Novo Ford Territory 2024 chega ao Brasil por R$ 210.000 trazendo tudo novo, confira analise completa, equipamentos, desempenho, consumo

ford territory 2024

Quando a Ford anunciou o fim da sua produção no Brasil, duvidas como, qual seria a desvalorização dos carros ou se vai faltar peças de reposição surgiram, fazendo com que a imagem da montadora ficasse bastante arranhada. Passado então dois anos, a Ford vem aos poucos tentando reconstruir a sua imagem no Brasil, para isso, apostando agora no lançamento de carros importados, mais caros e luxuosos. Nessa segunda feira (28/08) foi anunciada a chegada do Novo Ford Territory 2024, que chega para ser o carro mais “barato” da marca no Brasil. Enquanto a primeira geração do SUV era pouco competitiva, esta nova Territoy, apesar de não ser tão acessível, tem realmente muitas qualidades e pode sim ser um carro bom de mercado, ao contrário de outros importados como a picape Maverick e o SUV Bronco, que praticamente encalharam nas revendas.

territory 2024

Territory é o carro mais barato da Ford no Brasil

Com preço de R$ 209.990 este é o carro mais barato da Ford no Brasil atualmente, sendo que a picape Maverick parte de R$ 224.890 e o Bronco Sport custa salgados R$ 272.000. Parece que a Ford aprendeu com os fracasso de seus lançamentos recentes e resolveu adotar um preço mais competitivo para o novo Territory 2024. O novo SUV da Ford chega com a missão de encarar modelos como Jeep Compass, Chery Tiggo 7 Pro, Toyota Corolla Cross, VW Taos e Chevrolet Equinox.

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Ford acertou no preço do Territory ?

Por R$ 210.000 o novo Ford Territory entrega um pacote muito interessante, é maior, mais equipado e tem acabamento em um nível superior aos rivais, custando igual ou, em algum casos, até mais barato que os rivais, lembrando que este SUV da Ford virá importado da China, enquanto os adversários são produzidos no Brasil, o que causa mais adimiração pelo preço pedido.

Para termos uma idéia, o Jeep Compass Série S, a versão flex mais equipada do rival, sai por salgados R$ 238.990, o VW Taos Highline equipado com teto solar panorâmico, que é de série no Ford Territory, sai por R$ 219.000.

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Faltou uma versão mais barata

Mas calma que nem tudo são flores, por enquanto a Ford trará o novo Territory apenas em sua versão top de linha Titanium, o que de certa forma pode impedir que o modelo desempenhe melhor nas vendas, já que SUVs como o Compass, Taos, Corolla Cross e Tiggo 7 Pro, têm hoje versões menos equipadas, começando na casa dos R$ 180.000, ou seja, chegam a custar R$ 30 mil mais barato que o Ford, o que diminui o leque de compradores. O Toyota Corolla Cross por exemplo, tem versão já equipada com ACC custando a partir de R$ 160.000, uma baita diferença.

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Ford Territory cresceu

Esta é uma geração totalmente nova do Ford Territory, ou seja, o carro traz tudo inédito em relação a primeira geração lançada no Brasil em 2020, o modelo 2024 trocou de plataforma, cresceu 5 cm no comprimento, saltando para 4,63 metros, a altura da carroceria aumentou 3 cm passando para 1,70 m, porém, a largura e a distância entre eixos não mudaram, seguiram respectivamente 1,93 m e 2,72 m.

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Ford Territory é maior que os rivais

Comparado com o Jeep Compass, o Novo Territory leva uma baita vantagem no tamanho, sendo 23 cm mais comprido, tendo distância entre eixos quase 10 cm maior em relação ao Jeep, que atualmente é o SUV vendido da categoria.

A mesma diferença acontece quando comparamos o Ford Territory com o Volkswagen Taos, sendo o Ford 17 cm maior, tendo distância entre eixos quase 5 cm mais ampla, assim como o CAOA Chery Tiggo 7 Pro que é 13 cm a menor no comprimento e 5 cm a menor no entre-eixos. Ou seja, em tamanho o Novo Territory parece pertencer a uma categoria superior aos rivais.

