chery tiggo 5x 2026
O CAOA Chery Tiggo 5x 2026 acaba de chegar ao mercado brasileiro sem mudanças visuais ou mecânicas, mas com uma nova estratégia agressiva de preços com foco no custo-benefício para disputar espaço no segmento de SUVs compactos, o mais concorridos do país, por R$ 119.990 o Tiggo 5X tem qualidades para voltar a vender bem.
Índice desta matéria
A principal novidade na linha 2026 é a redução no preço de até R$ 8 mil em todas as versões do Tiggo 5x, reposicionando o modelo no mercado como uma opção mais competitiva diante dos rivais. A versão de entrada Sport parte agora custa R$ 119.990, enquanto a intermediária Pro custa R$ 134.990 e a topo de linha Pro Hybrid Max Drive, R$ 149.990.
Com a redução de R$ 8.000 a versão Sport voltou a se enquadrar com um carro que pode receber benefícios exclusivos para o publico PCD (com isenção de IPO e ICMS), descontos que podem deixam o valor do SUV ainda mais barato, próximo aos R$ 100.000. Além disso a versão Pro que agora R$ 134.990 já vem com teto solar panorâmico e ar-condicionado dual zone, itens que só existem nos rivais em suas versões acima dos R$ 170.000.
Já como é de praxe entre as montadoras, quando lançam a nova linha de um carro sempre aumenta os preços, é bom ver que a CAOA Chery seguiu na direção contrária reduzindo o valor do seus carros. A ideia é vender mais e com isso compensa a perda de margem, algo muito interessante pelo lado do consumidor que tem melhores opções de escolhas pagando menos.
O CAOA Chery Tiggo 5x 2026 mantém o motor 1.5 turbo flex, que entrega 150 cv de potência com etanol (147 cv na gasolina) e torque de 21,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático CVT que simula nove marchas. A tração é dianteira e a direção elétrica. O desempenho é suficiente para o uso urbano, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, mas sem apelo esportivo
Para quem busca mais eficiência, a versão Pro Hybrid Max Drive adiciona um sistema híbrido leve de 48V, elevando a potência para 160 cv e o torque para 25,5 kgfm e claro diminuindo o consumo de combustível.
O consumo do Chery Tiggo 5x 2026 é razoável para o segmento, ele fez com etanol 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, enquanto que com gasolina os números são os seguintes: 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Lembrando que enquanto os rivais são a maioria 1.0 turbo já com injeção direta, o Tiggo 5X é 1.5 turbo e ainda usa injeção indireta MPI, por isso o consumo não tão generoso.
A versão híbrida, apesar de ter o auxílio do motor elétrico de 48v, melhora mas não muito, o sistema híbrido é notado apenas no uso urbano onde ele chega a rodar 1,5 km a mais por litro de combustível, sendo que na estrada praticamente não há diferença em relação a versão não híbrida, confira os dados: etanol 8.1 km/l na cidade e 8.5 km/l na estrada, gasolina 11.4 km/l na cidade e 11.8 km/l na estrada.
O SUV tem dimensões razoáveis, acomoda até cinco ocupantes, seu comprimento é de 4,34 metros, com entre eixos de 2,63 metros, garantindo bom espaço interno para quem viaja no banco traseiro, porém o porta malas, devido ao estilo mais compacto da carroceria é pequeno, o Tiggo 5X tem porta-malas de 340 litros, um dos menores da categoria. Confira as dimensões abaixo:
Dimensão | Valor |
---|---|
Comprimento (mm) | 4.338 |
Largura (mm) | 1.830 |
Altura (mm) | 1.645 |
Entre-eixos (mm) | 2.630 |
Porta-malas (L) | 340 |
Tanque de combustível (L) | 51 |
Peso (KG) | 1.452 |
O CAOA Tiggo 5X é muito bem equipado, oferece em todas as versões suspensão independente nas quatro rodas, freio a disco nas quatro rodas, central multimídia flutuante com 10,25 polegadas, seis airbags, painel digital, freio de estacionamento eletrônico por botão, partida remota e chave presencial, partida do motor por botão no painel, controles eletrônicos de tração e estabilidade, rodas aro 17 diamantadas, banco do motorista com ajuste elétrico, monitoramento da pressão dos pneus e outros itens de conforto e tecnologia.
No entanto, ainda hoje o CAOA Tiggo 5X não traz recursos avançados de assistência à condução (ADAS) em todas as versões, apenas a versão mais cara Hybrid que custa R$ 150.000 vem com frenagem autônoma ou controle de cruzeiro adaptativo ACC – tecnologias que a marca promete para futuras atualizações
Após mudanças rápidas de visual nos últimos anos a Caoa Chery decidiu agora manter o design atual do Tiggo 5x por mais um tempo, evitando novas reestilizações para não confundir o consumidor brasileiro e para ser mais justa com quem compra o modelo – afinal ninguém quer comprar um carro 0km e descobrir que alguns meses depois o modelo foi modificado, o que acelera a desvalorização.
Mas, não custa lembrar que no exterior (China, África e Oriente Médio), o Tiggo 5x já ganhou uma geração mais moderna (chamada de Tiggo Cross), mas no Brasil, a estratégia é apostar na estabilidade do produto então ainda não há previsão de quando esta nova geração começará a ser produzida por aqui. Confira abaixo o que disse o CEO do grupo CAOA:
“Mudamos o design duas vezes em pouco tempo. Isso é comum na China e algo que o mercado até demanda, mas que não funciona para os brasileiros. Aprendemos a lição e vamos mantê-lo como está por mais algum tempo”, afirmou Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo CAOA.
Ou seja o Tiggo Cross não deve chegar tão cedo ao Brasil.
Todos os itens da versão Sport, mais:
Todos os itens da versão Pro, mais:
Modelo | Comprimento (mm) | Largura (mm) | Altura (mm) | Entre-eixos (mm) | Porta-malas (L) | Preço da versão mais barata (R$) |
---|---|---|---|---|---|---|
Chery Tiggo 5X Sport (150 cv) | 4.338 | 1.830 | 1.645 | 2.630 | 340 | 119.990 |
Hyundai Creta Comfort (123 cv) | 4.300 | 1.790 | 1.635 | 2.610 | 422 | 147.390 |
Jeep Renegade T270 (185 cv) | 4.232 | 1.798 | 1.705 | 2.570 | 320 | 118.290 |
Honda HR-V EX (125 cv) | 4.330 | 1.790 | 1.590 | 2.610 | 354 | 156.100 |
VW T-Cross Sense (126 cv) | 4.199 | 1.760 | 1.568 | 2.651 | 373 | 119.990 |
Nissan Kicks Plays Active Plus (113 cv) | 4.370 | 1.800 | 1.630 | 2.660 | 432 | 117.990 |
Peugeot 2008 Active (130 cv) | 4.309 | 1.770 | 1.548 | 2.612 | 419 | 119.990 |
Chevrolet Tracker (122 cv) | 4.270 | 1.791 | 1.624 | 2.570 | 393 | 119.990 |
Agora custando quase R$ 10 mil mais barato o CAOA Chery Tiggo 5X passa a ser um dos SUVs mais competitivos do mercado, o modelo tem estilo imponente, bom acabamento interno e principalmente uma excelente lista de equipamentos, trazendo equipamentos até inexistentes nos rivais por este mesmo preço. Porém há alguns pontos negativos como o motor 1.5 turbo que apesar de ser mais potente que os rivais, por ser menos tecnológico acaba tendo um consumo de combustível mais elevado, principalmente na cidade com etanol.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.