A Citroën apresentou oficialmente o novo C5 Aircross 2026, a segunda geração do SUV é marcada por uma profunda renovação tecnológica e visual. O SUV médio, que estreia na Europa no segundo semestre de 2025, chega com a promessa de elevar o padrão de conforto, eficiência e conectividade no segmento C-SUV, um dos mais disputados do mercado europeu. Já adiantamos que o modelo não deve vir ao Brasil.
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Plataforma moderna e dimensões maiores
O novo C5 Aircross é construído sobre a plataforma STLA Medium, a mesma que será utilizada em modelos como o novo Jeep Compass e o Peugeot 3008. Isso permitiu ao SUV crescer: são 4,65 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,78 metros de entre-eixos, o que garante espaço interno generoso e porta-malas de 565 litros, independentemente da motorização escolhida.
Design
Visualmente, o modelo traz linhas musculosas, faróis de Matrix LED auto ajustáveis dividido em três blocos e lanternas com detalhes tridimensionais, mantendo-se fiel ao conceito apresentado em 2024. Este novo padrão de design da marca deve ser estendido a outros lançamentos da Citroën.
Na traseira chama atenção o estilo polêmico e bastante chamativo das lanternas que além do visual tem algumas aletas laterais que prometem ajudar na melhora da aerodinâmica.
As caixas de rodas são grandes e o modelo terá nas versões mais caras rodas aro 20 de série.
Conforto acima da média
O conforto a bordo, tradicional na marca, é reforçado com suspensão de amortecedores hidráulicos progressivos capazes de ajustar seu amortecimento de acordo com o tipo de terreno, curva ou peso do carro, chamado de Citroën Advanced Comfort Suspensions® eles prometem o efeito de “tapete voador” absorvendo grande parte das irregularidades do piso.
Além dos bancos Advanced Comfort®, que prometem uma experiência de rodagem superior ao padrão do segmento, sendo que os dianteiros tem até 10 posições de ajustes, memória, aquecimento, ventilação e até mesmo função massagens com 5 diferentes programas.
Enquanto os bancos traseiros têm como diferenciais a possibilidade de reclinar os seus encostos em 21º até 33 º graus, sendo que na traseira eles também possuem função de aquecimento.
Interior e tecnologia do novo Citroën C5 Aircross
O interior é um dos destaques: painel digital de 10 polegadas, head-up display ampliado, iluminação ambiente e uma central multimídia com tela HD em cascata são os diferencias. A conectividade é ampliada com integração à inteligência artificial do ChatGPT, tornando o sistema de bordo ainda mais intuitivo e interativo, basta usar o comando de voz “Hello Citroën” que o carro responde: “Como posso ajudar?”.
Entre os equipamentos o modelo conta com itens como teto solar panorâmico em vidro com (1,069 x 720 mm) sendo que a porção frontal do teto pode ser aberta, além de recursos como carregador sem fio para smartphone com 15w de potência, câmeras 360 graus, além de um pacote ADAS completo LEVEL2 com recursos como piloto automático ACC, auxílios para manter o carro na faixa, mudança de faixa semiautomática, frenagem frontal automática.
Gama Eletrificada, motores híbrido, híbrido plugin e elétrico
O novo Citroën C5 Aircross 2026 aposta exclusivamente em motorizações eletrificadas para o mercado europeu, os níveis de potência vão de 145 cv até 230 cv.
– Híbrido leve (Hybrid 145): Motor 1.2 turbo de 136 cv, com propulsor elétrico de 12 cv (pico de 28 cv) e bateria de 0,9 kWh. Câmbio de dupla embreagem de seis marchas.
– Híbrido plug-in (Hybrid Plug-in 195): Motor 1.6 turbo de 150 cv, motor elétrico de 125 cv, potência combinada de 195 cv, bateria de 21 kWh e autonomia elétrica de até 86 km (WLTP). O câmbio é de dupla embreagem com sete marchas.
– Elétrico (ë-C5 Aircross): Duas configurações: uma com motor de 210 cv e bateria de 73 kWh (autonomia de até 520 km WLTP) e outra com 230 cv e bateria de 97 kWh, alcançando 680 km de autonomia. A recarga rápida permite recuperar até 160 km de alcance em apenas dez minutos.
Mercado, preço e expectativas
O novo C5 Aircross 2026 chegará primeiro à Europa, onde será um dos carros chefes da Citroën, representando a nova identidade da marca: produtos acessíveis, versáteis e altamente tecnológicos, com forte apelo ao conforto. Lembrando que assim como no Brasil, após passar a fazer parte do grupo Stellantis a Citroën na Europa também está mudando de foco, está deixando de lado carros caros e complexos para adotar modelos mais acessíveis.
Lembrando que o C5 Aircross é um dos modelos mais caros da marca atualmente, a geração atual parte de 37.900 euros (R$ 240.000) na versão híbrida, alcançando até 46.650 (R$ 290 mil) na versão híbrida plugin.
Citroën C5 Aircross não deve vir ao Brasil
No Brasil, a chegada do Novo C5 Aircross 2026 é improvável, já que a Citroën foi reposicionada como marca de volume e o foco está em outros segmentos de modelos mais populares e baratos.