O CAOA Chery Tiggo 5x 2026 acaba de chegar ao mercado brasileiro sem mudanças visuais ou mecânicas, mas com uma nova estratégia agressiva de preços com foco no custo-benefício para disputar espaço no segmento de SUVs compactos, o mais concorridos do país, por R$ 119.990 o Tiggo 5X tem qualidades para voltar a vender bem.
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Preço de apenas R$ 119.990
A principal novidade na linha 2026 é a redução no preço de até R$ 8 mil em todas as versões do Tiggo 5x, reposicionando o modelo no mercado como uma opção mais competitiva diante dos rivais. A versão de entrada Sport parte agora custa R$ 119.990, enquanto a intermediária Pro custa R$ 134.990 e a topo de linha Pro Hybrid Max Drive, R$ 149.990.
Com a redução de R$ 8.000 a versão Sport voltou a se enquadrar com um carro que pode receber benefícios exclusivos para o publico PCD (com isenção de IPO e ICMS), descontos que podem deixam o valor do SUV ainda mais barato, próximo aos R$ 100.000. Além disso a versão Pro que agora R$ 134.990 já vem com teto solar panorâmico e ar-condicionado dual zone, itens que só existem nos rivais em suas versões acima dos R$ 170.000.
Já como é de praxe entre as montadoras, quando lançam a nova linha de um carro sempre aumenta os preços, é bom ver que a CAOA Chery seguiu na direção contrária reduzindo o valor do seus carros. A ideia é vender mais e com isso compensa a perda de margem, algo muito interessante pelo lado do consumidor que tem melhores opções de escolhas pagando menos.
Motor Tiggo 5X 2026
O CAOA Chery Tiggo 5x 2026 mantém o motor 1.5 turbo flex, que entrega 150 cv de potência com etanol (147 cv na gasolina) e torque de 21,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático CVT que simula nove marchas. A tração é dianteira e a direção elétrica. O desempenho é suficiente para o uso urbano, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, mas sem apelo esportivo
Para quem busca mais eficiência, a versão Pro Hybrid Max Drive adiciona um sistema híbrido leve de 48V, elevando a potência para 160 cv e o torque para 25,5 kgfm e claro diminuindo o consumo de combustível.
Consumo do Chery Tiggo 5X 2026
O consumo do Chery Tiggo 5x 2026 é razoável para o segmento, ele fez com etanol 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, enquanto que com gasolina os números são os seguintes: 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Lembrando que enquanto os rivais são a maioria 1.0 turbo já com injeção direta, o Tiggo 5X é 1.5 turbo e ainda usa injeção indireta MPI, por isso o consumo não tão generoso.
A versão híbrida, apesar de ter o auxílio do motor elétrico de 48v, melhora mas não muito, o sistema híbrido é notado apenas no uso urbano onde ele chega a rodar 1,5 km a mais por litro de combustível, sendo que na estrada praticamente não há diferença em relação a versão não híbrida, confira os dados: etanol 8.1 km/l na cidade e 8.5 km/l na estrada, gasolina 11.4 km/l na cidade e 11.8 km/l na estrada.
Dimensões do Tiggo 5x 2026
O SUV tem dimensões razoáveis, acomoda até cinco ocupantes, seu comprimento é de 4,34 metros, com entre eixos de 2,63 metros, garantindo bom espaço interno para quem viaja no banco traseiro, porém o porta malas, devido ao estilo mais compacto da carroceria é pequeno, o Tiggo 5X tem porta-malas de 340 litros, um dos menores da categoria. Confira as dimensões abaixo:
Dimensão | Valor |
---|---|
Comprimento (mm) | 4.338 |
Largura (mm) | 1.830 |
Altura (mm) | 1.645 |
Entre-eixos (mm) | 2.630 |
Porta-malas (L) | 340 |
Tanque de combustível (L) | 51 |
Peso (KG) | 1.452 |
Bem equipado
O CAOA Tiggo 5X é muito bem equipado, oferece em todas as versões suspensão independente nas quatro rodas, freio a disco nas quatro rodas, central multimídia flutuante com 10,25 polegadas, seis airbags, painel digital, freio de estacionamento eletrônico por botão, partida remota e chave presencial, partida do motor por botão no painel, controles eletrônicos de tração e estabilidade, rodas aro 17 diamantadas, banco do motorista com ajuste elétrico, monitoramento da pressão dos pneus e outros itens de conforto e tecnologia.
