Hyundai Santa Cruz 2022 – A primeira pick up da Hyundai

hyundai santa cruz 2022

Projeção: CarExpert

Alguns segmentos da indústria automotiva estão em decadência, como os das peruas e dos hatchs médios, tanto lá fora quanto aqui no Brasil esses dois segmentos vem diminuindo de tamanho, já os segmentos dos SUVs e picapes, vem crescendo de modo robusto, a Hyundai tem forte presença entre os SUVs, porém ainda não tem nenhuma pickup em seu portfólio de produtos, porém isso promete mudar em breve com o lançamento da inédita picape Hyundai Santa Cruz 2022, o modelo que já está rodando em fase final de testes, será construído sobre a plataforma do Novo Tucson e chega para brigar com modelos como S10, Hilux, Frontier, Amarok e L200 Triton.

hyundai santa cruz 2022
Picape promete ter visual robusto e arrojado (foto CAREXPERT)

Design da Hyundai Santa Cruz

Um dos principais destaques da Hyundai Santa Cruz 2022 promete ser o seu design, a picape terá linhas bem arrojadas e aerodinâmicas, assim como o Novo Tucson e boa parte dos carros atuais da Hyundai, a dianteira terá conjunto óptico divididos em dois segmentos distintos, na parte mais acima há uma faixa de LED diurnos, integrados a grade, enquanto mais abaixo no para-choque estarão os faróis principais, como é possível notar nos flagras já feitos da pick up.

hyundai santa cruz 2022
Picape é construída sobre a mesma plataforma do Novo Tucson

Fotos: TheKoreaCarBlog.com

Destaque ainda para a generosa grade frontal cromada. Já de perfil, a Santa Cruz terá aspecto musculoso, o modelo seguirá uma linha mais esportiva em relação as picapes comuns, terá linha de cintura elevada e para-lamas amplos, como ela usa chassi do tipo monobloco e não chassi sobre cabine, a caçamba será integrada a carroceria, assim como acontece com a Fiat Toro. Já na traseira chamará atenção o estilo das lanternas em 3D, que invadirão a tampa da caçamba garantindo um aspecto visual bastante futurista a pick up da Hyundai.

hyundai santa cruz 2022
Na traseira da Santa Cruz o destaque vai ficar por conta das lanternas em 3D

A Hyundai Santa Cruz 2022 promete chamar bastante atenção nas ruas.

Interior Hyundai Santa Cruz 2022

hyundai tucson 2022 interior
Interior da Hyundai Santa Cruz 2022 será semelhante ao do Novo Tucson, destaque para a generosa tela de 12 polegadas do sistema multimídia e o cluster totalmente digital

Já no interior, a Santa Cruz promete não surpreender, a arquitetura interna e uma série de elementos serão os mesmos já vistos em outros carros da Hyundai, principalmente no interior do novo Hyundai Tucson 2022 (foto acima), destaque para a generosa tela de 12 polegadas, que exibe os comandos do sistema multimídia, a peça contará com integração com smartphones por meios dos aplicativos Android Auto e Apple Car Play, além da painel de instrumentos com tela digital de 10 polegadas (foto abaixo), a picape da Hyundai terá como diferencial uma cabine mais luxuosa e equipada em relação as rivais.

hyundai tucson 2022 painel de instrumentos digital

Motores da pick up Hyundai Santa Cruz 2022

A expectativa é de que a Hyundai Santa Cruz 2022 seja equipada com um motor 2.5 L Smarstream, aspirado, quatro cilindros, com injeção direta a gasolina e potência de 185 cv, enquanto a versão mais cara deve vir com um 2.0 turbo de 240 cv, sua versão top de linha contará com motorização híbrida e uma versão plugin híbrida, no caso usando um motor 1.6 turbo de 177 cv combinado com um motor elétrico de 60 cv. Por enquanto não há informações sobre uma possível versão diesel da Santa Cruz, ao que tudo indica ela não terá, principalmente devido as restrições de poluição para motores diesel que entrarão em vigor em vários mercados, ao invés do diesel a Hyundai apostará em motores híbridos.

O câmbio da Hyundai Santa Cruz em todas as suas versões será automático de 8 velocidades e a tração será 4×4.

hyundai santa cruz 2022

Uma pick up bonita para uso na cidade

A Hyundai foi inteligente, ao invés de investir alto para criar uma pick up de verdade, do tipo chassi sobre cabine, igual por exemplo a Chevrolet S10, Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Ford Ranger,  o que exigiria muito tempo e dinheiro, já que a Hyundai nunca fez isso, a montadora coreana optou por seguir os caminhos da Fiat com a Toro, ou seja, fazer uma pick up de uso urbano e compacta, porém bastante estilosa, bem equipada e com uma certa capacidade de carga e reboque, porém que usa chassi comum do tipo monobloco, igual a um veículo de passeio normal.

hyundai santa cruz 2022 picape

foto: BRIAN WILLIAMS/CAR AND DRIVER

A expectativa da Hyundai é conquistar quem busca uma picape esportiva, com design moderno, confortável e muito bem equipada. Embora tenha sido projetada focada no uso urbano, o modelo promete não abrir mão da robustez, a expectativa é que a Santa Cruz tenha uma capacidade de reboque de 2.300 kg, para ser uma ideia é uma capacidade suficiente para puxar um trailer ou um barco. A Hyundai começou o desenvolvimento desta pick up em 2015, ou seja, eles estão levando a sério a qualidade do projeto.

hyundai santa cruz 2022

Fotos acima e abaixo: blog.naver.com/sunghoon617

Pick up da Hyundai será um carro global

A Hyundai quer fazer da picape Santa Cruz um carro global, ou seja, ela será produzida em vários lugares ao redor do planeta, inclusive nos EUA, onde ela será produzida na mesma linha de montagem do Tucson e da Santa Fé no Alabama, este local a Hyundai está investindo um montante de mais de US$ 400 milhões, claro que a Santa Cruz também será montada na Coréia do Sul, terra natal da montadora.

hyundai santa cruz 2022

Hyundai Santa Cruz 2022 Brasil

Segundos várias fontes da imprensa nacional, a Hyundai e a CAOA estão divergindo sobre os termos da renovação do seu contrato aqui no Brasil, com isso vários modelos que deveriam chegar em breve, como o Novo Elantra ou a versão renovada do Hyundai SantaFé, seguem sem uma data de lançamento para o nosso mercado.

O mesmo ocorre com a pick up Hyundai Santa Cruz, apesar de ainda não ter sido lançada, a forma com que ela virá ao Brasil é incerta. A CAOA quer produzir a Santa Cruz no Brasil, assim como a nova geração do Tucson, porém para isso o grupo brasileiro tem de renovar suas pendências e divergências com a Hyundai matriz. Lembrando que atualmente a Hyundai fica responsável apenas por modelos mais populares produzidos em Piracicaba, como o HB20 e o Creta, enquanto o grupo CAOA é quem importa e comercializa os demais veículos da marca coreana no Brasil, eles inclusive produz alguns como o IX35, Tucson e HR.

Certo é que para se tornar competitiva no nosso mercado, a única solução da Santa Cruz seria ser produzida no Brasil, caso contrário caso venha importada da Coreia, seu preço será alto, o que dificultaria suas vendas por aqui. A previsão de lançamento mais otimista seria para 2022, ou apenas em 2023, caso haja uma produção brasileira, pela CAOA, lá em Anápolis, Goiás, o que já está sendo cogitado.

One Reply to “Hyundai Santa Cruz 2022 – A primeira pick up da Hyundai”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *