Shineray PT3
As scooters elétricas e as “e-bikes” estão dominando as ruas do Brasil, cada vez mais comuns elas estão virando uma verdadeira febre, atendendo pessoas que buscam uma mobilidade urbana mais rápida e pratica, uma opção mais barata e pratica em relação a uma moto comum, além de fugir de algumas restrições. Uma das marcas lideres e que soube muito bem aproveitar este inédito segmento no Brasil é a Shineray, hoje esta marca conta com uma ampla gama de scooters elétricas, são 4 modelos principais: PT1, PT2, PT3 e PT4, com preços que partem de R$ 6.790 indo até R$ 14.900. Vamos conhecer em detalhes a linha de scooters elétricas da Shineray.
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Afinal, scooter elétrica precisa ser emplacada? Paga licenciamento, tem de pagar IPVA ? Exige CNH? A resposta não é tão simples ! Vai depender da potência do modelo e a velocidade que ele pode alcançar.
Caso tenha motor de até 4 kW de potência e atinja velocidade de até 50 km/h sim ! A lei de 2023 (Resolução Contran 996/2023) já considerada este tipo de veículo como ciclomotor e portanto precisam ser emplacados e só podem ser pilotados por pessoas habilitadas, CNH A ou ACC.
Já as “e-bikes” e os triciclos individuais (aqueles para idosos) não precisam de emplacamento nem de habilitação. Para tirar todas as dúvidas fizemos uma matéria própria sobre isso (leia aqui).
Porém na pratica, há uma certa confusão entre o que é uma e-bike (bicicleta elétrica) e um ciclomotor, isso alimenta uma série de dúvidas, inclusive também para a fiscalização.
O Shineray PT1 é o modelo de entrada entre os scooters elétricos da marca no Brasil, por ser o mais barato (R$ 6.790) possui potência e autonomia mais limitado em relação aos modelos mais caros do mercado, a PT1 também tem tamanho mais compacto e espaço mais limitado. Apesar disso, já vem com itens interessantes como painel digital, rodas em liga leve, piso plano para apoio dos pés, dois lugares, encosto para o garupa e cesta para bagagens na dianteira. Sua autonomia é de apenas 25 km. Confira suas características:
Motor brushless de 350W, velocidade máxima até 32 km/h.
Bateria de chumbo-ácido, autonomia de até 25 km, tempo de carga até 8 horas.
Rodas de liga leve aro 10, freios a tambor dianteiro e traseiro.
Peso seco de 50 kg, capacidade máxima de carga 80 kg.
Painel 100% digital, cesta dianteira, suporte para os pés, cavalete traseiro e lateral, encosto para passageiro (sissy bar).
Dimensões compactas, ideal para uso urbano prático.
Preço sugerido R$ 6.790.
A Shineray PT2 já sobe de nível, tem motor muito mais potente com 2000W contra apenas 350w da PT1, ela também vai mais longe, enquanto a PT1 roda apenas 25 km, a PT2 já tem autonomia de 50 km, o dobro da PT1, o que já possibilita fazer tarefas do dia a dia com ela, como ir e voltar do trabalho sem se preocupar com o nível da carga. A PT2 tem dimensões maiores, oferecendo muito mais conforto a piloto e garupa em relação ao modelo PT1. Porém vale comentar a diferença no preço da PT2 para a PT1 que é considerável, fica em cerca de R$ 3.000.
Motor brushless de 2000W, velocidade máxima até 50 km/h.
Bateria de lítio 60V 20Ah não removível, autonomia até 50 km, tempo de recarga 6 a 8 horas.
Rodas de liga leve aro 8 com freios a disco nas duas rodas.
Painel 100% digital, suporte para os pés e encosto para passageiro.
Suspensão dianteira com garfo telescópico e traseira convencional.
Peso seco de 74 kg, carga máxima 150 kg.
Preço sugerido em torno de R$ 9.990.
O modelo Shineray PT3 é disparado a scooter elétrica mais vendida do Brasil. Em comparação com a PT2 a PT3 já tem dimensões maiores e uma construção mais robusta em relação, porém o conjunto mecânico é o mesmo da PT2.
