Renault celebra os 20 anos do Twingo

renault twingo

No ano de 1993 a Renault apresentava no Salão do Automóvel de Paris o Twingo, um simpático e diferente compacto, que apresentava diversas soluções inovadoras para a época, o projeto idealizado pelo francês Yves Dubreil, começou em 1989, com a proposta de se criar um carro urbano, pratico econômico, confortável e que cativasse o público mais jovem, pois bem três anos depois o Twingo era lançado em Paris.

renault twingo

O modelo de visual diferente, conseguiu o que a Renault queria, atrair a atenção (apelidado de sapo por alguns), para a época, agradou logo de cara, conseguindo ótimos números em vendas e critica, uma das atrações do Twingo era o seu versátil espaço interno, apesar de ser um dos menores carros produzidos na época, medindo apenas 3.43 metros, o seu espaço interno era bastante interessante, graças há algumas soluções bastante peculiares encontradas pelos engenheiros da Renault, como bancos dianteiros que podem ser deitados completamente formando uma espécie de cama, banco traseiro deslizantes, segundo a Renault duas pessoas adultas poderia dormir confortavelmente dentro do Twingo, lembrando que o modelo tinha espaço apenas para 4 ocupantes.

renault twingo 1994 2007 interior painel

renault twingo 1994 2007 interior

O Renault Twingo trazia ainda outras particularidades, como teto solar panorâmico de lona, e mais tarde virou de vidro e elétrico, um painel moderno para a época, com mostrador digital localizado ao centro, acabamento com cores excêntricas. Dois anos depois em 1995 ele inovou ao ser um dos primeiros carros no mundo a contar com embreagem automática, sem a necessidade do pedal, o Twingo Easy, seria o que nos temos hoje nos carros automatizados.

renault twingo

A primeira geração do Twingo trazia um modesto e já ultrapassado motor 1.2 a gasolina que rendia apenas 55 cavalos.

renault twingo

Renault Twingo no Brasil…

Por aqui o Twingo teve uma vida bem mais discreta no mercado em comparação a Europa, porém para um importado até que vendeu bem, o simpático compacto chegou ao mercado já no início de 1994, menos de 1 ano após ter sido lançado na Europa. Em 1997 ganhou uma opção de motor mais forte, o 1.1 de 60 cv. O modelo chegou a ser montado no Uruguai e de lá passou a ser importado para o Brasil em 2000, já com visual com leves mudanças como novos para-choque, farol mais moderno e melhorias no acabamento interno, que ficou mais requintado. Já em seu fim de vinda por aqui o Twingo, em novembro de 2001 ainda chegou a ganhar motor 1.0 16v de 70 cv. Porém as vendas baixas, fizeram a Renault deixar de vende-lo por aqui em 2002.

renault twingo 1998 1999 2000 2001

De volta a Europa…

O carinho fez tanto sucesso que ficou nada menos do que 14 anos sem grandes mudanças, na Europa ele foi produzido até 28 de junho de 2007, quando saiu de linha após vender 2.075.300 unidades.

renault twingo 2000 2001

Em 2007 a Renault lançou a nova geração Twingo, porém o modelo totalmente novo, maior e sem o mesmo charme ou inovações criadas pela primeira geração.

renault twingo 2000 2001 interior

Esta primeira geração ainda continuou sendo produzida na Colômbia até 2012 .

renault twingo

renault twingo 1998 2001

renault twingo traseira

renault twingo 1999 2000 2001

One Reply to “Renault celebra os 20 anos do Twingo”

  1. Gosto do Twingo, eu sempre quis ter um e se tivesse, cuidaria muito bem dele!

    Um apelido que dei para o Twingo é Tutu. Espero que a Renault continue a vender este pequeno carrinho que apresentou modernidades no segmento (naquele tempo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *