Acima o Alfa Romeo RL de 1922, um dos primeiros carros esportivos do mundo e um dos primeiros carros feito após a Primeira Guerra Mundial
Nesta última semana do mês de junho, a Alfa Romeo está completando 100 anos de existência. A montadora italiana foi uma das pioneiras na Europa se tornou sinônimo de esportividade e exclusividade, construindo carros que estavam além da sua época e que fugiam sempre do comum.
Alfa Romeo 8C 2300 de 1931
Para comemorar o seu 100° aniversário, a Alfa Romeo fará um festival durante 4 dias com vários eventos na cidade de Milão onde a marca foi fundada, haverá um grande encontro de donos de carros Alfa Romeo, além de fãs da marca italiana. Voltas no famoso autódromo de Monza, exposições especiais de modelos históricos da marca.
Alfa Romeo Giulietta 1954
Alguns carros feitos pela montadora italiana entraram para a história do automóvel, como o esportivo Giulietta Sprint, um coupê lançado em 1954 e que mais tarde se tornou também um sedan e conversível.
Alfa Romeo Spider 1966
Outro que fez história foi o conversível Spider lançado em 1966, ele foi desenhado pelo estúdio Pininfarina e marcou época sendo produzido por quase 30 anos.
Alfa Romeo Giulia Coupe GT de 1965
Já em 1963 veio o Alfa Romeo Giulia, o substituto do Giulietta, um dos mais bem sucedidos modelos da marca e considerado por muito como o último Alfa Romeo legítimo, era oferecido nas versões sedan (berlineta) e coupe, ele se deu bem em vários países e no mundo das competições, chegou inclusive a ser vendido no Brasil, tinha na época inovações como componentes na carroceria feitos em alumínio, freios a discos nas quatro rodas e um moderno motor de carburação dupla que rendia até 115 cv. Houve também o Giulia GTO um legitimo esportivo que tinha motor 2.0 e 132cv, atingia na época 1970 velocidade máxima acima dos 200 km/h, ele fez histórias nas pistas de corrida ao redor do mundo.
Alfa Romeo 2300 Ti4 de 1984
foto: Alfafnm.wordpress.com
Para muitos brasileiros o Alfa Romeo 2300 de 1974 foi um carro especial, começou a ser produzido no país em 1977 na fábrica hoje da Fiat, em Betim Minas Gerais, foi a grande aposta da marca para o Brasil, ele era baseado no Alfa Romeo 2000 italiano. Os brasileiros tinham a disiposição pela primeira vez um sedan esportivo com interior bem acabado e com diversas inovações tecnológicas, como freios a disco nas quatro rodas e câmbio de cinco marchas, o motor era o 2.3 com cerca de 140cv. Pena que o Alfa 2300 não vendeu o esperado, o motivo, principal foi o preço quase que absurdo, para os padrões brasileiro, ele foi durante anos o carro mais caro do Brasil, e saiu de linha em 1985.
O Alfa Romeo 164 marcou época com suas linhas retas e ousadas, chegou a ser vendido no Brasil durante os anos de 1993 até 1998
Na final da década de 1970 até o começo de 1990, a Alfa Romeo viveu seus piores anos, entrou numa crise que quase fez a montadora de Milão a fechar suas portas. A montadora só voltou a respirar no final da década de 1990, já sob o domínio da Fiat, e com o lançamento de modelos como o 156 isto em 1998 foto abaixo.
O Alfa 156 lançado em 1998 foi o responsável por tirar a marca do buraco
Os últimos grandes lançamentos da marca, foram o hatch médio esportivo Brera em 2005, o compacto MiTo em 2008, e o novo Giulietta (foto abaixo).
Acima o novo Giulietta, o mais novo lançamento da Alfa Romeo
Atualmente de propriedade do grupo Fiat, a Alfa Romeo vive ainda uma fase de pós recuperação e tenta retomar o prestigio e nobreza e qualidade do passado, ela não comercializa seus carros no Brasil desde 2004.