Chery Tiggo 5X 2026 – Chega mais barato por R$ 119.990 e promete incomodar os rivais

chery tiggo 5x 2026

O CAOA Chery Tiggo 5x 2026 acaba de chegar ao mercado brasileiro sem mudanças visuais ou mecânicas, mas com uma nova estratégia agressiva de preços com foco no custo-benefício para disputar espaço no segmento de SUVs compactos, o mais concorridos do país, por R$ 119.990 o Tiggo 5X tem qualidades para voltar a vender bem.

tiggo 5x 2026
tiggo 5x 2026

Preço de apenas R$ 119.990

A principal novidade na linha 2026 é a redução no preço de até R$ 8 mil em todas as versões do Tiggo 5x, reposicionando o modelo no mercado como uma opção mais competitiva diante dos rivais. A versão de entrada Sport parte agora custa R$ 119.990, enquanto a intermediária Pro custa R$ 134.990 e a topo de linha Pro Hybrid Max Drive, R$ 149.990.

Com a redução de R$ 8.000 a versão Sport voltou a se enquadrar com um carro que pode receber benefícios exclusivos para o publico PCD (com isenção de IPO e ICMS), descontos que podem deixam o valor do SUV ainda mais barato, próximo aos R$ 100.000. Além disso a versão Pro que agora R$ 134.990 já vem com teto solar panorâmico e ar-condicionado dual zone, itens que só existem nos rivais em suas versões acima dos R$ 170.000.

Já como é de praxe entre as montadoras, quando lançam a nova linha de um carro sempre aumenta os preços, é bom ver que a CAOA Chery seguiu na direção contrária reduzindo o valor do seus carros. A ideia é vender mais e com isso compensa a perda de margem, algo muito interessante pelo lado do consumidor que tem melhores opções de escolhas pagando menos.

chery tiggo 5x 2026
Chery Tiggo 5x 2026

Motor Tiggo 5X 2026

O CAOA Chery Tiggo 5x 2026 mantém o motor 1.5 turbo flex, que entrega 150 cv de potência com etanol (147 cv na gasolina) e torque de 21,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático CVT que simula nove marchas. A tração é dianteira e a direção elétrica. O desempenho é suficiente para o uso urbano, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, mas sem apelo esportivo

Para quem busca mais eficiência, a versão Pro Hybrid Max Drive adiciona um sistema híbrido leve de 48V, elevando a potência para 160 cv e o torque para 25,5 kgfm e claro diminuindo o consumo de combustível.

tiggo 5x 2026
Tiggo 5x 2026

Consumo do Chery Tiggo 5X 2026

O consumo do Chery Tiggo 5x 2026 é razoável para o segmento, ele fez com etanol 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, enquanto que com gasolina os números são os seguintes: 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Lembrando que enquanto os rivais são a maioria 1.0 turbo já com injeção direta, o Tiggo 5X é 1.5 turbo e ainda usa injeção indireta MPI, por isso o consumo não tão generoso.

A versão híbrida, apesar de ter o auxílio do motor elétrico de 48v, melhora mas não muito, o sistema híbrido é notado apenas no uso urbano onde ele chega a rodar 1,5 km a mais por litro de combustível, sendo que na estrada praticamente não há diferença em relação a versão não híbrida, confira os dados: etanol 8.1 km/l na cidade e  8.5 km/l na estrada, gasolina 11.4 km/l na cidade e 11.8 km/l na estrada.

Dimensões do Tiggo 5x 2026

O SUV tem dimensões razoáveis, acomoda até cinco ocupantes, seu comprimento é de 4,34 metros, com entre eixos de 2,63 metros, garantindo bom espaço interno para quem viaja no banco traseiro, porém o porta malas, devido ao estilo mais compacto da carroceria é pequeno, o Tiggo 5X tem porta-malas de 340 litros, um dos menores da categoria. Confira as dimensões abaixo:

Dimensão Valor
Comprimento (mm) 4.338
Largura (mm) 1.830
Altura (mm) 1.645
Entre-eixos (mm) 2.630
Porta-malas (L) 340
Tanque de combustível (L) 51
Peso (KG) 1.452

 

tiggo 5x 2026
tiggo 5x 2026

Bem equipado

O CAOA Tiggo 5X é muito bem equipado, oferece em todas as versões suspensão independente nas quatro rodas, freio a disco nas quatro rodas, central multimídia flutuante com 10,25 polegadas, seis airbags, painel digital, freio de estacionamento eletrônico por botão, partida remota e chave presencial, partida do motor por botão no painel, controles eletrônicos de tração e estabilidade, rodas aro 17 diamantadas, banco do motorista com ajuste elétrico, monitoramento da pressão dos pneus e outros itens de conforto e tecnologia.