ADAS apenas na versão mais cara
No entanto, ainda hoje o CAOA Tiggo 5X não traz recursos avançados de assistência à condução (ADAS) em todas as versões, apenas a versão mais cara Hybrid que custa R$ 150.000 vem com frenagem autônoma ou controle de cruzeiro adaptativo ACC – tecnologias que a marca promete para futuras atualizações
Nova geração não deve chegar tão cedo ao Brasil
Após mudanças rápidas de visual nos últimos anos a Caoa Chery decidiu agora manter o design atual do Tiggo 5x por mais um tempo, evitando novas reestilizações para não confundir o consumidor brasileiro e para ser mais justa com quem compra o modelo – afinal ninguém quer comprar um carro 0km e descobrir que alguns meses depois o modelo foi modificado, o que acelera a desvalorização.
Mas, não custa lembrar que no exterior (China, África e Oriente Médio), o Tiggo 5x já ganhou uma geração mais moderna (chamada de Tiggo Cross), mas no Brasil, a estratégia é apostar na estabilidade do produto então ainda não há previsão de quando esta nova geração começará a ser produzida por aqui. Confira abaixo o que disse o CEO do grupo CAOA:
“Mudamos o design duas vezes em pouco tempo. Isso é comum na China e algo que o mercado até demanda, mas que não funciona para os brasileiros. Aprendemos a lição e vamos mantê-lo como está por mais algum tempo”, afirmou Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo CAOA.
Ou seja o Tiggo Cross não deve chegar tão cedo ao Brasil.
Abaixo voce confere a lista de equipamentos de todas as versões do Chery Tiggo 5X 2026
Tiggo 5x Sport – R$ 119.000
- Seis airbags
- Bancos e revestimento em couro sintético
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente para partidas em ladeiras HAC
- Controle de descida HDC
- Freio eletrônico com função auto-hold
- Partida remota via botão na chave
- Banco do motorista com ajuste lombar elétrico
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta copos
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Retrovisores com rebatimento elétrico
- Câmera de ré
- Rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas
- Espelhos retrovisores elétricos e com desembaçador
- Ar-condicionado manual com saída para o banco traseiro
- Painel de instrumentos digital de 7″
- Central multimídia de 10,25″ com Apple CarPlay e Android Auto
- Luzes de condução diurna em LED
- Controle de cruzeiro
- Sensor de estacionamento traseiro
- Acendimento automático dos faróis
- Modos de condução Eco e Sport
- Chave presencial e partida por botão no painel
- Volante com ajuste de altura e profundidade
Tiggo 5x Pro – R$ 134.990
Todos os itens da versão Sport, mais:
- Teto solar panorâmico e elétrico
- Ar-condicionado digital de duas zonas
- Câmera 360º
- Faróis full-LED
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 149.990
Todos os itens da versão Pro, mais:
- Piloto automático adaptativo (ACC)
- Frenagem automática de emergência (AEB)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Aviso de saída de faixa
- Alerta de colisão frontal
- Monitoramento de ponto cego
- Farol alto com assistência inteligente
- Sistema híbrido leve de 48v
- 160 cv de potência
Chery Tiggo 5X e seus rivais
Modelo | Comprimento (mm) | Largura (mm) | Altura (mm) | Entre-eixos (mm) | Porta-malas (L) | Preço da versão mais barata (R$) |
---|---|---|---|---|---|---|
Chery Tiggo 5X Sport (150 cv) | 4.338 | 1.830 | 1.645 | 2.630 | 340 | 119.990 |
Hyundai Creta Comfort (123 cv) | 4.300 | 1.790 | 1.635 | 2.610 | 422 | 147.390 |
Jeep Renegade T270 (185 cv) | 4.232 | 1.798 | 1.705 | 2.570 | 320 | 118.290 |
Honda HR-V EX (125 cv) | 4.330 | 1.790 | 1.590 | 2.610 | 354 | 156.100 |
VW T-Cross Sense (126 cv) | 4.199 | 1.760 | 1.568 | 2.651 | 373 | 119.990 |
Nissan Kicks Plays Active Plus (113 cv) | 4.370 | 1.800 | 1.630 | 2.660 | 432 | 117.990 |
Peugeot 2008 Active (130 cv) | 4.309 | 1.770 | 1.548 | 2.612 | 419 | 119.990 |
Chevrolet Tracker (122 cv) | 4.270 | 1.791 | 1.624 | 2.570 | 393 | 119.990 |
Conclusão e analise
Agora custando quase R$ 10 mil mais barato o CAOA Chery Tiggo 5X passa a ser um dos SUVs mais competitivos do mercado, o modelo tem estilo imponente, bom acabamento interno e principalmente uma excelente lista de equipamentos, trazendo equipamentos até inexistentes nos rivais por este mesmo preço. Porém há alguns pontos negativos como o motor 1.5 turbo que apesar de ser mais potente que os rivais, por ser menos tecnológico acaba tendo um consumo de combustível mais elevado, principalmente na cidade com etanol.