Porta malas ampliado

A antiga geração do Ford Territory pecava feio em um dos pontos mais importantes em um SUV, o espaço para cargas. Enquanto o Territory de 2020 tinha porta malas pequeno com apenas 348 litros, o modelo 2024 passou a ter porta malas de 448 litros, ficando no mesmo padrão dos rivais, confira: Compass 410 litros, Corolla Cross 440 litros, Tiggo 7 Pro 475 litros e o Volkswagen Taos 498 litros de porta malas.

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Ford “made in China”

Seguindo a nova estratégia de mercado que a Ford vem adotado em seus lançamentos, o novo Territory, assim como o antigo, é fruto da parceria com a montadora chinesa JMC (Jiangling Motor Company), porém ao contrário da primeira geração, que na verdade era um modelo chinês Yusheng S330 com o logo da Ford, este novo Territory foi desenvolvido realmente pela própria Ford, seu design foi concebido pelo centro da estilo da Ford na Austrália e segue o novo padrão mundial da marca.

A produção do Ford Territory está localizada em Shangai, na China. Lembrando que nesta mesma fabrica, a Ford já monta a Everest, que é uma versão SUV da nova Ranger, além de um utilitário comercial chamado Torneo.

Atualmente, a China fora dos EUA já é o principal mercado da Ford, por lá, a montadora norte-americana tem ainda parceria com outra montadora local, a Changan, que ajudou a fabricante a desenvolver e produzir a nova geração do Fusion / Mondeo, por enquanto exclusiva para a China, além do novo Edge 2024 com sete lugares. Um dado curioso, hoje a Ford hoje já conta com maior número de modelos produzidos na China do que em sua terra natal nos EUA.

territory 2024
Maior que Compass, Tiggo 7 e Taos, o novo Ford Territory mede 4.63 m

Territory mas pode chamar de Equator Sport

O novo Ford Territory em alguns mercados passou a ser chamado de Equator Sport. Apesar do antigo Territory não ter feito sucesso a Ford optou por manter esse nome na América Latina e Central.

Lembrando que na China há ainda uma versão alongada (nos mesmos moldes do Jeep Commander) com sete lugares chamada apenas de Equator, porém não há previsão de vinda do Territory 7 lugares ao Brasil.

ford territory 2024
O motor 1.5 turbo do Territory tem agora 169 cv

Motor mais potente no Ford Territory 2024

Sob o capô, o novo Ford Territory 2024 também evoluiu, porém não sabemos se foi o suficiente, a primeira geração do Territory chegou ao Brasil em 2020 com o motor 1.5 Ecoboost de 150 cv e 22,9 kgfm de torque, na época o modelo foi bastante criticado pela falta de desempenho (fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos).

Nesta nova geração a Ford manteve o 1.5 turbo Ecoboost, porém, fez diversas atualizações que resultam em cerca de 20 cv a mais, agora o Territory tem 169 CV e 25,5 kgfm de torque. Além disso, visando também melhorar o consumo e o desempenho, a Ford trocou o câmbio CVT por uma transmissão automatizada DCT de dupla embreagem e sete velocidades com embreagens banhadas a óleo – é o mesmo câmbio do Chery Tiggo 7 Pro, feito pela marca chinesa Magna. Só lembrando que por ser banhada a óleo, a durabilidade e a confiança deste conjunto é muito maior em relaçãos aos câmbios de dupla embreagem a seco, como o DSG e o Powershift. A tração do modelo que virá ao Brasil é sempre 4×2 dianteira.

Rivais são mais potentes

Apesar da evolução na potência, o Ford Territory ainda é menos potente em relação aos rivais, o Jeep Compass usa motor 1.3 turbo de 185 cv e 27 kgfm de torque, o Chery Tiggo 7 tem motor 1.6 turbo com potentes 187 cv e 28 kgfm de torque. Ah mas o Taos da Volkswagen usa o modesto motor 1.4 TSi de apenas 150 cv e 25 kgfm, sim, é verdade mas; o Taos é 300 kg mais leve em comparação ao Ford Territory que pesa 1740 kg. Isso ficará mais claro nos números de desempenho abaixo.