ADAS apenas na versão mais cara

No entanto, ainda hoje o CAOA Tiggo 5X  não traz recursos avançados de assistência à condução (ADAS) em todas as versões, apenas a versão mais cara Hybrid que custa R$ 150.000 vem com frenagem autônoma ou controle de cruzeiro adaptativo ACC – tecnologias que a marca promete para futuras atualizações

tiggo 4 sport 2026
Tiggo 4 Sport 2026, também chamado de Tiggo Cross é a nova geração do Tiggo 5X (foto acima) que foi apresentada recentemente, porém não deve chegar tão cedo ao Brasil

Nova geração não deve chegar tão cedo ao Brasil

Após mudanças rápidas de visual nos últimos anos a Caoa Chery decidiu agora manter o design atual do Tiggo 5x por mais um tempo, evitando novas reestilizações para não confundir o consumidor brasileiro e para ser mais justa com quem compra o modelo – afinal ninguém quer comprar um carro 0km e descobrir que alguns meses depois o modelo foi modificado, o que acelera a desvalorização.

Mas, não custa lembrar que no exterior (China, África e Oriente Médio), o Tiggo 5x já ganhou uma geração mais moderna (chamada de Tiggo Cross), mas no Brasil, a estratégia é apostar na estabilidade do produto então ainda não há previsão de quando esta nova geração começará a ser produzida por aqui. Confira abaixo o que disse o CEO do grupo CAOA:

“Mudamos o design duas vezes em pouco tempo. Isso é comum na China e algo que o mercado até demanda, mas que não funciona para os brasileiros. Aprendemos a lição e vamos mantê-lo como está por mais algum tempo”, afirmou Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, CEO do Grupo CAOA.

Ou seja o Tiggo Cross não deve chegar tão cedo ao Brasil.

tiggo 5x 2026
tiggo 5x 2026

Abaixo voce confere a lista de equipamentos de todas as versões do Chery Tiggo 5X 2026

Tiggo 5x Sport – R$ 119.000

  • Seis airbags
  • Bancos e revestimento em couro sintético
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração
  • Assistente para partidas em ladeiras HAC
  • Controle de descida HDC
  • Freio eletrônico com função auto-hold
  • Partida remota via botão na chave
  • Banco do motorista com ajuste lombar elétrico
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta copos
  • Monitoramento da pressão dos pneus
  • Retrovisores com rebatimento elétrico
  • Câmera de ré
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas
  • Espelhos retrovisores elétricos e com desembaçador
  • Ar-condicionado manual com saída para o banco traseiro
  • Painel de instrumentos digital de 7″
  • Central multimídia de 10,25″ com Apple CarPlay e Android Auto
  • Luzes de condução diurna em LED
  • Controle de cruzeiro
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Acendimento automático dos faróis
  • Modos de condução Eco e Sport
  • Chave presencial e partida por botão no painel
  • Volante com ajuste de altura e profundidade

Tiggo 5x Pro – R$ 134.990

Todos os itens da versão Sport, mais:

  • Teto solar panorâmico e elétrico
  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Câmera 360º
  • Faróis full-LED
  • Rodas de liga leve de 18 polegadas

Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 149.990

Todos os itens da versão Pro, mais:

  • Piloto automático adaptativo (ACC)
  • Frenagem automática de emergência (AEB)
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Aviso de saída de faixa
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitoramento de ponto cego
  • Farol alto com assistência inteligente
  • Sistema híbrido leve de 48v
  • 160 cv de potência

Chery Tiggo 5X e seus rivais

 

 

Modelo Comprimento (mm) Largura (mm) Altura (mm) Entre-eixos (mm) Porta-malas (L) Preço da versão mais barata (R$)
Chery Tiggo 5X Sport (150 cv) 4.338 1.830 1.645 2.630 340 119.990
Hyundai Creta Comfort (123 cv) 4.300 1.790 1.635 2.610 422 147.390
Jeep Renegade T270 (185 cv) 4.232 1.798 1.705 2.570 320 118.290
Honda HR-V EX (125 cv) 4.330 1.790 1.590 2.610 354 156.100
VW T-Cross Sense (126 cv) 4.199 1.760 1.568 2.651 373 119.990
Nissan Kicks Plays Active Plus (113 cv) 4.370 1.800 1.630 2.660 432 117.990
Peugeot 2008 Active (130 cv) 4.309 1.770 1.548 2.612 419 119.990
Chevrolet Tracker (122 cv) 4.270 1.791 1.624 2.570 393 119.990

Conclusão e analise

Agora custando quase R$ 10 mil mais barato o CAOA Chery Tiggo 5X passa a ser um dos SUVs mais competitivos do mercado, o modelo tem estilo imponente, bom acabamento interno e principalmente uma excelente lista de equipamentos, trazendo equipamentos até inexistentes nos rivais por este mesmo preço. Porém há alguns pontos negativos como o motor 1.5 turbo que apesar de ser mais potente que os rivais, por ser menos tecnológico acaba tendo um consumo de combustível mais elevado, principalmente na cidade com etanol.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas