A Hyundai oficializou a chegada da nova geração do Kona ao Brasil, agora exclusivamente com motorização híbrida. O SUV estreia em duas versões — Ultimate e Signature — e aposta em design futurista e bastante chamativo, tecnologia embarcada e eficiência para disputar espaço entre os utilitários esportivos eletrificados do país.
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Design e dimensões modernizadas
O novo Kona 2026 cresceu em relação à geração anterior lançada em 2021, o modelo agora mede 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. O aumento das dimensões ampliou o espaço interno, principalmente para os ocupantes do banco traseiro, e o porta-malas agora acomoda 407 litros. Só para compararmos o Kona agora é maior do que o Creta e tem praticamente a mesma distância entre eixos do Tucson.
Visualmente o modelo novo também está muito mais interessante, a Hyundai optou por ousar no design do novo Kona, o modelo chama atenção pela barra horizontal de LED na dianteira e traseira, os faróis e as lanternas ficam em uma posição mais baixa em relação ao comum em outros modelos. As linhas robustas da carroceria, assim como as rodas aro 18 de série reforçam o visual futurista.
Motorização híbrida
O Novo Hyundai Kona chega ao Brasil equipado com um sistema híbrido pleno (HEV) formado pelo motor 1.6 Kappa aspirado a gasolina e um motor elétrico do tipo PMSM com bateria de 1,32 kWh, entregando potência combinada de 141 cv e torque de 27 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem DCT de seis marchas.
Desempenho e consumo
O desempenho é equilibrado: acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge 165 km/h de velocidade máxima. O consumo claro é um dos destaques deste híbrido que faz 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, segundo o Inmetro, garantindo ao SUV nota A em eficiência energética, lembrando que o consumo é menor na cidade, porque no anda e para do transito o sistema híbrido é ativado mais vezes, ele é programado para acionar em baixas rotações e velocidades.
Tecnologia e equipamentos de série
Ambas as versões do Kona 2026 trazem agora pacote completo de segurança ADAS, incluindo frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centralização em faixa, alerta de ponto cego, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com alerta de trafego cruzado na hora de sair da vaga.
O interior do SUV da Hyundai é dominado por duas telas de 12,3 polegadas (painel digital e multimídia) conectadas em uma moldura única, entre os equipamentos desde a versão de entrada Ultimate o Kona já vem com ar-condicionado digital dual zone com saída independente para o banco traseiro, carregador de celular por indução, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas de 18” e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.
A versão top de linha Signature soma teto solar elétrico, luz ambiente configurável em LED com até 64 cores configuráveis, porta-malas com abertura elétrica e diferente níveis de abertura, para-brisa acústico, sistema de câmeras 360 graus com monitoramento de pontos cegos.
Galeria Hyundai Kona 2026
Versões, preços do novo Hyundai Kona 2026
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Kona Ultimate: R$ 214.990
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Kona Signature: R$ 234.990
Cores
As vendas começam em junho de 2025, com cinco opções de cores externas: Branco Atlas, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico, Cinza Pérola e Cinza Ecotronic Matte. O interior pode ser preto ou cinza, dependendo da versão. Lembrando que adicionalmente, acrescenta-se R$ 900,00 para a cor Branco Atlas, R$ 1.800,00 para as cores Cinza Perolizado e Cinza Cyber Metálico, e R$ 3.500,00 para a cor Cinza Matte.
Analise
O Hyundai Kona 2026 chega ao Brasil maior, mais refinado e recheado de tecnologia, mirando consumidores que buscam um SUV híbrido eficiente, seguro e diferenciado visualmente. O modelo se posiciona acima do Creta no portfólio da marca e promete ser um forte rival para Toyota Corolla Cross Hybrid e outros eletrificados do segmento. Seu preço de R$ 214.990, apesar de não ser barato, é interessante para um modelo híbrido, pela lista de equipamentos que oferece e também pelo visual diferenciado que também é um dos chamarizes, lembrando que o Toyota Corolla Cross híbrido que tem apenas 126 cv de potência e custa hoje R$ 219.890.
Porém a versão mais cara do Kona, Signature por R$ 234.990 está um pouco fora da realidade do mercado, por este valor o modelo já enfrenta rivais maiores e mais potentes como o GWM Haval H6 PHEV19 plugin híbrido por R$ 238.000 com motor de 326 cv, além do BYD Song Plus por R$ 239.900, já com 232 cv e sistema plugin.