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Desempenho do Ford Territory

O desempenho do novo Ford Territory é apenas ok, como é maior que os rivais tende também a ser mais lento. Mesmo tendo ficado cerca de 2 segundos mais veloz em relação a geração passada. A prova de 0 a 100 km/h é feita em 10,3 segundos, além disso, o SUV faz retomadas de 80 e 120 km/h em 4.4 segundos, tendo velocidade máxima de 180 km/h.

Vamos comparar com os rivais: o Tiggo 7 Pro com seus quase 190 cv e o maior torque da categoria, tem disparado o melhor desempenho com 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, 2 segundos mais veloz que o Ford, o Corolla Cross 2.0 também faz em 8,4 segundos, o Jeep Compass 8,8 segundos, enquanto o Taos 9,4 segundos.

Consumo do Ford Territory 2024

O consumo anunciado do Ford Territory 2024 é de 9.5 km/l na cidade e 11.8 km/l em trechos de estrada, lembrando que o modelo bebe apenas gasolina, um consumo que pode ser considerado bom pela categoria, porte e peso do Territory, ficando no mesmo patamar dos rivais que são mais leves.

ford territory 2024

Interior bonito, luxuoso e bem equipado

O interior do novo Territory, assim como o desenho externo, é de muito bom gosto, conta já com o novo layout padrão mundial da Ford, marcado pelas duas telas de alta definição adjacentes no painel, a da esquerda é o quadro de instrumentos digital, enquanto a da direita apresenta a interface do sistema multimídia. Ambas as telas medem 12.3 polegadas e tem uma moldura única em vidro, lembrando modelos mais caros como os da Mercedes Benz.

ford territory 2024 interior

O acabamento interno é refinado, apesar de ter partes em plástico duro, boa parte do painel e das portas são forrados com material soft touch, a combinação de cores também é muito interessante, o modelo exposto a imprensa no Brasil tem interior com detalhes em azul escuro, inclusive no painel, bancos e no teto.

territory 2024 bancos traseiros
O Novo Ford Territory tem o maior espaço interno da categoria

Equipamentos

Podemos dizer que pelo preço de R$ 209.990 o Novo Ford Territory 2024 vem de série muito bem equipado. Alías, esse a lista de itens é outro ponto forte do SUV, inclui itens como ar condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, teto solar panorâmico, painel digital configurável com tela de 12,3 polegadas, multimídia com 12,3 polegadas com comandos por voz e conexão sem cabos com smartphones, sistema de som com 8 alto falantes, bancos forrados com couro perfurado e dois tons de cores, iluminação interna em LED com 7 opções de cores customizáveis através da tela da multimídia, carregador wireless para smartphones, câmeras 360 graus, sensores de estacionando dianteiro e traseiro, além de Park Assist – sistema de estacionamento totalmente automático, 4 modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Serra/Colina.

ford territory 2024 interior

Calma que ainda tem mais, há de série no Territory 2024 bancos do motorista com ajustes elétrico em 10 posições incluindo ajuste lombar, banco do passageiro com ajuste elétrico em 4 posições, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e travamento com sensores que permitem abrir ou fechar a tampa apenas passando o pé embaixo do para-choque, ainda é possível configurar o ângulo de abertura da tampa através da tela da multimídia, evitando que bata no teto da garagem.

ford territory 2024 interior teto solar
O Territory vem de série com teto solar panorâmico

O exterior do Territory vem com rodas em liga leve aro 19 calçadas por pneus 235/50R19, faróis Full LED com sistema de nivelamento automático e que não ofusca os outros motoristas, lanternas traseiras em LED, luzes de condução diurnas em LED, sensores de acendimentos automático dos faróis e dos limpadores do para-brisa, espelhos elétricos auto retráteis e com luzes de boas vindas projetada no chão.

Itens de segurança e condução automona

Destaque ainda para o bom pacote de segurança presente no novo Ford Territory 2024, composto por piloto automático adaptativo ACC com função Stop & Go capaz de andar e frear de forma automática acompanhando o transito, frenagem frontal automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de trafego cruzado traseiro na hora de dar marcha ré, alerta de saída de faixa e assistente de permanência na faixa de rolagem, monitoramento da pressão dos pneus, auxilio para descidas HDC e auxílio para partidas em ladeiras, sistema de monitoramento de pontos cegos, além do já citado sistema de estacionamento automático Park Assist.

Fonte: Ford.com.br

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