Alpine A390 – Este elétrico de 470 cv quer mostrar ao mundo que a Alpine existe

Alpine A390

Apesar de ter sido fundada em 1955 a Alpine desde a década de 1970 tem sido apenas uma divisão esportiva da Renault, sendo que somente em 2017 eles voltaram a ter um carro próprio o A110, que alias não agradou ao publico. Agora querendo se popularizar a Alpine acaba de apresentar oficialmente o A390, seu segundo modelo próprio. Este lançamento de 470 cv marca um passo ousado da marca francesa ao entrar de vez no segmento dos SUVs esportivos elétricos de alta performance, mirando rivais de peso como Porsche Macan EV, Tesla Model Y e Kia EV6.

Alpine A390

Design e proposta esportiva do Alpine A390

O Alpine A390 é definido pela própria marca como um “sport fastback”, combinando linhas aerodinâmicas e perfil baixo com a praticidade de um SUV de cinco portas. O visual remete ao conceito A390_ß (Beta Concept), com faróis diurnos finos, carroceria aerodinâmica com estilo coupé, para-brisa inclinado e a traseira com lanternas full-LED, assim como as rodas aro 20 ou 21, reforçam o apelo esportivo.

Dimensões amplas

A carroceria do Alpine é um tanto quanto peculiar, apesar do jeitão de coupé, o modelo tem dimensões grandes, dignas de um SUV, são 4,61 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 1,53 m de altura, tendo distância entre eixos de 2,70 m, dimensões que posicionam o modelo como SUV da categoria premium, sendo ligeiramente menor que o Porsche Macan.

O porta-malas de 532 litros é o maior já oferecido por um Alpine, garantindo praticidade sem abrir mão do desempenho.

Plataforma e construção

O A390 utiliza a plataforma AmpR Medium, já empregada em modelos como o Renault Megane e-Tech e o novo Nissan Leaf, mas com adaptações para privilegiar leveza e agilidade. O uso de alumínio forjado nos subchassis e braços de suspensão contribui para o peso total de apenas 2.121 kg, notavelmente mais leve que alguns concorrentes diretos elétricos, o que favorece a dinâmica de condução.

Alpine A390

Motorização e desempenho

O grande destaque técnico do Alpine A390 está no conjunto propulsor trimotor, são três motores: um motor síncrono no eixo dianteiro e dois motores no eixo traseiro, proporcionando tração integral 4×4 e vetorização ativa de torque, distribuição da força de acordo com a necessidade. Essa configuração não só eleva a potência, mas também aprimora o comportamento em curvas, tornando o modelo mais ágil e preciso, característica marcante dos carros antigos da Alpine.

O A390 chega em duas versões principais:

GT: 400 cv e 66,3 kgfm (650 Nm), aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, velocidade máxima de 200 km/h.

GTS: 470 cv e 82,4 kgfm (808 Nm), 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, máxima de 220 km/h, superando o Porsche Macan 4S em aceleração.

Ambas as versões utilizam uma bateria de 89 kWh, com autonomia entre 520 e 555 km (WLTP), dependendo da configuração. O carregamento rápido de até 190 kW permite recarregar de 15% a 80% em menos de 25 minutos.

O modelo usa pneus Michelin desenvolvidos especialmente para o modelo, reforçando posicionamento premium.

Alpine A390 interior

Interior e tecnologia

O interior do A390 aposta em esportividade e sofisticação. São cinco lugares, os bancos dianteiros são do tipo concha Sabelt revestidos em couro Nappa (de série na GTS) e com base em fibra de carbono, o painel digital tem 12,3 polegadas e a central multimídia tem 12 polegadas com sistema Android Automotive.

O volante hexagonal, inspirado na Fórmula 1, traz o botão Overtake para aumento temporário de potência e seletor de frenagem regenerativa. O acabamento ainda tem detalhes em couro Alcantara.

Galeria: Alpine A390

Dinamismo e experiência de condução

A Alpine desenvolveu uma suspensão específica com batentes hidráulicos, direção comunicativa e freios de alta performance (pinças de seis pistões na dianteira). O sistema Alpine Drive Sound oferece modos de condução com trilhas sonoras artificiais com volume variando com a velocidade, mas sem tentar imitar o ronco de motores a combustão, privilegiando uma experiência mais autêntica ao elétrico.

Alpine A390

Mercado e produção do Alpine A390

O A390 será produzido integralmente na França, desde o chassi até as baterias. Porém seus preços não serão baratos, os valores são estimados entre 60.000 e 70.000 libras (aproximadamente R$ 390 mil a R$ 455 mil na conversão direta). Apesar disso o Alpine deve ser destacar como o único modelo elétrico esportivo abaixo das 100.000 libras.

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