorino R$ 125.000 o V21, principal modelo da Effa no país, custa apenas R$ 99.970, em algumas revendas oficiais da marca como o Grupo Michelin de Botucatu – SP, é possível comprar uma zero km por apenas R$ 91.500. É claro que são modelos de porte diferentes, mas a Effa V21 já é um VUC urbano, sendo sem duvidas uma opção para quem é pequeno empresário, frotista ou autônomo e deseja ter o seu próprio caminhão sem investir muito. Recentemente a Effa começou a vender a linha 2026 da V21, o utilitário recebeu um novo visual, além de um novo motor mais potente. Confira em detalhes
Índice desta matéria
Preços dos novos modelos Effa Motors 2026:
- Effa V21 2026: R$ 99.970
- Effa V22 2026 (picape cabine dupla): R$ 109.970
- Effa V25 2026 (van para cargas): R$ 110.970
Importante comentarmos com relação aos preços que os valores costumam variar bastante de acordo com a concessionária e região do Brasil, principalmente pelo custo do frete, conforme pesquisamos, há concessionárias em São Paulo vendendo o modelo por R$ 91.900 (Grupo Michelin de Botucatu – SP), porém na Fipe o modelo aparece por R$ 95.900, ou seja, vale apena dar uma pesquisada em várias lojas diferentes antes de fechar negócio.
Novo design da Effa
As principais novidades da Nova Effa V21 2026 são o seu design atualizado e o novo motor 1.5L que substituiu o antigo bloco 1.3L a gasolina (falaremos mais sobre o motor mais adiante).
Na linha 2026 o utilitário da Effa recebeu um novo conjunto frontal (acima o modelo antigo lançado em 2015 e que curiosamente lembrava os carros da Cadillac). O modelo 2026 traz um conjunto visual mais moderno e original, a grade ficou maior e tem um novo acabamento, enquanto os faróis agora estão mais compactos, tendo luzes em LED DRL para condução diurna, o para-choque também foi atualizado e tem agora um estilo mais envolvente e novos faróis de neblina. As rodas de aço aro 14 agora têm calotas de plástico e os retrovisores passaram a vir pintados na mesma cor do veículo e ter repetidores de setas em LED.
Novo motor Effa V21 2026
Junto com o desenho renovado a principal novidade da Effa V21 2026 é um novo motor 1.5L 16v a gasolina de 112 cv de potência e 14 Nm de torque. Desenvolvido pela Toyota e produzido na China pela empresa Huaihai, esse novo bloco chega para substituir o antigo 1.3L a gasolina de 78 CV de potência e 10,5 kgfm de torque que era usado desde 2015 no modelo.
O novo motor é significativamente mais potente, são 34 cv de potência a mais e 40% a mais de torque, o que deve melhorar bastante o desempenho, principalmente com o utilitário carregado.
Já o consumo anunciado é de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O modelo anterior era muito menos potente, porém mais econômico, fazia 12.6 km/l na cidade e 13.98 km/l na estrada. O cambio da V21 segue sendo uma caixa manual de cinco velocidades e a tração é traseira.
Effa V22
Lembrando que além da Effa V21 que é o mais vendido da marca, há ainda no Brasil a Effa V22 uma versão picape cabine dupla, o modelo tem exatamente o mesmo conjunto mecânico da versão V21, inclusive tem a mesma capacidade total de carga (1500 kg), porém o tamanho da caçamba é menor, cerca de 74 cm inferior.
Effa V25
Há ainda uma versão furgão fechado para cargas a Effa V25, que tem capacidade de carga homologada (carga mais ocupantes) de 1240 kg. Ela tem preço de R$ 110.000 e tem como diferencial ter duas portas laterais corrediças, além da porta traseira, o que facilita bastante as operações de carga e descarga nas cidades.
Dimensões Effa V21 2026
A picape da Effa suporta até 1.500 kg de carga (incluindo ocupantes), sua caçamba mede 2.94 metros de comprimento por 1,60 metro de largura e altura de 37,5 cm. O PBT homologado é de 2.586 kg, o que a coloca entre as líderes de capacidade na categoria. O comprimento total do Effa V21 é de 4.84 metros, por 1.63 m de largura e 1.87 m de altura. A distância entre eixos é de 3.05 metros.