A PT3 proporciona maior conforto, graças ao banco maior e mais denso, além do conjunto de suspensão com curso maior e maior capacidade de amortecimento, a Shineray PT3 ainda tem a possibilidade de instalar uma bateria adicional, para aumentar sua autonomia. Chama atenção também a diferença de preço de R$ 1.000 para a PT2, ou seja, vale a pena o investimento extra.
Motor brushless de 2000W, velocidade máxima até 50 km/h.
Bateria removível de lítio 60V 20Ah, autonomia até 50 km, tempo de recarga 6 a 8 horas.
Rodas aro 8 com freios a disco dianteiro e traseiro.
Painel 100% digital, suporte para os pés e encosto para passageiro.
Peso seco de 85 kg, carga máxima 150 kg.
Dimensões maiores que PT2, com foco em conforto e desempenho.
Preço sugerido em torno de R$ 10.990.
A PT3S tem uma proposta mais esportiva em relação a PT3, ela tem motor de 3000w, contra 2.000w da PT3 normal, além disso as rodas são maiores e mais largas (10 polegadas), o que ajuda no comportamento em curvas além de aumentar a segurança e o conforto, o visual desta versão também é muito interessante, há também equipamentos como chave presencial NFC, porém como é mais potente mas a bateria não muda segue tendo 20 Ah, a autonomia na PT3S é menor em relação a PT3, fica em 35 km.
Seu preço é de R$ 12.990.
Por fim, a Shineray PT4 é o modelo top de linha das scooters elétricas da marca, comparado aos outros modelos aqui já estamos falando de uma moto elétrica, ela tem visual mais encorpado e bastante estiloso com acabamento com proposta premium, o banco também é maior proporcionando um conforto muito maior, ela também tem equipamentos como chave presencial e alarme com acionamento a distância. Porém o preço aqui já é bastante salgado, R$ 14.990, basicamente o mesmo valor de um scooter a combustão.
Há ainda a PT4 Pro S, ela tem uma proposta mais esportiva, além de visual diferenciado em relação a PT4 trazendo já escudo frontal fechado o que aumenta a proteção contra vento, a versão Pro S também tem rodas maiores aro 12, ela custa R$ 500 a mais em relação a PT4 Pro.
Motor brushless indutivo de 3000W nominal (pico de 4800W), velocidade máxima até 45 km/h.
Bateria de íons de lítio 60V 26-30Ah, tempo de recarga 4 a 5 horas.
Rodas de liga leve aro 10 a 12, freios a disco hidráulicos dianteiro e traseiro.
Painel digital, iluminação full-LED, smart key, sensor de cavalete lateral, alarme e porta-objetos.
Peso seco entre 78 e 85 kg, carga máxima 150 kg.
‘Dimensões maiores, com mais conforto e tecnologia embarcada.
Preço sugerido entre R$ 14.990 Pro e R$ 15.490 Pro S
Modelo | Motor (W) | Velocidade Máx. | Autonomia (km) | Bateria | Freios e pneus | Peso (kg) | Carga Máx. (kg) | Preço Aproximado (R$) |
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PT1 | 350 | 32 km/h | 25 | Chumbo-ácido | Tambor dianteiro/traseiro | 50 | 80 | 6.790 |
PT2 | 2000 | 50 km/h | 50 | 60v 20Ah | Disco dianteiro e traseiro / rodas aro de 8 | 74 | 150 | 9.990 |
PT3 | 2000 | 50 km/h | 50 | 60v 20Ah | Disco dianteiro e traseiro / rodas de 8 polegadas | 85 | 150 | 10.990 |
PT3S | 3000 | 45 km/h | 35 | 60v 20Ah | Disco dianteiro e traseiro / rodas de 10 polegadas | 85 | 150 | 12.990 |
PT4-Pro S | 3.000 nominal (4.800 pico) | 45 km/h | 40 | Íons de lítio 60V 26Ah | Disco hidráulico dianteiro e traseiro / rodas 10 ou 12 polegadas | 78 | 150 | 14.990 |
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