Lembrando que a versão V22 (cabine dupla) tem o mesmo comprimento e entre eixos da versão cabine simples, porém a caçamba é menor tem 2,10 m por 1,60 m e 36 cm de altura, a capacidade de carga é a mesma 1500 kg.
Interior e equipamentos de série Effa V21 2026
O interior da Effa V21 agrada, pelo menos comparado a outros utilitários do mercado, como por exemplo o Hyundai HR que tem uma cabine jurássica, o carro conta com um painel de desenho moderno e que traz itens bastante uteis no dia a dia, como a central multimídia com espelhamento da tela do celular, é possível por exemplo colocar na central o Waze ou Google Maps, há ainda ar-condicionado, direção elétrica, comandos do som no volante, vidros elétricos, travas elétricas, airbag duplo, faróis de neblina, além de freios ABS.
O acabamento da cabine apesar de ser simples é bem feito pelo preço que o carro custa, o painel possui plásticos de boa qualidade, o quadro de instrumentos conta com uma espécie de computador de bordo digital ao centro, há dois porta copos no centro dos bancos e os revestimentos dos bancos são de bom gosto, porém ao contrário de outros utilitários o Effa V21 só tem dois lugares, o espaço interno não é dos melhores os bancos ficam praticamente encostados na parede traseira da cabine, quem precisar de mais espaço interno terá que levar a versão V22 que tem cabine dupla e cinco lugares.
Pontos fortes e desvantagens da Effa V21 2026
Como dissemos o principal atrativo da Effa V21 2025 é o seu baixo preço, um Hyundai HR por exemplo custa acima dos R$ 180.000, já o V21 da Effa sai por menos de R$ 100.000, com baú o valor sobe para cerca de R$ 108.000.
Outra vantagem é boa capacidade de carga e o baixo consumo de combustível, sua cabine é bem equipada, trazendo de série itens como ar condicionado e direção elétrica. Além disso, o modelo é um VUC, ou seja pode ser dirigido por pessoas com carteira do tipo B e esta livre para circular em zonas da cidade onde há restrição a circulação de caminhões maiores.
Porém como nem tudo são flores o principal ponto negativo da Effa V21 2026 fica por conta do seu motor mais fraco do que os principais rivais. Enquanto o Hyundai HR tem 130 CV, a V21 conta com apenas 112 CV. Além disso, o fato do seu motor ser a gasolina, enquanto os rivais são todos a diesel é sem duvida outro ponto negativo. Em outros mercados pode até ser comum um utilitário a gasolina, porém aqui no Brasil a preferencia neste tipo de veículo comercial é 100% por motores diesel, devido ao torque maior e maior durabilidade.
Outro ponto negativo é com relação a oferta de peças de reposição e o número ainda limitado de concessionárias autorizadas Effa fora dos grandes centros urbanos.
Quem produz os carros da Effa?
Afinal de onde vem os carros da Effa Motors vendidos no Brasil ? A resposta não é tão simples. Este utilitário é um modelo “white label” chinês, ou seja sem marca oficial, é um projeto chinês vendido para algumas empresas ao redor do mundo, no Brasil ele é desde 2015 montado na Zona Franca de Manaus pela Effa Motors, porém em outros lugares como no Uruguai, Oriente Médio e Portugal ele é vendido pela empresa chinesa Victory Auto, sendo produzido desde 2009 pela Shanxi Victory Automobile Manufacturing Co., Ltd (https://www.victoryautomobile.com/).
Effa vem vendendo bem
Desde o começo do ano até abril a Effa emplacou 532 exemplares do utilitário V21. Um número abaixo de rivais como o Hyundai HR (1.216 no mesmo período) e Kia Bongo (805 unidades), porém este modelo que é montado lá em Manaus já aparece a frente de utilitários tradicionais do mercado como a Mercedes Sprinter, estando empatado em vendas com o Iveco Daily 30-130 e já vendendo mais do que os utilitários da Peugeot e Citroën. Com a chegada do modelo atualizado e mais potente estes números da Effa possivelmente ficarão ainda melhores.